Ordem de animais mamíferos, aplacentários cujas fêmeas têm marsúpio ou dobras marsupiais circundando as tetas, útero e vagina duplos; os ovos se desenvolvem no útero, nascendo os filhotes prematuramente e agarrando-se às tetas, na bolsa marsupial, até se desenvolverem de todo. São os gambás, as **ícas, os coalas e os cangurus
2006-11-06 10:42:12
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Mamíferos cujas fêmeas tem uma bolsa (marsúpio) onde seus filhotes se desenvolvem. Entre eles estão canguru, coala, gambá, **íca, diabo da Tasmânia.
2006-11-06 18:57:17
·
answer #2
·
answered by Gil RJ 5
·
0⤊
0⤋
São mamíferos cujas fêmeas possuem uma bolsa ventral chamada marsúpio ou bolsa marsupial onde os filhotes acabam de completar o seu desenvolvimento:
Exemplos de marsupiais: canguru, coala, demônio da Tansmânia, gambás, marmosas, **ícas
2006-11-06 18:54:36
·
answer #3
·
answered by senrasoares 3
·
0⤊
0⤋
Oi,
n adjetivo de dois gêneros
1relativo ao marsúpio
2relativo aos marsupiais
3que possui envoltório em forma de bolsa, us. para carregar ovos ou filhotes (diz-se de certos animais, como alguns anfíbios)
4que tem forma de bolsa
n substantivo masculino
5(1873) Rubrica: mastozoologia.
espécime dos marsupiais
ª marsupiais
n substantivo masculino plural (1873)
Rubrica: mastozoologia.
6grande ordem de mamíferos, que compreende, entre outros, os gambás, **ícas e cangurus, desprovidos de placenta completa, dotados de marsúpio, que contém as tetas e serve para carregar os filhotes, duplo útero e vagina, dentição numerosa, ger. de 40 a 50 dentes, e cérebro pequeno quando comparado ao dos eutérios [Algumas classificações consideram que os marsupiais formam uma superordem, mas outras, no entanto, já não usam mais o termo, preferindo dividir o grupo em diversas novas ordens.]
Abraços
2006-11-06 18:54:11
·
answer #4
·
answered by J S 4
·
0⤊
0⤋
Os Marsupiais surgiram no final do período Jurássico há aproximadamente 160 milhões de anos atrás, no grande continente do hemisfério meridional conhecido como Gondwana, que abrangia os atuais América do sul, África, Austrália, Antártida e Índia. No fim do período Jurássico e início do período Cretáceo o grande continente Gondwana se desfaz, dando origem a vários continentes, a África se separa e ruma em direção a Ásia, a América do sul fica a deriva como uma grande ilha, Antártida ruma para o sul e vai se congelando cada vez mais, a Índia ruma em direção a Ásia próximo a China e a Austrália ruma para o oeste e torna-se uma grande ilha. Todos esses continentes levaram consigo sua porção de marsupiais, dinossauros, mamíferos entre outros e plantas. Na Antártida todos se extinguiram quando o continente congelou, nos lugares que se juntaram com a Ásia, quase se extinguiu todas as espécies de marsupiais no fim do período Cretáceo junto com os Dinossauros. Já na Austrália e América do Sul eles prosperavam como nunca dando origem a duas grandes linhagens, quando a América do Norte se uniu a do Sul houve uma grande extinção de marsupiais sul-americanos, mas eles sobreviveram e até conseguiram invadir a América do Norte. Hoje a grande maioria vive na Austrália ( onde se considera o " paraíso " dos marsupiais ).
2006-11-06 18:49:27
·
answer #5
·
answered by fililipa 2
·
0⤊
0⤋
Marsupiais são mamíferos, como o canguru e o coala, onde o desenvolvimento das crias se processa principalmente fora do corpo das fémeas, dentro de uma bolsa, o marsúpio (marsupium, em latim).
O grupo é integrado na taxonomia dos mamíferos como infra-classe Marsupialia (previamente Metatheria), a par com os Placentalia, dos quais se separam por critérios de anatomia sexual. As fémeas possuem duas vaginas, que conduzem a diferentes compartimentos no útero, e os machos apresentam um pénis bifurcado.
Os marsupiais não são um antepassado primitivo dos mamíferos placentários. Ambos os grupos surgiram no fim do Mesozóico e desde então competem pelos mesmos nichos ecológicos.
Os marsupiais não foram bem sucedidos onde os placentários eram abundantes e desenvolveram-se sobretudo em zonas isoladas onde constituíam o único grupo de mamíferos.
A Austrália, onde não há placentários endémicos, é o melhor exemplo. A América do Sul teve uma fauna abundante de marsupiais até à formação do Istmo do Panamá, que serviu como ponte migratória para os placentários que habitavam a América do Norte.
Sujeitos à competição, os marsupiais sul-americanos extinguiram-se na quase totalidade. A excepção foi o opossum, que seguiu o caminho inverso e colonizou com sucesso a América do Norte. No Brasil encontramos atualmente a **íca e o gambá, habitando a Mata Atlântica.
2006-11-06 18:46:55
·
answer #6
·
answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7
·
0⤊
0⤋
De acordo c/ o Aurélio é: espécime dos mamíferos que têm marsúpio (bolsa formada na pele do abdomem de certos mamíferos).
É isso. Até eu aprendi.
2006-11-06 18:49:54
·
answer #7
·
answered by Mô 4
·
0⤊
1⤋