Durante a formação de uma tempestade, verifica-se que ocorre uma separação de cargas elétricas, ficando as nuvens mais baixas eletrizadas negativamente, enquanto as nuvens mais altas se eletrizam positivamente. Várias experiências realizadas por pilotos de avião voando perigosamente através de tempestades, comprovaram a existência desta separação de cargas.
Podemos concluir que existe, portanto, um campo elétrico entre as nuvens mais baixas e mais altas. A nuvem mais baixa, carregada negativamente, induz na superfície terrestre uma carga positiva , criando um campo elétrico entre elas.
À medida que vão avolumando as cargas elétricas nas nuvens, a intensidade destes campos vão aumentando, acabando por ultrapassar o valor da rigidez dielétrica do ar..
Quando isso acontece, o ar torna-se condutor e uma enorme centelha elétrica
( relâmpago ) salta de uma nuvem para outra ou de uma nuvem para a Terra
Esta descarga elétrica aquece o ar, provocando uma expansão que se propaga em forma de uma onda sonora que chega diretamente da descarga, como também pelas ondas refletidas em montanhas, prédios, etc
2006-11-07 02:42:00
·
answer #1
·
answered by Ðäиiëℓ 4
·
0⤊
0⤋
Som causado pelo deslocamento de ar causado pela energia liberada pelo raio. Se vc repara bem verá que um trovão só surge após a quedade um raio.
2006-11-08 17:47:50
·
answer #2
·
answered by MimaBarbie 4
·
0⤊
0⤋
Em uma tempestade, a cada raio que cai, há um atraso, que pode ser até superior a dez segundos, entre o tempo em que se percebe a chegada do relâmpago (ou seja, a LUZ do Raio) e se ouve o trovão (ou seja, o SOM do Raio).
Em uma tempestade, você pode ficar observando os raios e contando o tempo (T) que o trovão atrasou em relação ao relâmpago. Estes tempos podem ser medidos até de cabeça mesmo (conforme o procedimento apresentado na Home Page sobre passatempos para viagens LINK). Apenas com este tempo (T), você pode saber a que distância (DS) o raio caiu. É só lembrar que a cada segundo o som percorre uma distância de 330m, portanto:
Equação V
onde T (em segundos) é o tempo de atraso para a chegada do som, e DS (em metros) será a distância que o raio caiu.
Em dias de tempestade com raios você pode tentar adivinhar a distância em que um raio caiu pela claridade do relâmpago (ou pela intensidade do som do trovão) e comparar com a medida da distância correta pela diferença de tempo entre o relâmpago e o trovão. Você acha que pela claridade do relâmpago ou pela intensidade do trovão dá para estimar com precisão a distância que os raios caíram? Porque?
Do que é feito o trovão?
O trovão não é feito de uma coisa. O trovão é um evento (evento é quando acontece uma determinada coisa). Se pudéssemos ver o trovão, ele provavelmente se pareceria com estas palavras - ondas de som sendo empurradas através do ar.
O trovão é um gigantesco empurrão de ondas sonoras. O empurrão vem do tremendo calor de uma faísca elétrica, o relâmpago. O trovão é o som que ouvimos de uma explosão.
O ar ao redor do relâmpago fica muito quente e se expande muito rapidamente.
E é isso que uma explosão é: quando algo fica muito grande, muito rapidamente.
O pacote
DO QUE VOCÊ PRECISA:
Pacote de papel.
O QUE FAZER:
Coloque o pacote na boca e encha-o de ar. Quando estiver cheio, segure firme a boca do pacote. Acho que já sabe o que vem a seguir. Estoure o pacote!
Talvez você já tenha feito isso antes, mas nunca havia pensado sobre o trovão.
Pense sobre o trovão por alguns minutos.
E ENTÃO:
Quando você estourou o pacote, você comprimiu o ar dentro dele. Isso fez com que o ar saísse muito rapidamente, furando o pacote e causando o estouro.
O ar dentro do pacote empurrou o ar que estava do lado de fora. É como uma onda de choque.
As ondas de choque viajaram pelo ar até atingir seus ouvidos. É exatamente assim que funciona o trovão, só que seu estrondo é muito mais forte.
Por que o ar se expande:
DO QUE VOCÊ PRECISA:
Bexiga, garrafa de refrigerante, frigideira, água, forno, auxílio e permissão de um adulto.
O QUE FAZER:
Estique a boca da bexiga e encaixe-a na boca da garrafa. Coloque a garrafa na frigideira e lentamente vá colocando água quente ao redor da garrafa - aproximadamente 5 cm. (Peça ajuda de um adulto para aquecer a água e colocá-la na frigideira para você. A água quente pode ser muito perigosa!)
Sente-se e veja o que acontece com a bexiga.
E ENTÃO: A energia do calor que você colocou no ar dentro da garrafa fez com que as moléculas de ar se movessem mais rapidamente, e para fazer isso elas precisam de mais espaço. Assim, o ar se expande e ocupa mais espaço.
É por isso que o balão fica cheio de ar. O trovão nada mais é do que o ar pegando calor de um raio e se expandindo tão rapidamente que explode!
O empurrão do ar expandindo empurra o ar, que empurra o ar - do mesmo modo como estourou seu pacote de papel.
O QUE O TROVÃO NÃO É:
O trovão não é o ar se colapsando de volta num vácuo criado pelo relâmpago. Muitas pessoas pensam isso. E estão erradas. A expansão do ar provoca o som, não o colapso do ar. E não há vácuo quando aparece o relâmpago.
P.S. de Jax: O trovão pode dizer a você a distância do relâmpago. Quando você vir o raio, comece a contar devagar. Pare de contar assim que ouvir o trovão. Divida o número de segundos que você contou por 8. Essa é a distância em quilômetros. Muitas coisas se expandem quando ficam quentes.
ok
2006-11-08 15:58:04
·
answer #3
·
answered by M.M 7
·
0⤊
0⤋
ele acontece quando núvens carregadas se encontram devido ao choque das moléculas de água.ñ é nenhum monstro ñ,tá?
2006-11-07 15:19:22
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O trovão, estrondo que acompanha o raio, é uma explosão que acontece devido à alta temperatura da faísca elétrica. O calor altíssimo do raio agita as moléculas de ar a sua volta, expandindo-as com grande velocidade, o que causa o barulho. Normalmente o som é ouvido bem depois do clarão porque a velocidade da luz (em que viaja o raio) é muito maior que a do som, que se propaga através do ar. Para ter uma noção da distância em que aconteceu o raio, basta começar a contar os segundos após ver o traço de luz. Assim que o trovão for ouvido, divide-se o número de segundos por três. O resultado é a distância aproximada em quilômetros em que aconteceu o fenômeno.
2006-11-07 10:57:26
·
answer #5
·
answered by Adriana 2
·
0⤊
0⤋
Descargas elétricas provocadas por diferença de cargas entre as nuvens e o ar, provocando um gde efeito sonoro.
2006-11-07 10:50:08
·
answer #6
·
answered by mima 3
·
0⤊
0⤋
É o barulho causado pela descarga elétrica das nuvens, o raio. Isto acontece pela diferença de potencial que há em nuvens carregadas de ions (eletrons e positrons) e a terra, causando a passagem de corrente elétrica para a terra.
2006-11-07 10:46:39
·
answer #7
·
answered by PINDA 2
·
0⤊
0⤋
essa resposta e a mais plausivel; TROVÃO - É a manifestação audível que acompanha as descargas eléctricas. Quando a descarga é próxima, o trovão é ouvido como um estrondo violento, breve e seco; quando longe, é um ri bombo demorado e estrondo prolongado que ora se enfraquece, ora se intensifica.
2006-11-07 10:43:08
·
answer #8
·
answered by mhyro 3
·
0⤊
0⤋
O trovão é o som do raio "rasgando" o céu.
E porque o trovão vêm depois do raio?
O raio vem +- na velocidade da luz.. e o trovão na velocidade do som, que é muito mais inferior, portanto cai o raio, depoi vem o som do raio, que se chama trovão... simples...
2006-11-07 10:43:03
·
answer #9
·
answered by vegas_gustavo 2
·
0⤊
0⤋
---O Trovão é causado pelo aquecimento e consequente expansão do ar na região por onde passa o arco elétrico (raio), então o deslocamento de ar gera o ruído característico conhecido como Trovão.
2006-11-07 10:43:02
·
answer #10
·
answered by Mazopust 7
·
0⤊
0⤋
O que ocorre é que quando duas nuvens de cargas elétricas opostas se encontram é gerada uma descarga elétrica, que é o raio. Por ser uma descarga abrupta, ela causa deslocamento de ar e isso gera som, o nosso conhecido trovão.
2006-11-07 10:43:00
·
answer #11
·
answered by Gabriel P 4
·
0⤊
0⤋