Marx não era marxista, os teóricos que posteriormente deram continuidade ao estudo de suas idéias é que foram chamados de marxistas. Se foram fiéis as idéias do próprio Marx ou não, é uma questão que as várias linhas marxistas tentaram responder, cada uma privilegiando aspectos que julgavam importantes da obra de Marx. Assim, temos a interpretação da Escola de Frankfurt ou Teoria Crítica; o Marxismo Estruturalista Francês, do qual Althusser é um dos maiores expoentes; o Marxismo Conceitual voltado à ontologia do ser social desenvolvido pela Escola de Budapeste, pelo filósofo húngaro George Lukács; a interpretação marxista de Gramsci, com suas noções de hegemonia, intelectualismo orgânico etc... dentre outras correntes.
2006-11-07 00:42:09
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Marxismo é o conjunto de idéias filosóficas, económicas, políticas e sociais elaboradas primariamente por Karl Marx e Friedrich Engels e desenvolvidas mais tarde por outros seguidores. Interpreta a vida social conforme a dinâmica da luta de classes e prevê a transformação das sociedades de acordo com as leis do desenvolvimento histórico de seu sistema produtivo.
Fruto de décadas de colaboração entre Karl Marx e Friedrich Engels, o marxismo influenciou os mais diversos setores da atividade humana ao longo do século XX, desde a política e a prática sindical até a análise e interpretação de fatos sociais, morais, artísticos, históricos e econômicos. Tornou-se base para doutrina oficial dos países de regime comunista.
No entanto, o marxismo ultrapassou as idéias dos seus percursores, se tornando uma corrente política-teórica que abrange uma ampla gama de pensadores e militantes, nem sempre coincidentes e assumindo posições teóricas e políticas às vezes antagônicas tornando-se necessário observar as diversas definições de marxismo e suas diversas tendências, especialmente a social-democracia, o bolchevismo e o esquerdismo (comunismo de conselhos).
Os pontos de partida do marxismo são a dialética de G. W. F. Hegel, a filosofia materialista de Ludwig Feuerbach e dos socialistas utópicos franceses e as teorias econômicas dos ingleses Adam Smith e David Ricardo. Mais do que uma filosofia, o marxismo é a crítica radical da filosofia, principalmente do sistema filosófico idealista de Hegel. Enquanto para Hegel a realidade se faz filosofia, para Marx a filosofia precisa incidir sobre a realidade. O núcleo do pensamento de Marx é sua interpretação do homem, que começa com a necessidade humana. A história se inicia com o próprio homem que, na busca da satisfação de necessidades, trabalha sobre a natureza. À medida que realiza este trabalho, o homem se descobre como ser produtivo e passa a ter consciência de si e do mundo. Percebe então que "a história é o processo de criação do homem pelo trabalho humano".
Segundo alguns, os dois elementos principais do marxismo são o materialismo dialético, para o qual a natureza, a vida e a consciência se constituem de matéria em movimento e evolução permanente, e o materialismo histórico, para o qual o modo de produção é base determinante dos fenômenos históricos e sociais, inclusive as instituições jurídicas e políticas, a moralidade, a religião e as artes. Para outros, não existe o materialismo dialético esboçado por Engels e desenvolvido por Lênin e Stálin, mas é uma expressão inexistente em Marx, que falava em dialética e método dialético e não em "materialismo dialético".
A teoria marxista desenvolve-se em quatro níveis de análise -- filosófico, econômico, político e sociológico -- em torno da idéia central de mudança. Em suas Thesen über Feuerbach (1845, publicadas em 1888; Teses sobre Feuerbach), Marx escreveu: "Até o momento, os filósofos apenas interpretaram o mundo; o fundamental agora é transformá-lo." Para transformar o mundo é necessário vincular o pensamento à prática revolucionária. Interpretada por diversos seguidores, a teoria tornou-se uma ideologia que se estendeu a regiões de todo o mundo e foi acrescida de características nacionais. Surgiram assim versões como as dos partidos comunistas francês e italiano, o marxismo-leninismo na União Soviética, as experiências no leste europeu, o maoísmo na China e Albânia e as interpretações da Coréia do Norte, de Cuba e dos partidos únicos africanos, em que se mistura até com ritos tribais. As principais correntes do marxismo foram a social-democracia, o bolchevismo e o esquerdismo.
Praticamente todas as artes receberam influência do Marxismo através de teóricos que buscaram importar as idéias da luta de classes e da importância do engajamento dos intelectuais em tais discussões.
Na literatura, por exemplo, nos anos 70, a chamada 'crítica marxista' pregava que a análise de textos literários deveria desconsiderar o estudo biográfico do autor e se fixar na análise dos acontecimentos ficcionais a partir da visão da luta de classes.
Essa perspectiva, e não apenas na literatura, mas em todas as artes, desenvolveu-se em um cerceamento da liberdade de muitos artistas que se viram desprestigiados por críticos e pela classe artística caso não abordassem em suas obras uma "temática social".
Em sua concepção mais recente, a crítica marxista procura intertextualizar a arte com a historia, a sociologia e outras áreas do saber científico social.
Então, respondendo a sua pergunta: Karl Marx era e não era marxista. Era merxista em sua essência. mas não como o marxismo é visto hohe, porque muitas idéias mudaram desde então.
2006-11-07 07:34:28
·
answer #2
·
answered by Catharina 3
·
1⤊
0⤋
Puxa!!!!!
É serio que vc quer saber???????
2006-11-09 13:53:48
·
answer #3
·
answered by susi_gaucha 7
·
0⤊
0⤋
Nao, Karl Marx nao era marxista, a sua doutrina sim, ficou conhecida como marxista!!
2006-11-07 13:36:40
·
answer #4
·
answered by Sombra 3
·
0⤊
0⤋
tanto quanto freud era freudiano, jung era jungiano, machado de assis era machadiano, sartre era sartriano...
2006-11-07 12:35:13
·
answer #5
·
answered by Tiffany 2
·
0⤊
0⤋
Marx é simplesmente Marx, marxistas são aqueles que seguem a corrente de pensamento derivada de suas teorias e métodos.
2006-11-07 11:01:25
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Não.
2006-11-07 09:54:02
·
answer #7
·
answered by Mel 2
·
0⤊
0⤋
Ê Catharina.!!! Disse tudo, gata inteligente heim?!!!
2006-11-07 09:49:52
·
answer #8
·
answered by Elvis Nanuque-MG 3
·
0⤊
0⤋
Ele foi. Agora alguns têm a PreTensão de ser...
2006-11-07 09:43:00
·
answer #9
·
answered by .-. 7
·
0⤊
0⤋
cum certeza
2006-11-07 07:46:59
·
answer #10
·
answered by Saki Hanajima 5
·
0⤊
0⤋