"A religião teve um triunfal retorno. Católicos e protestantes, muçulmanos e judeus - todos demonstraram seu amor a Deus massacrando-se uns aos outros". (Tony Parson)
2006-11-07 08:50:11
·
answer #1
·
answered by frankestein 6
·
0⤊
1⤋
Marx já dizia:
-"A religião é o ópio do povo."
eu complemento:
-"A religião é o mal do mundo."
com isso te resumo todo meu pensamento sobre "religião".
Porém, em alguns casos, é um mal necessário.
Pessoas que não tem condição de pensar pelo seu próprio raciocínio e tendem a ser "do mal", ou cometerem atos impróprios, ao seguirem uma tendência religiosa, podem ser "salvas" desse mal.
Infelizmente, de olho nesse filão, hoje as igrejas partem em busca dessas pessoas, sugando-lhes toda a capacidade de pensar, e aprisionando-os de forma quase irrevogável.
É uma pena que o que poderia ser uma salvação, está se tornando uma forma de aliciar pessoas e transformá-las em soldados preparados para defender o seu credo até com a vida.
Como o ser humano é extremamente influenciável, veja o exemplo das eleições, qualquer forma de massagem no ego e promessas de salvação após a morte satisfaz tanto como um prato de comida a um faminto.
Aliado a tudo isso, está a curiosidade e a insegurança do homem, que se torna um combustível extremamente poderoso na cabeça dos espertos. Daí para a criação de novos credos é só um pulinho.
Ainda, a preguiça do homem em pensar e aceitar novos conhecimentos, leva-o ao misticismo para explicar fatos que poderiam ser desvendados com o simples pensar.
Por tudo isso, tornamo-nos mais místicos que cientistas, afinal, lidar com a imaginação humana é muito fácil.
me coloco á sua disposição a fim de que possamos amadurecer mais algumas idéias,
um grande abraço.
2006-11-07 17:39:14
·
answer #2
·
answered by VOLTANDO. Bem devagarinho. Com outra cabeça. 5
·
1⤊
0⤋
.
Paulo,
Eu não tenho religião pois não creio em deus, em vida após a morte, nem em coisas parecidas.
Acho, também, que a humanidade já deveria estar num estágio civilizatório que lhe permitisse continuar seu caminho sem precisar de religiões.
Pode ser que eu esteja certo em parte, já que percebo que muitas pessoas não mais escolhem viver suas vidas crendo no anti-natural, no mitológico e no ilusório que contraria a física e a lógica. Por outro lado, a grande maioria ainda crê nessas coisas, o que pode ser um indicativo de que essas pessoas ainda não são capazes de viver sem religião, sem deus e sem as ilusões de que viverão para sempre - como se a humanidade, por alguma razão que desconheço, merecesse durar para sempre ao contrário de todas as outras formas de vida que existem nesse planeta...
E, é claro:
Não acho que mereçamos a "vida eterna" por termos sido "feitos" à imagem e semelhança de coisa nenhuma - muito menos de uma coisa que não existe!
...
Quanto à sua pergunta: li nela que você vai defender uma monografia contra o ensino da religião nas escolas públicas, mas nada li sobre você acreditar ou não em deus - mesmo assim, embora torça para que você já tenha optado por uma vida racional e consciente, apesar de supor que isso pode não corresponder à sua escolha, quero lhe dizer que sou extremamente contra o ensino religioso nas escolas - públicas e privadas!
Se alguns indivíduos escolhem educar seus filhos de acordo com os preceitos de alguma religião e, devido à multiplicidade de religiões e de seus preceitos, não creio que nenhuma escola seja capaz de ensinar sequer o básico - e com isenção! - que qualquer religião tenha de característico aos seus alunos, por isso sou contra.
Paralelamente, acho que a escola tem mais o que ensinar aos seus alunos: que deixe, então, o ensino religioso para a providência dos pais e dos cultos que escolheram freqüentar.
E, acima dos motivos já expostos, sou TERMINANTEMENTE contra a escola - qualquer uma! - optar pelo ensino do criacionismo sobre o ensino do Darwinismo.
Se existe algo que eu chame de atraso supremo, é isso!
.
2006-11-07 16:58:49
·
answer #3
·
answered by m_amoy 5
·
1⤊
0⤋
Percebo muita mágoa em todas as tuas palavras! Alguém ou alguma organização devem ter machucado vc de forma muito profunda. Apesar de não ter a grande satisfação de te conhecer, peço o teu perdão pelo que fizeram contigo. Desejo a vc que encontre alguma pessoa ou pessoas que possam transmitir amor, verdade, consideração a voce de forma real e desinteressada.
É verdade o que vc escreveu que religião so brilha no escuro, mas, o amor, a verdade e outras virtudes brilham sem parar.
Quanto ao ensino religioso nas escolas, se não for utilizado para propaganda de uma ou outra religião, pode muito bem servir para transmitir valores permanentes.
2006-11-07 16:55:48
·
answer #4
·
answered by abaleute 3
·
0⤊
0⤋
Companheiro, a religião não é e nunca foi prejudicial para a humanidade. O que é prejudicial para esta mesma humanidade é a forma retrógrada como ela é aplicada. As igrejas no geral não evoluíram e assim perderam muitos dos seus fiéis, pois só pensam no dízimo e o achacamento dos fiéis. Parece até que conseguem vender a salvação.
Ensino religioso nas escolas não é ensinar a religião do professor, mas, todos os seguimentos de todas as filosofias inclusive Budismo, Brahmanismo, Islamismo, Cristianismo, etc.
Infelizmente cada um puxa a brasa para a sua sardinha. É lamentável.
2006-11-07 16:55:25
·
answer #5
·
answered by becker 6
·
0⤊
0⤋
Deveria melhorar um pouco o seu português para fazer uma boa monografia.
2006-11-07 16:53:17
·
answer #6
·
answered by Val 5
·
0⤊
0⤋
Nossa, seu texto ficou chic com as palavras catolicose e prolegomenos, ficou tão tchan que eu não entendi nada só o começo. Eu penso que quem tem uma idéia fixa e certeza de que algo está 100% errado ou 100% certo pode estar também 100% errado ou 100% certo.
2006-11-07 16:52:39
·
answer #7
·
answered by magrão 7
·
0⤊
0⤋