Nem um nem outro. O ambiente influi, com certeza, mas prevalece a natureza de CADA UM .
.....
2006-11-14 10:14:38
·
answer #1
·
answered by Zé 7
·
0⤊
0⤋
O homem já nasce pecador. E por consequência o fruto do pecado está nele. Mas o homem se torna pior dependendo do meio em que vive. Por exemplo uma criança nasce numa família disfuncional, o seu ambiente é de gritaria, não há amor para com ninguém então essa criança se vai tornando rebelde, não tem auto-estima, se sente rejeitada, então conforme procedem com ela assim ela vai proceder com os outros. Cresce falando alto, bate nas pessoas, puxa os briquedos com força, diz constantemente NÃO. e assim vai pela vida fora tudo por falta de Amor fundamental.
O ser humano sofre por falta de Amor.
Esse Amor que está no coração de Jesus e que preenche todos os nossos vazios e angústias. Só através Dele o ser humano pode ser feliz e ter Paz.
2006-11-14 21:50:36
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Não concordo inteiramente que o homem é produto do meio,pois se assim fosse "irmão-bom não teria irmão-bandido"já que ambos foram criados juntos na mesma sociedade/ambiente. Sem dúvida que o ambiente/sociedade tem grande influência mais a "natureza humana" de cada um, como cada sujeito "percebe o mundo" é fator determinante na formação do carater de cada individuo.
2006-11-14 06:49:20
·
answer #3
·
answered by LeydePris 2
·
1⤊
0⤋
A figura humana é a meu ver muito complexa. O ser humano nasce bom no útero de uma determinada família qualquer, como a água que brota da nascente sendo límpida e de qualidade. Infelizmente, no decorrer da sua vida, o ser humano vai aprimorando qualidades e defeitos com suas experiências e vai escolhendo o caminho que melhor lhe mostra a realização de seus sonhos, ou seja, como a água que nasce da fonte e vai descendo ladeira abaixo, podendo se contaminar com outras fontes e detritos ao longo do seu percurso. O que vale mesmo é a escolha que o ser humano faz da sua vida, seja boa ou má, e colherá com certeza os frutos dessa sua escolha.
2006-11-13 04:15:38
·
answer #4
·
answered by Edson Carlos 3
·
1⤊
0⤋
O homem é produto do meio, se um animal nasce e vive em um ambiente hostil, ele será arisco e agressivo, se o ambiente for de abundância, ele será mais dócil. Assim aqcontece também no meio social, um favelado que cresce em um ambiente violento, se não tiver nenhuma boa referência, ele será violento e cruel.
2006-11-11 08:54:50
·
answer #5
·
answered by mayakowisky 2
·
1⤊
0⤋
Discordo da máxima de Rousseau.
Não tem como dizer se o homem, entendido como ser humano, nasce bom ou mau. Claro que o meio em que vive, a educação dada pela família, etc, contribuem para a formação do ser, mas cada um de nós trazemos (para nós que acreditamos na perpetuidade da alma) impressões arraigadas desde outras vivências materiais. Por isso mesmo pode haver uma pessoa que tenha recebido amor, carinho, atenção, educação, e tudo o mais, porém ainda assim seja má, perversa, ingrata, rancorosa, etc. O contrário também é verdadeiro: há famílias inteiras que mais parecem ninhos de cobras (que estas me perdoem pela comparação pejorativa) e no seio delas há pessoas boas, do bem, íntegras, honestas, solidárias...
Então, afirmar cabalmente que o homem nasce bom é uma idéia, no mínimo, equivocada e que demonstra ignorância (desconhecimento) de preceitos eternos. A vida é um somatório de experiências e é na experiência da vida é que o homem evolui, cuidando do que planta, pois embora o plantio seja opcional, a colheita será sempre obrigatória.
Espero ter contribuído de alguma forma.
;)
2006-11-07 06:57:19
·
answer #6
·
answered by Opinador 1
·
1⤊
0⤋
o homem e fruto da natureza e do ambiente onde nasce e vive .
2006-11-07 06:39:15
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Temos os dois lados, e temos o livre arbítrio para escolher qual dos dois queremos ser.
abs
2006-11-14 12:53:52
·
answer #8
·
answered by suely 4
·
0⤊
0⤋
Homens (e mulheres) não nascem, Bebês nascem. Homens são o resultado de um processo de formação, têm maldade e bondade, e um caráter que controla mais uma coisa ou outra. Mas o poder corrompe, mais cedo os de caráter mais fraco, acho que é disso que o Russeau falava, hoje não afirma coisa alguma, só resta uma lápide corrompida pelo tempo.
2006-11-13 09:29:43
·
answer #9
·
answered by Thor 2
·
0⤊
0⤋
Sim Bella!!!Pois ''essencialmente'' somos todos iguais.Porém as diferenças sociais, as condições que decorrem das mesmas, faz com que todas as possibilidades que latentes estariam em cada ser, possam se manifestar ou não.É claro, que me refiro a seres humanos mentalmente saudáveis(psicóticos e similares não estariam incluídos).
Mas, imagine...Uma sociedade onde a igualdade de condições(sejam elas: afetivas,educacionais,profissionais) fossem isonômicas...Onde não haveria disputa, pois todos teriam seu ''lugar ao sol''...É como aquela música dos TITÃS:''a gente não quer só comida...a gente quer COMIDA, DIVERSÃO E ARTE....
Ouça essa música deles...e vc terá uma noção das necessidades do ser humano, que vão muito, mas....muuuuuuuuuuuuuuito além do que comida,vestuário,moradia...
Ciao, Bella...
2006-11-07 08:47:13
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
acredito que o ambiente em que vive seja um fator muito importante , eu li a algum tempo , que cientistas tinham demonstrado que o fator genético também pode influir , se referiam a um caso americano, onde um rapaz filho de pessoas delinqüentes e que estavam na cadeia , foi adotado quando era bebezinho por um casal muito pacato e de bem , esse rapaz , não sabia que era adotado , e nunca teve contato com os verdadeiros pais , mas sempre foi um bandido envolvido em todos os tipos de crime , desde drogas , assaltos , no fim ele assassinou os pais adotivos , o advogado de defesa usou a tese da genetica e ganhou esse rapaz foi absolvido
2006-11-07 07:26:45
·
answer #11
·
answered by leonardo 6
·
0⤊
0⤋