É o ponto de covergência para reflexões sobre a forma de luta e atuação do negro por uma sociedade que saiba respeitar, contemplar e congregar as diferenças raciais.
2006-11-07 03:10:40
·
answer #1
·
answered by Terezinha T 3
·
0⤊
0⤋
O dia 20 de novembro é o dia da Consciência Negra. A data foi escolhida pelo Movimento Negro em contraposição ao 13 de maio (dia da suposta abolição da escravatura) e é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, que faleceu neste dia há 308 anos. Zumbi foi o líder do Quilombo dos Palmares - que é considerado o maior foco de resistência negra à escravidão no Brasil. Mais de três séculos após a sua morte, constata-se que o racismo não deixou de existir, ou de se manifestar cruelmente. Na verdade, a opressão de cor somente modernizou-se, assim como a sociedade da opressão modernizou suas formas de dominação durante os anos.
2006-11-10 15:32:27
·
answer #2
·
answered by Denny 4
·
0⤊
0⤋
Segundo Serriba: É aquela pessoa que só faz piadinha racista......machista.....e que logo depois de fazer a piada todo mundo diz: nossa que humor negro vc tem............essa sim é uma consciência negra.........é horrível uma pessoa ser assim...
2006-11-07 11:24:35
·
answer #3
·
answered by sergiocrash 1
·
0⤊
0⤋
é ummomento,um dia ou uma semana reservado para reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.
2006-11-07 11:01:42
·
answer #4
·
answered by Luana 1
·
0⤊
0⤋
É uma invenção moderna, agora para os negros, tudo é motivo de preconceito. Saem com camisas escrito 100% Negro, etc...imaginem o que aconteceria se eu branca que sou saísse com uma camisa escrito 100% Branco...seria presa, não acham? Somos todos iguais, danem-se esses negócios de consciência negra, branca, amarela, vermelha, etc.
2006-11-07 10:57:10
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
É a liberdade de pensamentos de pessoas que sofreram e sofrem , por exemplo: discriminação, é o pensamento de justiça
2006-11-07 10:53:51
·
answer #6
·
answered by gatinha perolada 2
·
0⤊
0⤋
dizem que e isso
O dia nacional da consciência negra e os contestadores deste.
Henrique Cunha Jr.
Professor Titular da UFC.
Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros.
Os intelectuais brasileiros precisavam fazer um exame de consciência e pararem de parcialmente criticarem as iniciativas dos movimentos negros sem contudo estarem a par do que vai na formulação teóricas e pratica destes movimentos sociais. Existe um descaso, senão um preconceito por parte de certos intelectuais em ler a nossa produção negra, nacional e internacional. Por isto não se atualizam e criticam deslocados e desinformados dos propósitos nossos.
Há uma certeza em todas as declarações, uma condenação onde está o exercÃcio da dúvida que sempre tem com o racismo ao contrário, preconceito ou contrário, tem sido estigmatizações sempre no sentido de invalidar as ações dos nossos movimentos negros. Por mais de um século existem movimentos contra os preconceitos, as discriminações e as injustiças focadas contra nós descendentes de africanos. Durante longos perÃodos no sentido da eliminação dos mesmos fizemos apelos a solidariedade e ações dos diversos setores progressistas da sociedade, sobretudo os ditos da esquerda, que sempre negaram, minimizaram ou que invalidaram as nossas ações de protesto e reivindicações frente uma realidade para nós concreta. O que é concreto? Concreto são os conceitos amplamente difundidos que inferiorizam todos os afrodescendentes, sejam denominados negros, pardos ou mestiços. Qual o resultado das inferiorizações? Pois bem, vá com diploma universitário pedir emprego como balconista num dos shoppings centers. Não conseguirá, não faz parte do padrão branco ou próximo do exigido. Para os que negam essa evidência e dizem que o paÃs é mestiço e lindo, portanto que fiquem com a lindeza, pois nós temos ficado com as privações, as ofenças, os insultos. Não venha me dizer que não somos ofendidos no cotidiano. Por favor não insistam no modelo que vocês até tem um amigo negro e que ele até é bem tratado por vocês, que é como se fosse da famÃlia. Aqui no Brasil tem pessoas que consideram até o cachorro como membro direto da famÃlia. Ser da famÃlia não representa ter adquirido os direitos de equidade social que dignifica o ser humano e garante um bem estar social. Sim os brancos pobres, eles são sempre postos na discussão para minimizar os efeitos das desigualdades sociais por nós apontados. Eles também são parte da injustiça, são nossos sócios naturais no sistema de dominação implantado neste paÃs. Mas isto não invalida nem atenua a existência de um sistema de desprestÃgios e de intolerâncias sociais contra os descendentes de africanos. E este conjunto de evidências que a esquerda, dos quais nós dos movimentos negros tentamos fazer parte, mas sem deixar a nossa negritude à parte, tem por questões ideológicas tentado negar. Negando se associa a outros conservadores que impõem uma dominação ideológica dos significados das representações sociais da negritude. Problemas que os intelectuais brasileiros na sua maioria permanecem alheios.
O conceito de raças humanas, não é utilizado pelos movimentos negros. A raça biológica está ultrapassada e desconstruÃda pela ciência e nós dos movimentos negros já a superamos. A consciência negra é um discurso polÃtico, discurso de grupo social e histórico negado e oprimido. Tendo esta compreensão nós já superamos há muito tempo se tem gotas de sangue, se é ou não mestiço. No entanto criticamos a ideologia da mestiçagem naquilo que ela como ideologia faz de um fato biológico de toda a humanidade, um recorte para justificar a bondade e igualdade social dos brasileiros. Mestiço ou não na percepção social os apresentadores de televisão são preferidas no Brasil pelos seus cabelos loiros, pintados ou não, alisados ou não. Isto é negação do Brasil, como respostas temos a consciência negra que independe da cor e da origem étnica dos atores. Mulata é um termo degradante, tem haver com mula, altamente preconceituoso faz parte do ideário racista machista, dona Raquel. Não me interessa esta hitória da beleza da “raça morena”, eu quero é um emprego, educação, saúde e dignidade social. A consciência Negra clama por isto, muitos fenotipicamente loiros de olhos azuis estão nos movimentos negros e comemoram o dia da consciência negra, pois chegaram a esta compreensão.
2006-11-07 10:52:32
·
answer #7
·
answered by mhyro 3
·
0⤊
0⤋
Gente também queria saber
porque para mim todos somos iguais
Todos nós deveríamos parar de discriminar
E entender que viemos de um so pai Adão
Não importa a nacionalidade ou cor da pele somos humanos iguais
E quando morremos viramos pó sem superioridade
2006-11-07 10:47:37
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋