English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

5 respostas

O Telegrama é composto de: Remetente, destinatário, texto e assinatura.
O Remetente e o destinatário servem apenas para o carteiro, mas contam no total de letras e/ou numeros na hora da conta.
O texto ,preferencialmente escrito em letras de forma, deve ser curto e breve, já que é uma mensagem essencial e de urgência. E a assinatura que nada mais é do que o nome (em letras legiveis) de quem está mandando a mensagem, e fará parte do texto a ser lido.Hoje em dia os correios utilizam a intranet,sistema on-line, para enviar telegramas, já que ficou obsoleto os sistemas telegráficos suscedidos pelos telex e jentex.
A título de informação, os correios , além de prestarem serviços de banco, venderem produtos, promoverem a cultura ;continuam prestando os serviços de todo tipo de correspondência, como e-mail, fax, cartas etc.

2006-11-06 12:10:15 · answer #1 · answered by Manjarí 6 · 1 0

Olá:

O telegrama era uma forma de comunicação baseada num código de sinais inventado por Samuel Morse: na época o sistema de transmissão de sinais era muito precário, assim eles deviam ser curtos: era o famoso Código Morse, baseado em traços e pontos, que eram representados no aparelho que fazia a transmissão por sons mais (traços) ou menos (pontos) longos. Um pedido de socorro, por exemplo, o famoso SOS (do inglês: Save Our Souls - Salvem nossas almas) ficava assim: ... --- ...: três pontos (três sinais/sons curtos), três traços (três sinais/sons um pouquinho mais longos) e, novamente, três pontos.

Devido a essa necessidade de se encurtar as coisas, a linguagem era resumida, a pontuação praticamente não existia e a existente era por códigos, como PT para ponto e VG para vírgula: evitava-se o desnecessário...

Para dizer, por exemplo, "chegarei esta noite, espere-me na "rodoviária", escrevia-se "CHEGO HJ NOITE VG ESPERE RODOV PT SDS"

Cm a evolução tecnológica, o telégrafo foi substituído pelo "teletipo", depois, pelo Fax e, mais atualmente, pelo e-mail.

Ats.,

NL

2006-11-06 22:34:14 · answer #2 · answered by NightLover 3 · 0 0

É telegráfica. Sem rodeios. "Querida, chegarei 4a feira e espero que estejas... (isto é uma carta). "Chego 4a" (telegrama).

Cartas, telegramas e e-mail tem formatação diferentes de texto.

A mesma coisa entre TV e Rádio, Revista e Jornal.

2006-11-06 21:30:08 · answer #3 · answered by Ronaldo M 5 · 0 0

Depois dos E-mail o telegrama entrou em desuso, devido a rapidez com que se recebe uma mensagem, porem hoje em dia o telegrama se tornou um meio mais elegante de se parabenizar, dar pessames, ou se desculpar pela ausencia em algum evento mais importante, pois o telegrama chega as mãos da pessoa , sem o incomodo de ter verificar os e-mail.
A linguagem usada deve ser com poucas palavras pq voce paga, pela quantidade de palavras.

2006-11-06 20:47:51 · answer #4 · answered by assissonialima 3 · 0 0

isso ainda é usado?

2006-11-06 19:58:17 · answer #5 · answered by Atanásio 6 · 0 1

fedest.com, questions and answers