Há algumas décadas os cientistas, utilizando espectrógrafo, verificaram um desvio para o vermelho na luz que estrelas e galáxias distante estavam emitindo. Conforme já era conhecido para o som, isso é chamado de efeito dopple ( por isso, quando uma ambulancia vem, passa por vc e finalmente vai embora, vc . começa a ouvir o som agudo, depois normal e depois grave). Então, pelo comprimento de onda da luz e do efeito doppler, todo objeto luminoso que se aproxima da terra deveria ter um desvio para o azul e, os que se distanciam, para o vermelho. Após muita pesquisa e medição de inúmeros corpos celestes, descobriu-se que praticamente todos os corpos estão se distanciando da Terra. Como a ideia geocêntrica ( A Terra como centro do universo) de Ptolomeu já foi pras cucuias há muito tempo, chega-se à conclusão de que os astros não estão se afastando so do nosso pequeno e mísero planeta, mas todos estão se afastando uns dos outros. Para exemplificar: Procure pegar um balão de aniversário( bexiga) vazia e fazer vários pointos de caneta na superfície. agora comece a soprar o balão. Quanto mais ele infla, mais os pontos estarão uns distantes dos outros, sem nenhum deles ser efetivamente o central.
Pronto. chega-se à conclusão de que o universo está em expansão. Mas se as coisas estão mais distantes hoje, já estiveram mais próximas ontem, e ainda mais próximas antes de ontem e assim vai. Se vc retroagir muito no tempo todos os corpos estarão muito próximos, até o ponto que eles estarão em um único ponto. Uma singularidade onde não existem tempo nem espaço. Um ponto infinitamente pequeno de densidade igualmente infinitamente grande.
O que se tem que pensar como infinito é o proprio universo em expansão. ele espandido impele a singularidade para cada vez mais além. Em miudos. a matéria e a energia desse sistema adiabático deve ser limitada, mas o espaço onde ele se desloca não seria, melhor ainda, não haveria esse espaço-tempo. Ele ainda estaria em estado de singularidade primordial.
A questão interessante é: ele vai expandir pra sempre de forma acelerada, irá diminuir a taxa de aceleração mas continuar a expandir pra sempre ou chegará um momento em que ele irá desacelerar, para finalmente parar e depois contrair-se?
Isso depende da gravidade média de toda a massa do universo. Pelos cálculos atuais, o valor de massa média está aquem do limite, e ele estaria se expandindo aceleradamente para sempre. Mas o homem não consegue identificar o que é chamado de matéria escura e a anti-matéria. Tais partículas poderiam fornecer o plus para que o universo acabe por se contrair, até novamente um único ponto, e explodir novamente em um big bang, nessa gangorra cosmológica, até o fim dos tempos.
( fiquei com preguiça de corrigir tudo isso, se houver erro de digitação, perdoem!!!!!)
2006-11-07 11:30:17
·
answer #1
·
answered by edmergulhao 3
·
1⤊
3⤋
De acordo com os estudiosos houve uma grande explosão, como termo diz explosão ele tende a se expandir cada vez mais...
2006-11-07 11:53:35
·
answer #2
·
answered by Filho do universo 4
·
1⤊
0⤋
cara essa pergunta tava rolando ontem por aqui pesquisa ai que voce vai achar uma resposta pra sua duvida
2006-11-07 11:07:12
·
answer #3
·
answered by j1r5jr 1
·
0⤊
1⤋
o Universo que esta em constante expansão. nunca ouvi ninguem falando que o universo é infinito.
2006-11-07 11:07:10
·
answer #4
·
answered by Gustavo 2
·
0⤊
1⤋
bom ,você tem que pensar como o tempo que também é infinito ( se leu a biblia não é infinito "fim dos tempos") , a cada segundo você sabe que vivenciou ele , mas sabe que ele não acaba assim como o espaço , sabe que ele tah lá que tem definição e tudo , mas sempre ele estará em expansão.
Eu acho isso.
2006-11-07 11:04:05
·
answer #5
·
answered by Daniel S 3
·
0⤊
1⤋
Primeiramente, como você sabe se ele é infinito. E pior, como sabe se está em "constante" e "expansão" ???
Apesar da teoria mais aceita ser a de que o universo é finito e sem limites (ou seja, não dá pra chegar no fim do universo da mesma forma que a terra não tem fim, apesar de ser finito) e atualmente em expansão. Isto é a definição de universo que melhor se encaixa nas modernas teorias. Aliás, não é constante a expansão... no princípio do big bang a expansão era bem mais rápida e hoje ela decai. Ainda não há consenso se o universo se expandirá pra sempre ou se atingira um ponto em que passará a se contrair....
Oras, Einstein se fez crer e se reconsiderou sobre a constante cosmológica, "artifício" para impor que o universo não se expandia... Ele chegou a acreditar que o universo era constante...
E, mesmo assim, ainda há cientistas que acreditam que o universo é infinito...
2006-11-07 12:23:24
·
answer #6
·
answered by PC 2
·
0⤊
2⤋
Eh incrivel como leigos acham q de repente passam a entender tudo de fisica e saem questinando decadas de trabalhos e evidencias cientificas.
Qdo se diz q o espaço eh infinito, se refere ao espaço vazio (q naoeh tao vazio assim, mas nao tem materia)
O q se esta espandindo eh o universo, nao o espaço, o universo sendo toda a massa e energia q existe.
2006-11-07 11:15:09
·
answer #7
·
answered by OWNED 4
·
0⤊
2⤋
sabe q eu nao sei?
2006-11-07 11:09:48
·
answer #8
·
answered by hanna!!7 1
·
0⤊
2⤋
Eu também gostaria de saber para onde ele está se expandindo. Muito bem observado.
2006-11-07 19:16:02
·
answer #9
·
answered by becker 6
·
0⤊
3⤋
Justamente por ser infinito.
2006-11-07 18:59:13
·
answer #10
·
answered by DISCÍPULO 7
·
0⤊
3⤋