English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Ajudo um menino de 15 anos que é como o filho que não tive. Perdeu a mãe aos 2 anos, mora com uma amiga minha há varios a quem chama de mãe. É de família humilde, tem pai vivo mas muito problemático, que abusa da bebida e vive de forma um tanto promíscua. Passa semanas sem falar com o filho.
O menino me ouve, mas já por uns 8 meses está se perdendo. Más companhias, se meteu em rachas de moto, perdeu o ano de tanto matar aulas, tornou-se agressivo com a minha amiga, embora goste muito dela. Acho que ressente de morarem num ap. pequeno e lutarem com dificuldades financeiras.
Eu fiz o que pude, mas não sou pai, não tenho nenhuma autoridade. O menino me trata muito bem, não apenas com respeito mas acima de tudo com muito afeto. Mas está se perdendo, estou pensando coisas bens ruins.
Será que foi em vão todo meu esforço para ajudar a construir um ser humano? Há algo que eu possa fazer? Podem dar alguma sugestão?

2006-11-06 10:24:06 · 9 respostas · perguntado por Anonymous em Família e Relacionamentos Família

9 respostas

a adolecencia=(aborrecencia) e um dilema meu amigo e com toda informação rapida demais deste mundo e meio dificil assimilar oque e bom ou o que e ruim, todo jovem necessita de uma referencia,sera que ele aceita um pouco mais de doação do seu tempo? e mais, a indole conta muito, tenha certeza que seus esforços não foram em vão, e como esta te afligindo saiba, tudo que tu fizeste foi de boa, na melhor das boas intenções, se não valer para ninguém creia que para DEUS, não está nem nunca estará esquecido, sou da area da saude (sou enfermeiro)e a muito tempo aprendi a lidar com oque eu não entendia da seguinte forma, ''FIZ ATÉ ONDE ME FOI POSSIVEL E PERMITIDO, SE NÃO DEU, TENTEI E FOI O MEU MELHOR POSSIVEL", assim desencanei dos obitos, dos esforços em vão, das ingratidões do stress diário e das situações destrutiveis dos meus plantões, POIS SOU CUMPRIDOR DOS MEU DEVERES, sempre que saio e vou para casa vou de alma lavada com a certeza dentro de mim de DEVER CUMPRIDO, tente se puder e reze por ele, um dia ele terá saudades sua, espero k não seja tarde para ele mas fique tranquilo que com DEUS sua parte está feita, desencana de boa, espero poder ter lhe ajudado, abraços

2006-11-06 10:39:15 · answer #1 · answered by g@thi@du d'SP. 4 · 0 0

Saia a passear com mais frequencia. Leve-o a ver jogos de futebol, cinema, teatro, missas aos domingos de manhã, retiros, creches de crianças órfãs, hospitais infanto juvenis, Funabem, missas aos domingos, faça-o a participar da Pastoral da Juventude, leve-o aos cemitérios, show's diversos, emergências de hospitais, almoçar fora, shopping, Pastoral da Juventude. Vou explicar porque escrevi desta forma: voce como homem levando-o a esses lugares nessa ordem estará fazendo uma lavagem no bom sentido cerebral. Nessa idade a vida ser colocada dessa forma, mostrando as coisas boas e belas da vida e o lado negro dela, está fazendo não uma lavagem mas uma terapia de conduta. Se ele estiver sendo atraido pela "boca", ainda dá tempo dele cair fora, de mansinho pois esse pessoal é da pezada. Tente, e converse muito com ele. Procure no de graça, sites de prefeituras e estado, eventos que sejam construtivo, para incluir nessa lista. Coloque-o a fazer informatica numa igreja ou ONG. Boa sorte.

2006-11-06 18:51:47 · answer #2 · answered by virgentina55 6 · 1 0

Você não é o pai biológico mas o seu papel é como de um pai. Uma das coisas mais importantes é o diálogo, converse com ele para saber suas angústias, seus medos. Outra coisa importantíssima é o carinho, jamais o repreenda com muito vigor, seja firme, não agressivo. Descubra quais tipos de pessoas ele anda e se forem má companhia, tente afastá-lo mas de forma que não o deixe revoltado. No mais, tenha força e fé sempre, tudo vai dar certo.

2006-11-06 18:41:01 · answer #3 · answered by PC 3 · 1 0

Que barra pesada hein!?. Bom,se fosse comigo procuraria passar mais tempo ainda junto dele, o maior tempo possivel, dando a ele o exemplo de como agir e proceder , sendo sincero e honesto, o adolescente de modo geral copia os pais ou um adulto a quem admiram, portanto se vc conseguir mostrar a ele que a boa conduta e o nome de uma pessoa e sua reputação devem ser mantidos a todo o custo para no futuro usurfruir do bom nome e da reputação vai ser muito importante.

2006-11-06 18:37:39 · answer #4 · answered by Anonymous · 1 0

É uma situação muito difícil mesmo. Posso te dar um palpite baseado em meus filhos adolescentes. Eles não tem esse tipo de problema (graças a Deus), mas tem lá seus probleminhas. Já percebi que bater de frente com eles não é o melhor a fazer. Tentar falar com eles quando não querem ouvir é perda de tempo também. Tenho feito assim: se não for um assunto urgente, procuro esperar eles darem abertura pra conversar, e introduzo o assunto, sem alongar muito, deixo eles falarem o que quiserem. Tente fazer isso. Quando ele vier conversar alguma coisa, deixe falar, comente o assunto que ele falou, e vá conduzindo a conversa para o assunto que você quer. Fale pouco e seja bem objetivo (senão ele não ouve). Depois dê chance de ele falar, se defender. Seria bom se pudessem colocá-lo para fazer terapia. Procure em sua cidade algum grupo que faça terapia de graça. As obras sociais das igrejas costumam ter. Boa sorte pra vocês, e não deixe de ter esperança e de lutar. Você está fazendo uma coisa tão boa, não desista.

2006-11-06 18:36:52 · answer #5 · answered by Gaivota 4 · 1 0

Amor e diálogo. Tive uma fase assim, causada por não querer estar em casa, pois minha família é desajustada. Parece que falta a ele um bom modelo masculino. Ele é adolescente e deve estar se espelhando no pai. A cultura hoje valoriza o jeito meio marginal.

O que colocaste sobre as dificuldades e falta de espaço também parecem se aplicar. O ideal é os dois conversarem com ele, criarem um clima mais propício em casa, sem parecer um interrogatório.

Nada do que tu fez foi em vão, mas tu não és pai. Ele precisa de certa autoridade que mostre limites e valores. Acho que uma ajuda profissional a todos seria o mais indicado.

Boa sorte!!

2006-11-06 18:35:24 · answer #6 · answered by bansh333 2 · 1 0

Entendo a sua angústia. Nessas horas para um menino dessa idade não adianta muito uma conversa. Quem deveria ser mais autoritária seria a sua amiga com quem esse menino mora.

Não sei com detalhes esse caso, mas pelo que me contou parece difícil recuperá-lo, mais tente, não deixe que o mundo "engula" esse menino. Busque lutar para que ele não caia nas drogas como é comum com a juventude.

Enfim, lute! Se possível coloque o nome do menino em preces numa igreja na missa, ou igreja evangélica, ou num centro espírita.

2006-11-06 18:31:03 · answer #7 · answered by To Solteiro aos 30 3 · 1 0

Tente descobrir o que esta causando seu desvio de conduta (drogas, bebidas, mal companhia), a partir disto fica mais facil corrigi-lo.

2006-11-06 19:17:51 · answer #8 · answered by Ainda curo essa Dor (amor) 4 · 0 0

F A M Í L I A


A cada dia que passa, aumenta a necessidade da família ficar mais unida.
A desunião da família é que leva os jovens seguirem caminhos bem diferentes.
A família é a base de todo o sucesso.
Uma família unida, é uma família forte.
Todos, ricos e pobres, tem necessidade de uma família.
A maior força de uma família esta no respeito, não há Amor sem Respeito.

DAR



Todo homem que te procura vai pedir-te alguma coisa: o rico aborrecido, a amenidade da tua conversa; o pobre, o teu dinheiro; o triste, o consolo; o débil, um estímulo; o que luta, uma ajuda moral. Todo homem que te busca, certamente há de pedir-te alguma coisa.

E tu ousas impacientar-te! E tu ousas pensar que isso é uma fastídio! Infeliz! A lei oculta, que reparte misteriosamente as excelências, dignou-se outorgar-te o privilégio dos privilégios, o bem dos bens, a prerrogativa das prerrogativas: “dar”. Tu podes dar!

Em todas horas de que é feito um dia, tu dás, ainda que seja um sorriso, ainda que seja um aperto de mão, ainda que seja uma palavra de alento. Em todas horas de que é feito um dia, tu te assemelhas a Ele, que não é senão doação perpétua e perpétuo regalo.

Deixa-te cair de joelhos, e dizer: - “Graças, meu Deus, por eu poder dar! Nunca mais meu semblante passará uma sombra de impaciência! Em verdade, em verdade vos digo que mais vale dar que receber!”

Autor: Amado Nervo



EXERCITANDO A CONCIÊNCICIA



O temor, o ódio, a vaidade, o orgulho, a inveja, o egoísmo e a luxúria são pensamentos negativos, culpados de tua derrota... Sê digno de ti mesmo e repele-os para sempre, a fim de venceres na vida.

Os pensamentos bons modificam a tua saúde, o teu ambiente e a tua vida. Se queres melhorar a sorte, melhora também os teus pensamentos, pensando unicamente no Bem !


SAGRADO MATRIÔNIO


O Sagrado Matrimônio é um dos sete sacramentos do catolicismo que estabelece uma santa e indissolúvel união entre um homem e uma mulher, e lhes dá a graça de se amarem, multiplicarem e educarem seus filhos:
...cada homem tenha sua mulher e cada mulher seu marido. Que o marido cumpra seu dever em relação a mulher e igualmente a mulher em relação ao marido. A mulher não dispõe de seu corpo, mas sim o marido. Igualmente o marido não dispõe de seu corpo, mas sim a mulher. Não se recusem um ao outro... (1Cor 7, 2-5)
Segundo a Bíblia, este sacramento foi dado por Deus, quando ele criou Adão e Eva pois Ele desejou que o homem e a mulher participassem ativamente de Sua criação. Portanto, Ele criou seres complementares que se atraem mutuamente e é somente desta união que podem surgir novos seres humanos que darão continuidade à Criação.
O que constitui o casamento como sacramento é sua indissolubilidade e fidelidade pois estes são os elementos que sinalizam, no casamento, a aliança de Deus com os homens. Assim, todo aquele que reconheça em si o Dom do casamento, deverá dispor-se a constituir uma união com tais características.

2006-11-06 19:01:22 · answer #9 · answered by JOSINO M 6 · 0 2

fedest.com, questions and answers