English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Quem desenvolveu?

2006-11-07 05:35:41 · 8 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências e Matemática Física

8 respostas

Na verdade MESMO, existem 2 teorias da relatividade, a de Galileu (q envolve mecanica classica e transformaçoes de Galileu) e a de Einstein (mecanica relativistica e q usa transformaçoes de Lorentz)

2006-11-07 11:49:38 · answer #1 · answered by OWNED 4 · 1 0

Quem criou a teoria da relatividade foi Albert Einstein.

Na verdade existem duas teorias da relatividade:

1- Relatividade restrita - criada em 1905, divulgada completa em um único artigo, que se intitulava "Sobre a eletrodinâmica dos corpos em. movimento". O princípio fundamental da teoria da relatividade é a constância da velocidade da luz, e o objetivo era mostrar que as leis físicas são as mesmas em todos os sistemas de referência inerciais. Na época, os físicos estavam lidando com uma falta de simetria nos resultados derivados do eletromagnetismo de Maxwell. A teoria da relatividade corrigiu isso, por isso, o título da artigo. Porém, a relatividade revelou-se muito mais fundamental com várias consequências sobre o modo como entendemos o universo.

2. Teoria da relatividade geral. A teoria da relatividade restrita é limitada à referenciais inercias ( daí vem o nome "restrita"). Assim, Einstein elaborou uma teoria que pudesse ser usada para masssas aceleradas, incluindo aí a gravitação.

Eu entendo muito pouco de relatividade geral, de fato muitos poucos a entendem, mesmo entre os físicos, com exceção para astrofísicos e cosmologistas. Por isso, não vou falar mais nada sobre ela.

2006-11-07 05:59:19 · answer #2 · answered by ha_ver_o_sol_poente 4 · 0 0

Foi Albert Einsten quem fez a teoria.

A teoria chega à conclusão que apenas a LUZ é invariável, é uma constante (a velocidade dela chega a quase 300mil km/s)

Segundo a teoria, o tempo é variável, pode variar dependendo do observador.
Satélites em órbita , que estão em uma velocidade relativamente alta ( de 10 a 20 mil km/h), tem o tempo diferente do tempo que temos na Terra. Usa- se cálculos da teoria da Relat. para ajustar os relógios dos satélites com os da Terra.

O tamanho do objeto e a massa deste tb pode mudar, dependendo do observador e da velocidade.

Segundo a teoria, nenhuma coisa pode viajar acima da velocidade da luz. E quanto mais perto da velocidade da luz um objeto chegar, mais devagar o tempo (para este objeto) passa.

Se enviarmos um foguete em direção à estrela mais próxima, 4 anos-luz, e se o foguete estiver muito próximo da velocidade da luz , os tripulantes deste chegarão à estrela em poucos meses(o tempo para eles).
Para o pessoal que lançou o foguete que está como observador na terra, o foguete demorarará 4 anos para chegar.

Portanto, por isso que a teoria se chama "da relatividade". Pois depende do observador.

2006-11-07 05:56:28 · answer #3 · answered by Rodolfo 3 · 0 0

Olha, é um assunto um tanto complexo para poder explicar aqui.
Foi uma teoria que alterou alguns preceitos, principalmente sobre tempo e espaço.
Uma boa explicação didática você encontra na WIKIPEDIA.

2006-11-07 05:50:14 · answer #4 · answered by R Jr 2 · 0 0

q o tempo e o espaço nao sao o mesmo pra todo mundo, cada um verá de um jeito.
o homem chama albert einstein.

2006-11-07 05:47:31 · answer #5 · answered by jaderdavila 6 · 0 0

Teoria da relatividade
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Teoria da Relatividade é a denominação dada ao conjunto de duas teorias científicas: Relatividade restrita (ou Especial) e Relatividade geral.

A relatividade Especial, ou Teoria da Relatividade Especial é uma teoria publicada em 1905 por Albert Einstein. Ela trocou os conceitos independentes de espaço e tempo da Teoria de Newton pela idéia de espaço-tempo como uma entidade geométrica. O espaço-tempo na relatividade especial tem uma variedade de 4 dimensões, 1 temporal e 3 espaciais, nas quais noções de geometria podem ser utilizadas.
O termo especial é usado porque ela é um caso especial do princípio da relatividade onde efeitos da gravidade podem ser ignorados. Dez anos após a publicação da teoria especial, Einstein publicou a Teoria Geral da Relatividade, que incorpora os efeitos da gravitação.

Reletividade Restrita

A Teoria Restrita (ou Especial) da Relatividade (abreviadamente, TRR), publicada pela primeira vez por Albert Einstein em 1905, descreve a física do movimento na ausência de campos gravitacionais. Antes, a maior parte dos físicos pensava que a mecânica clássica de Isaac Newton, baseada na chamada relatividade de Galileu (origem das equações matemáticas conhecidas como transformações de Galileu) descrevia os conceitos de velocidade e força para todos os observadores (ou sistemas de referência). No entanto, Hendrik Lorentz e outros, comprovaram que as equações de Maxwell, que governam o electromagnetismo, não se comportam de acordo com a transformação de Galileu quando o sistema de referência muda (por exemplo, quando se considera o mesmo problema físico a partir do ponto de vista de dois observadores com movimento uniforme um em relação ao outro). A noção de transformação das leis da física no que diz respeito aos observadores é a que dá nome à teoria, à qual se apõe o qualificativo de especial ou restrita por cingir-se apenas aos sistemas em que não se têm em conta os campos gravitacionais. Uma generalização desta teoria é a Teoria Geral da Relatividade, publicada igualmente por Einstein em 1915, incluindo os ditos campos.

Relatividade Geral

Em Física, a relatividade geral é a generalização da Teoria da gravitação de Newton, publicada em 1915 por Albert Einstein. A nova teoria leva em consideração as idéias descobertas na Relatividade restrita sobre o espaço e o tempo e propõe a generalização do princípio da relatividade do movimento de referenciais em movimento uniforme para a relatividade do movimento mesmo entre referenciais em movimento acelerado. Esta generalização tem implicações profundas no nosso conhecimento do espaço-tempo, levando, entre outras conclusões, à de que a matéria (energia) curva o espaço e o tempo à sua volta. Isto é, a gravitação é um efeito da geometria do espaço-tempo.

Velocidade da Luz

A Velocidade da luz no vácuo, simbolizada pela letra c, é de exatos 299 792 ,458 metros por segundo, o mesmo que 1 079 252 848,8 quilómetros por hora. O símbolo c origina-se do Latim celeritas, velocidade ou rapidez. A velocidade da luz em um meio transparente (não no vácuo) é menor que c, sendo a fração função do índice de refração do meio.

2006-11-07 05:45:27 · answer #6 · answered by Hunk 2 · 0 0

Massa é energia condensada. Einstein

2006-11-07 05:38:07 · answer #7 · answered by . 5 · 0 2

um exemplo, duas retas paralelas se encontram no infinito
entendeu, é relativo do ponto que vc ve,
aquele cara que aparece na foto com a lingua para fora

2006-11-07 05:38:50 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 5

fedest.com, questions and answers