English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Karl Marx já dizia que a religião é o ópio do povo. E eu digo agora que uma das provas disso são as tais seitas onde os dirigentes controlam os membros da seita através de lavagem cerebral constante.

Claro que as seitas vão muito mais longe do que religiões tradicionais, mas o princípio ainda é o mesmo em minha opinião.

Opine por favor. O que você acha que leva alguém a participar ou se deixar seduzir por uma SEITA? Será que VOCE é realmente imune a elas?

2006-11-07 11:05:09 · 11 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências Sociais Psicologia

11 respostas

Sim, eu sou imune. Nenhuma proposta delas me atrai. Não quer dizer que estou certo, as vezes até penso que sou cético demais. Deve ser um lapso do meu passado não gostar de associações reuniões com propósitos exclusivistas. Deve ser por que tenho a minha alma livre, gosto de me sentir dono dos meus desejos e das minhas liberdades, principalmente de pensamento. Se pertencer a uma seita faz bem para alguem, então eu concordo que siga, desde que não haja intolerância ou radicalismos. Caso contrário, é melhor ser apenas um ser comum, preocupado com os pequenos detalhes da vida e a sobrevivência.
Não dá pra ser feliz se enfiando em grupos que fazem a cabeça das pessoas com dogmas e rituais estranhos e desnecessários. Podemos viver bem sem isso. Abraços.

2006-11-07 11:20:06 · answer #1 · answered by SEM TOP 7 · 1 2

MARX ESTAVA CERTO!!

AGORA FALANDO DE MIM, EU CONSIDERO UMA SEITA, PELO LDO ETIMOLOGICO DA PALAVRA.
SÃO GRUPOS SEPARATISTASS, QUE CONTRARIAM OU DIVERGEM DO TRONCO DA QUAL SAIRAM. OU SÃO MOVIMENTOS QUE VÃO CONTRA OU SÃO DISTINTOS DOS MOVIMENTOS CONSIDERADOS NORMAIS, ACEITOS, E TRADICIONAIS.

IMUNE EU NÃO ACHO A PALAVRA CORRETA.

POIS SOMOS INFLUENCIASOD POR TUDO E TODOS EM TODOS OS DIAS DA NOSSA VIDA...
ENTÃO,.. DIZER IMUNE SOA ESTRANHO AOS MEUS OUVIDOS.

SERIA MELHOR DIZER "MENOS INFLUENCIÁVEL", OU "NÃO SUSCETIVEL", OU SEJA, NÃO SE DEIXA TOMAR PELA SEDUÇÃO ALHEIA.

VC TOCOU NO ASSUNTO LAVAGEM CEREBRAL.

O QUE SERIA ISSO PRA VC??

PRA MIM PODE-SE USAR NOS 2 SENTIDOS.

1º O ATO DE SISTEMATICAMENTE REPETIR E INTROJETAR IDEIAS NA CABEÇA DE ALGUEM CONTROLAR SEUS PENSAMENTOS E VONTADES, CONDICIONANDO A PESSOA A SER AQUILO QUE O MANIPULADR DESEJA. (ESTE É O SENTIDO QUE VC USOU)

2º (SENTIDO IRONICO - PARA RESPONDER AOS CRITICOS QUE NOS CHAMAM DE MENTES FEITAS) SERIA A HIGIENE MENTAL, A LIMPEZA DE TODO TIPO DE IMPUREZA E DETURPAÇÃO. LAVEI MINHA MENTE, TIREI TUDO O QUE NÃO PRESTAVA, TÁ NOVINHA EM FOLHA!!!

DE REPENTE, AO INGRESSAR EM GRUPOS QUE PAREÇAM DOENTIOS, A PESSOA ENCONTRA A LIMPEZA QUE PRECISAVA.

NEM TODO MOVIMENTO INDEPENDENTE E DIVERVENTE DOS MOVIMENTOS ACEITOS PELA MASSA É RUIM.

.

2006-11-08 23:47:17 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 2

Sacerdotiza, Sim, tenho a mais plena convicção de que nunca me deixaria envolver por seita alguma. Desde os 13 anos, quando acometido de grave (e, talvez, bendita hepatite), passei a devorar livros (o que hoje não mais faço: uma frase, hoje, às vezes me detém e fico horas e horas pensando nela), passei a ser a "ovelha negra" da família, porque me tornei então muito anti-social. No mais jungueano convicto (e, assim, voluntarista e "aristocrata do espírito" (mas: entre os mais afáveis e disponíveis de todos; embora, para tanto, precise de consideráveis lapsos de tempo de reclusão)), tenho horror a todo e qualquer tipo de gregarismo.
Desculpe ter falado sobre mim. O "odioso eu" de Pascal. Mas, não vi, assim ardendo ao vento, outro meio de te responder.
Abç p v.

2006-11-08 14:30:04 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 2

Sacerdotiza parte da premissa que quem esta em um extremo é fácilmente levado ao outro extremo, exemplo é mais facil um Pastor ou Padre virar bandido e um bandido virar pastor do que aquele que esta no equilíbrio, quer dizer não acredita em religião nenhuma como eu que sou filosofo e não assumo nenhuma religião ou qualquer outra coisa como sendo uma verdade única, porque se não estarei me limitando em perceber outras verdades em movimentos para sempre buscar as suas relações entre si, dos fatos valores e sentidos.
Um abraço

2006-11-07 22:08:15 · answer #4 · answered by filosofo 6 · 1 2

Qual o seu conceito/principio de seita? Existem muitas, para todos os gostos e bolsos! Quando iniciada em uma, acredito que por curiosidade, necessidade, buscas, respostas, enfim. Todos os que nestas estão têm seus motivos peculiares e encontraram ali uma filosofia de vida. A fé, independente no que e em que esteja fundamentada é importante para o indivíduo expressar suas afinidades e escolhas (mesmo torcidas organizadas, os indivíduos acreditam e tem fé naquilo). Se é charlatanismo ou rituais obscuros inclui os valores e graus conscenciais de cada. Se há alguém imune é porque já em uma se encontra. Qual o conceito mesmo?? SEITA = conjunto de pessoas que professam de uma mesma doutrina.

2006-11-07 20:26:07 · answer #5 · answered by Zioz 3 · 1 2

ninguém é imune a nada,quem disser vai mentir,seitas são como base de uma organização,para todos estarem ligados um ao outro,por uma única finalidade...relações financeiras.
como por ex:a maçonaria,é uma seita muito antiga e que é praticada até hoje

2006-11-07 19:43:44 · answer #6 · answered by sara jany 1 · 1 2

Acredito que muitas destas seitas mobilizem as fragilidades das pessoas e prometem dar respostas fáceis ou receitas. Num mundo onde as referências e valores estão a se perder, encontram mais espaço.Acho muito improvável que venha a me envoler com alguma, sou muito crítica.

2006-11-07 19:24:38 · answer #7 · answered by Colombina 1 · 1 2

Sou católica não praticante. Converso muito com uma amiga minha sobres essas religiões que vivem surgindo, e digo à ela, que com toda certeza que nunca vou deixar de ser católica, isso so aconteceria se eu enlouquecesse. Jamais me deixaria e me deixarei envolver por uma dessas seitas. Pra acreditar em Deus, não precisa de religião, eu falo por mim.

2006-11-07 19:15:24 · answer #8 · answered by Nilde M 3 · 1 2

Hoje com 45 anos de idade, sempre fui muito curiosa e procurei conhecer um pouco de cada coisa, mas aprendi a respeitar e conhecer de verdade a religião em que fui criada, se for honesto e conhecer as doutrinas da igreja catolica, ficamos imunes de entrar em alguma fria. Paz e Bem

2006-11-07 19:14:52 · answer #9 · answered by flor100% 7 · 1 2

Tenho certeza absoluta que sou imune a fanaticos.
Desde criança fui contestador.Nem na hora da missa com talvez 8 anos acreditava.Tinha medo era das palavras do padre no pulpito..Hoje continuo o mesmo.Porem sem medo e imune a estas barbaridades de seitas proliferando atraz de incautos e com seguidores pobres de espirito.

2006-11-07 19:13:19 · answer #10 · answered by Anonymous · 1 2

fedest.com, questions and answers