Os elétrons estão dispostos na eletrosfera obedecendo a uma ordem de camadas eletrônicas. Quanto mais distante do núcleo estiver o elétron, mais ele será energético. Quando vc aquece um metal, os eletrons do átomo desse metal começarão a receber essa energia. Os elétrons menos energéticos passarão, em forma de onda( princípio da dualidade da mecânica quântica) para um nível mais energético. Mas a estadia desse elétron em tal nível é temporária e ele tende a retornar para o nível anterior. Ocorre que para retornar ele deve perder a energia que absorveu. Isso é dá em forma em forma de onda eletromagnética. A energia é sempre liberada em um pacote de energia mínimo, correspondente ao chamado quantum de energia (plural= quanta). Ocorre que dependendo da energia liberada, a onda eletromagnética possuirá uma frequência de onda específica. No início do aquecimento, a energia será liberada em uma frequência de onda menor, com comprimento de onda maior, que corresponde ao infravermelho( isso é comumente chamado de irradiação, em se tratando de propagação do calor). Conforme vc vai aquecendo mais o metal, mais a onda eletromagnética liberada pelo elétron na volta ao seu nível de origem possuirá comprimento de onda menor e frequencia maior e vc notará a onda como luz visível, mas a menos energética do espectro, ou seja, o vermelho. Conforme vc continue aquecendo, a luz tornar-se-á alaranjada, depois amarelada e depois branca. Se vc conseguisse, sem a evaporação do metal, continuar oferecendo aquecimento, finalmente veria o metal ficar azulado e por último, deixaria de ver qualquer cor, pois ele começaria a emitir no espectro do ultravioleta ( invisível aos olhos humanos).
Aí já estaria muito quente.
2006-11-07 11:15:59
·
answer #1
·
answered by edmergulhao 3
·
5⤊
1⤋
Como disse o nosso amigo eh devido a teoria de radiaçao do corpo negro. A radiaçao de um corpo negro (receptor e emissor perfeito de radiaçao) eh dada pela formula
R = sigma T^4
R eh a radiaçao medida em watts/area, sigma eh uma constante e a temperatura influencia a 4a potencia.
Agora ja sabemos q o valor da radiaçao do corpo depende apenas da temperatura. Ok. Mas e a cor?
Potencia eh unidade de energia por tempo. E a energia de uma radiaçao, eh funçao da frequencia dessa radiaçao. Ou pelo menos foi o q disse Einstein em sua formula
E = h f
E eh a energia do foton, h a constante de Planck, e f a frequencia do foton.
Logo, se vc pegar a energia da radiaçao emitida pelo metal aquecido, e fizer as contas, vera q a frequencia correspondente esta proxima do vermelho, por tanto vc ve o corpo avermelhado. Conforme ele se aquece ainda mais, vc passa a ve-lo alaranjado, ate amarelo, com uma frequencia de radiaçao cada vez maior.
Lembrando q um metal a baixas temperaturas EMITE radiaçao. Na verdade todo corpo emite, exceto se estiver no zero absoluto. Mas a frequencia de baixas temperaturas estao na faixa do infravermelho, q nao eh visivel.
2006-11-07 11:21:03
·
answer #2
·
answered by OWNED 4
·
1⤊
0⤋
Por que quando você o esquenta está tranferindo energia na forma de calor para o metal. À medida que isso acontece os eletrons na camada de valência da eletrosfera de cada átomo do metal vão se tornando mais instáveis a ponto de "pularem" da camada de valência para a próxima emitindo assim energia da forma de luz.
2006-11-07 10:47:24
·
answer #3
·
answered by Serginho_santana 1
·
1⤊
1⤋
A cor depende essencialmente da temperatura do metal.
O vermelho indica que a temperatura está próxima dos 1000 K.
O filamento de uma lâmpada incandescente, por exemplo, que é uma liga de tungstênio, ou seja, um metal, emite uma luz branco-amarelada, que indica que a temperatura lá é próxima dos 4000 K.
2006-11-07 10:50:35
·
answer #4
·
answered by Illusional Self 6
·
0⤊
1⤋
por q sim...c fikasse rosa seria muito gay
2006-11-07 10:23:34
·
answer #5
·
answered by ô trem bão 3
·
1⤊
6⤋
Qualque metal fica vermelho pois essa tonalidade e por causa das moléculas que mudam de com com a alta temperatura, estão se liquefazendo.
2006-11-07 10:14:10
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
5⤋