English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

8 respostas

Graças ao efeito de "lançamento gravitacional". Ele é jogado na órbita da Terra, e a gravidade o faz ser atraída, mas como ela foi jogada em uma direção, seguirá ela... confuso? Darei um exemplo...

Imagine um canhão super forte no alto de uma montanha gigantesca. Se ao atirar a bola de ferro utilizar uma penosíssima força, ele seguirá girará em volta da Terra. Sendo atraída, mas graças ao "empurrão" seguirá sempre em órbita.

Os satélites são "atirados" pelos foguetes que os arremessam da Terra para o espaço. Ela mantém uma direção, sendo puxado para a diagonal. E como a Terra é redonda... não acaba tão cedo de cair...

2006-11-06 05:58:01 · answer #1 · answered by LeL 2 · 1 0

É a força gravitacional da terra exercida no satélite.
ex: sente-se em sua cama, espalhe varias bolinhas de gude, vc irá reparar que as bolinhas mais próximas de vc serão atraídas até vc. Agora se conseguir colocar uma bolinha no local exato, bem no inicio da deformação que vc causou na superfície, irá observar que esta bolinha não será atraída para dentro da deformação, mas estará fazendo parte dela.
Isso é o que grandes volumes me massa, assim como a Terra, faz no espaço. (Teoria do buraco da minhoca). E um pouco de conhecimento sobre campos magnéticos nos lembra que, se colocarmos um corpo em uma linha, que faz parte do campo magnético, este corpo será atraído sem que este gaste energia para se deslocar em sentido à carga oposta.

é a relatividade meu caro Watson

2006-11-07 00:25:35 · answer #2 · answered by Mi 2 · 1 0

Como sabemos, os satélites giram ao redor da terra, na velocidade inicial que lhes foi aplicada, indefinidamente, pois no espaço não existe a resistência do ar, que o "brecaria". Pelas leis da física, isso cria uma força centrífuga, ou seja, o satélite seria empurrado para fora da órbita e para longe da terra - porém, a atração gravitacional do planeta o atrai para o solo, contrabalançando a força centrífuga e mantendo-o em sua órbita (como a lua). Percebe-se que se a velocidade do satélite., por qualquer motivo, aumentar, ele vai para o espaço, e se diminuar, ele acaba caindo na terra. Na prática, ele algum dia vai cair, pois a resistência ao avanço, no espaço não é complemente "zero" e se o satélite não for reacelerado de quando em quando, sua velocidade vai diminuindo aos poucos e ele cai. (Isso é mais comum do que pensamos - anualmente muitos satélites esgotam sua energia para a "reaceleração" e caem, desistegrando-se na atmosfera antes de atingir o solo).
E os satélites geoestacionários, que não giram ao redor da terra ?
Muito simples - sua velocidade de giro é exatamente igual a velocidade de rotação do planeta, o que o mantem "fixo" em relação a um ponto na terra.
Valeu ?
abs
Jero

2006-11-06 06:09:54 · answer #3 · answered by JERO 7 · 1 0

Se você gosta de ter um grande abs, sem ter de passar dias no ginásio, você deve tentar este método http://abdominal.sugestao.info
É um método natural inovador que ajuda a remover a gordura abdominal e transformar a sua abs!

2014-11-10 17:07:46 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

A energia para manter a órbita é a inércia. No espaço não tem atmosfera que possa reduzir a velocidade dos satélites, eles ficam girando em órbita sempre com a mesma velocidade.

Já a energia para funcionarem pode ser provida de diversas formas. Painéis solares, baterias simples, células de de hidrogênio que geram energia elétrica e pilhas atômicas para as sondas que se afastam muito do Sol e não podem usar painéis.

2006-11-06 06:12:23 · answer #5 · answered by Zeca 54_anos de experiência!!! 7 · 0 0

Satélite artificial
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Satélite russo Venera 7.
Ampliar
Satélite russo Venera 7.

Um satélite artificial é qualquer corpo feito pela mão humana que orbita um planeta. Os satélites podem ser naturais, como a Lua, ou artificiais como os satélites do sistema GPS. Atualmente estão em órbita, para alem dos satélites do sistema GPS, satélites de comunicações, satélites científicos, satélites militares e uma grande quantidade de lixo espacial.

Os satélites de comunicações são satélites que retransmitem sinais entre pontos distantes da Terra. Estes satélites servem para retransmitir sinais de televisão, rádio ou mesmo telefone. Os chamados telefones satélite baseiam-se numa rede Iridium, uma rede de satélites de baixa altitude.

Os satélites científicos são utilizados para observar a Terra ou o espaço ou para realizar experiências em microgravidade. Os satélites de observação da Terra permitem estudar as mudanças climáticas, para estudar os recursos naturais ou para observar fenómenos naturais. O Espaço é o local ideal para a realização de observações astronómicas já que a luz emitida pelas estrelas não é perturbada pela atmosfera terrestre. Por este motivo é que os cientistas optaram por colocar o telescópio Hubble em órbita. O espaço é também o local ideal para se realizarem experiências em condições de microgravidade. Estas experiências são realizadas a bordo do módulo orbital do Vaivém Espacial e a bordo da Estação Espacial Internacional.

Um satélite artificial comporta-se da mesma forma que o Vaivém Espacial. Na verdade, o próprio Vaivém Espacial é um satélite artificial. Um satélite artificial descreve uma órbita aproximadamente circular em torno da Terra.A trajectória de um corpo depende, normalmente de três fatores:- da força resultante;- da altitude;- da velocidade inicial.

Um satélite é afetado por uma única força, a força gravitacional exercida no satélite pela Terra. A intensidade desta força determina-se pela Lei da Atração Universal. Por outro lado, e pela 2ª lei de Newton, a intensidade da força é diretamente proporcional à intensidade da aceleração. A aceleração tem a mesma direcção e o mesmo sentido que a força gravitacional.


Índice
[esconder]

* 1 Experiência pensada de Newton
* 2 História
* 3 Órbitas
* 4 Ver também
* 5 Ligações externas

[editar] Experiência pensada de Newton

Um satélite sofre uma determinada aceleração que é independente da sua massa mas depende da altitude a que o satélite se encontra. A trajectória do satélite vai depender da sua aceleração e das suas condições iniciais: a posição inicial e a velocidade inicial.

A experiência pensada de Newton e explica porque é que os satélites não caem para a Terra, apesar de estarem constantemente a ser puxados pela força gravítica para o centro da Terra.

Newton imaginou um canhão muito poderoso capaz de lançar projécteis a grandes distâncias. Imaginou este canhão colocado a uma altitude elevada. Se a altitude for suficientemente elevada, o canhão está fora da atmosfera terrestre e a resistência do ar é desprezável.Se o canhão disparar um projéctil com uma velocidade baixa, o projéctil perderá altitude até cair na Terra. Mas se a velocidade do projéctil ultrapassar um determinado valor, o projéctil quando cai já vai cair “fora da Terra”. Se a velocidade inicial do projéctil for suficientemente elevada, o projéctil cai continuamente sem nunca atingir a Terra.

Aumentando a velocidade consegue-se que o projéctil percorra cada vez distâncias maiores, até que o projéctil circundará a Terra numa órbita aproximadamente circular. Neste movimento não actua outra força além da força gravítica e o projéctil continuará em órbita em torno da Terra, mas qual a velocidade horizontal de lançamento necessária para colocar um objecto em órbita circular?Para responder a esta questão é necessário estudar um outro movimento - o movimento circular uniforme – Trata-se do movimento de uma partícula com velocidade inicial, actuada por uma força de intensidade constante cuja a direcção varia continuamente, sendo, em cada instante perpendicular à velocidade.

[editar] História

O primeiro satélite artificial foi o Sputnik, lançado pela URSS em 4 de outubro de 1957. O lançamento colocou a URSS na frente da corrida espacial e iniciou a Corrida espacial, uma das competições mais acirradas da Guerra Fria.

[editar] Órbitas

Os satélites artificiais ocupam diferentes órbitas, que possuem diferentes características. Normalmente essas rotas são conhecidas em relação a Terra

Um satélite geoestacionário, como a maioria dos |satélites de telecomunicações deve ficar em uma órbita geoestacionária.

Outras órbita possíveis são

* órbita terrestre baixa
* órbita circular intermediária
* órbita polar
* órbita geossíncrona
* órbita superssíncrona
* órbita subssíncrona
* órbita elíptica
* órbita de transferência lunar
Satélite geoestacionário
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Os satélites geostacionários são satélites que se encontram parados relativamente a um ponto fixo sobre a Terra, geralmente sobre a linha do equador. Como se encontram sempre sobre o mesmo ponto da Terra, os satélites geostacionários são utilizados como satélites de comunicações e de observação de regiões específicas da Terra. Note-se que um satélite que não é geostacionário nunca está sobre a mesma zona da Terra e por isso não pode ser utilizado para observar em permanência a mesma região.

Um ponto qualquer sobre a superfície da Terra move-se continuamente em torno do eixo da Terra com uma frequência de uma volta por dia. Isto significa que um satélite geostacionário tem que se mover com a mesma velocidade angular. Os satélites artificiais existentes descrevem as mais diversas órbitas. Grande parte dos satélites não são geostacionários e descrevem várias órbitas por dia. Como é que é possível colocar satélites em órbita com velocidades orbitais distintas? A resposta está na altitude a que os satélites são colocados e na velocidade inicial que lhes é imprimida. Quanto mais alta for a órbita de um satélite menor é a sua velocidade angular.

A altitude para se colocar o satélite é de 35.786 KM, onde a força centrífuga e a força centrípeta do planeta se anulam.

2006-11-06 06:01:58 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

através da inércia.
como não existe ar no espaço, o satélite não sofre resistência contra sua força de impulso, e essa força de impulso é adquirida através de "foguetes" que o lança para o espaço

2006-11-06 05:59:39 · answer #7 · answered by carlos alberto m 1 · 0 0

por causa da força da gravidade que a terra exerce sobre os corpos, é o caso da lua, e dos satélites

2006-11-06 05:50:49 · answer #8 · answered by Ðäиiëℓ 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers