Processos da poluição:
Esta linha de pesquisa integra projetos com o objetivo de investigar os processos de formação, transporte e remoção de constituintes atmosféricos em áreas urbanas e rurais nos Trópicos; bem como seus respectivos impactos ambientais.
A preocupação com o impacto ambiental da poluição atmosférica em grandes centros urbanos é crescente e o Departamento tem a firme convicção de que seus docentes são requisitados à dssenvolver atividades de pesquisa nesta área em função da própria localização do grupo na região metropolitana de São Paulo. Desde o início das atividades de pesquisa do Departamento esta linha vem sendo priorizada e houve significativo aumento no número de docentes especializados nos últimos 20 anos em função desta política (começou com a visita do Prof. Emílio Caimi ainda no final da década de 70 com o desenvolvimento de pesquisas sobre química de aerossóis e cursos de Química da Atmosfera). Os projetos apresentados visam também o estudo do impacto da poluição sobre o clima local e aspectos multidisciplinares com aplicações em saúde pública. É meta do Departamento intensificar o relacionamento interdisciplinar, envolvendo mais atividades com órgãos de monitoramento e controle ambiental e com pesquisadores de outras áreas afins.
Os produtos dessa área serão divulgados através das publicaçãoes em revistas especializadas e eventualmente serão aplicados no monitoramento e controle da qualidade ambiental. Os principais projetos serão descritos a seguir.
Poluição do Ar em Regiões Urbanas: São Paulo e Cubatão:
Consiste no estudo das características físico-químicas dos poluentes atmosféricas e o impacto da circulação local na dispersão e remoção dos poluentes. Os projetos em desenvolvimento concentram-se no estudo das propriedade física-químicas dos aerossol atmosférico, seu transporte na atmosfera e seus processos de remoção por sistemas precipitantes, acrescido também dos processos de remoção e gases.
Aplicação de Modelos Eulerianos para o Estudo da Produção e Transporte dos Poluentes Fotoquímicos
Descrição do comportamento dos oxidantes fotoquímicos na atmosfera da Região Metropolitana de São Paulo, principalmente da produção e transporte do ozônio troposférico. Para atendimento a esses objetivos está sendo utilizado um modelo euleriano urbano que inclui a cinética das reações fotoquímicas de equilíbrio entre compostos na fase gasosa e o transporte na camada limite planetária.
Variações Espaço-Temporais das Propriedades Físico-Químicas do Aerossol Atmosférico da Região de São Paulo e seu Impacto à Saúde Humana
Investigação da natureza e variabilidade espaço-temporal da concentração de material particulado próximo à superfície e de sua distribuição vertical na atmosfera na Cidade de São Paulo. A distribuição de tamanho do material particulado será investigada como uma função da altura na camada limite superficial. Os processos de trocas nas interfaces atmosfera/solo/espelhos de água serão estudados em função do estado termodinâmico da atmosfera e dos sistemas meteorológicos que afetam a região. Serão estudadas também a estrutura morfológica do particulado e as propriedades químicas desse material, com ênfase à identificação de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, devido ao seu impacto à saúde por ser carcinogênico e mutagênico.
Avaliação do Impacto Ambiental da Mineração de Ouro com Utilização do Mercúrio no Estado do Amapá: Processos Atmosféricos
Investigação dos processos de circulação e transporte de poluentes atmosféricos a partir da amostragem do aerossol atmosférico e da observação de características meteorológicas na região de Serra do Navio e Tartarugalzinho no Amapá, visando subsidiar as análises de deposição seca e úmida de poluentes atmosféricos na região.
O Ozônio Troposférico e sua Variabilidade na Cidade de São Paulo e Baixada Santista
A análise da variabilidade espaço-temporal do Ozônio troposférico e suas relações à presença dos constituintes precursores atuantes na sua formação e às condições meteorológicas. Estudos de caso e a variabilidade sazonal e interanual estão sendo efetuadas através do banco de dados da rede de monitoramento da CETESB e experimentos de campo realizados no Projeto ENV-3 na Serra do Mar.
Processos de Remoção de Poluentes Atmosféricos pela Chuva para a Região da Baixada Santista
Avaliação da remoção de poluentes atmosféricos através da investigação dos processos de washout e rainout tendo como base análises químicas da água da chuva coletadas com alta resolução. A distribuição granulométrica das gotas de chuva são utilizadas para o desenvolvimento de simulações numéricas do processo de remoção da atmosfera na região da Serra do Mar em São Paulo. A estrutura do campo de precipitação, obtido através dos dados do Radar meteorológico de São Paulo, é utilizada para descrever a natureza do sistema precipitante e sua variabilidade espacial.
A Contaminação da Água da Chuva na Cidade Universitária em São Paulo como Resultado da Remoção dos Poluentes pelos Sistemas Precipitantes
O estudo da remoção do material particulado atmosférico através da determinação da composição elementar da atmosfera por análises de espectrometria atômica, e da água da chuva por cromatografia iônica. A eficiência do processo de remoção está sendo avaliada através da determinação da estrutura fina da precipitação: distribuição de tamanho de gotas de chuva, precipitação acumulada, bem como tipo de sistema precipitante obtido através da análise de imagens de Radar meteorológico.
Influência da Poluição Atmosférica e de Parâmetros Bio-meteorológicos na Saúde Humana
Consiste em estudos biometeorológicos da influência de parâmetros atmosféricos, acrescidos da poluição atmosférica, no bem-estar e saúde humana. Os projetos, a serem desenvolvidos, estão basicamente divididos em duas vertentes. A primeira trata de levantamento estatístico, levando em conta causa mortis associada a parâmetros atmosféricos e de poluição atmosférica, gerando efeito meteorotrópico. A segunda aborda o efeito destes parâmetros sobre o comportamento animal, particularmente o humano, utilizando-se as facilidades laboratoriais da Faculdade de Medicina da USP, à diferentes medicamentos e à diferentes condições atmosféricas.
Espero ter tirado sua dúvida...
Bjus =]
2006-11-07 02:33:16
·
answer #1
·
answered by cris 7
·
0⤊
0⤋
existem vários processos e vários tipos de poluição a atmosférica, a poluição da água do solo, sonora e sempre são causadas por agentes antrópicos o homem é responsável por esse caos que ocorre na natureza e que nos atinge bastante .
o processo industrial acredito que seja o que mais traz impactos ambientais.
2006-11-07 07:43:09
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋