English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Nós usamos os termos esquerda e direita para referirmos àqueles pontos no espectro político-ideológico, no qual os partidos e o políticos se encontram.

Tu sabe porque eles são chamados assim? Por que os esquerdistas são assim chamadose por que os direitistas são denominados direitistas?

Eu vou perguntas sobre isso também nos yahoo! restas dos EUA e da Alemanhã. Vamos ver o que consigo...

Valeu!


Ie - B r a z i
RS, Brasil

2006-11-06 01:33:54 · 7 respostas · perguntado por Anonymous em Governo e Política Política

7 respostas

Por causa da Câmera. ela é meio redonda não é? então, aí tem os que ficam do lado direito, e os que ficam do lado esquerdo, e os q ficam no centro. Por isso das denominações de direita e de esquerda. Surgiu esse termo assim... só não sei se hoje continua sendo assim

2006-11-06 01:53:17 · answer #1 · answered by Duda 1 · 0 0

A França do final do século XVIII estava dividida em três grupos chamados de Estados Gerais: o clero – primeiro estado, a nobreza – segundo estado e o resto – o terceiro estado. É importante mencionar que o terceiro estado englobava noventa e cinco por cento da população, incluindo empresários, banqueiros, comerciantes, médicos, advogados, artesãos e o proletariado urbano e rural. Eram esses que pagavam os impostos, já que a nobreza e o clero eram isentos. O terceiro estado não possuía, além disso, o direito de ocupar cargos públicos que eram reservados apenas à nobreza e ao clero, nem lhes era permitida a participação nas decisões que tanto lhes prejudicavam. A burguesia, apesar de possuir poder econômico, era igualada ao povo dentro do terceiro estado não tendo participação política, liberdade econômica e direito de ascensão social. Os nobres e o clero controlavam as terras, instituindo pedágios para o trafego de mercadorias pelos seus feudos. Assim, uma mercadoria atingia preços astronômicos caso fosse comercializada longe do local em que era produzida. A miséria atingia o povo de forma implacável. A irresponsabilidade e o luxo em que viviam os nobres contrastavam com a miséria do povo. O descontentamento era generalizado.

Em 1788, como medida desesperada para solucionar a grave crise financeira em que o reinado de Luis XVI havia colocado a França, foram convocados os Estados Gerais. O sistema feudal, responsável por tantas injustiças, selava o seu fim. Em junho de 1789, os Estados Gerais, sequiosos de liberdade, instituíram a Assembléia Nacional Constituinte que liquidaria o absolutismo e garantiria a realização das sonhadas reformas políticas, sociais e econômicas. Em julho do mesmo ano, a população, enfurecida pelo aumento do preço do pão, atacou a Bastilha, prisão que representava o absolutismo dos reis. Ela foi tomada no dia 14, sendo seus prisioneiros libertados. A Assembléia aprovou, em 26 de agosto, a Declaração de Direitos do Cidadão, baseada na célebre Declaração de Independência Norte-Americana, de quatro de julho de 1776. A Constituinte, finalmente, promulgou a Constituição Francesa de setembro de 1791. Em decorrência dessa Constituição, foi eleita a Assembléia Legislativa onde os Jacobinos, representantes da pequena e média burguesia e do proletariado, sentavam-se à esquerda e os Girondinos, representantes da alta burguesia, à direita. Essa é a origem dos rótulos esquerda e direita.

2006-11-06 02:25:59 · answer #2 · answered by Hayek 2 · 1 0

na revolução francesa existia dois grupos de políticos uns representava a camada pobre da população q seria mais radical e ficava no lado esquerdo do parlamento o outro representava a burguesia e era mais moderada (logico)e ficava no lado direito do parlamento um pequeno detalhe dessa acabou virando esquerda radical e comunista e a direita moderada e capitalista

2006-11-06 02:00:00 · answer #3 · answered by MARCELO A 2 · 0 0

Nossa...to com a Verinha.....no sofá, na cama, no chão...

2006-11-06 01:45:38 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Penso que tenha sentido se pensarmos, na relação: direita = braço direito / aquele que está a favor de nós, em quem mais confiamos. Os empresários utilizam a expressão 'braço direito' para definir a pessoa de cargo de confiança trabalhando direto com o diretor ou emresário, dando-lhe 'carta branca' nas decisões quando ausente. Na política se refere àqueles que estão na situação (em termos de Brasil no momento é o PT), então os partidos aliados são os de direita e os demais seriam os de esquerda... na verdade os que querem ocupar este espaço são os 'esquerdistas'.

2006-11-06 01:44:05 · answer #5 · answered by ☼Miri@M☼ 4 · 0 0

simples quem esta no poder é de direita e os outros partidos que estão fora de esquerda (oposição).

2006-11-06 01:43:26 · answer #6 · answered by South JP 4 · 0 0

Um dia dois sujeitos foram nos tapas pelo poder... um caiu prum lado e o outro, pro outro... foi isso.

2006-11-06 01:36:34 · answer #7 · answered by verinha 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers