English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-11-06 01:16:12 · 14 respostas · perguntado por su 1 em Governo e Política Lei e Ética

por favor emita sua opinião concreta e completa, independente dos seus valores religiosos, culturais ou sociais. Não gostaria de respostas tipo: sim ou não. Justifiquem, é muito importanteb para mim a oipinião de vocês! obrigada

2006-11-06 01:21:53 · update #1

14 respostas

Não. Suponha que venhamos a ter a pena de morte. Acha que quem tem poder, dinheiro e prestígio, que pode contar com bons advogados seria condenado? É claro que não. Continuaria a mesma coisa que se mostra hoje. Só quem seria punido seriam os pobres e que não tivéssem condições de um bom advogado. O que diminuiria a criminalidade seria uma reforma ampla no Judiciário, com contratação de novos funcionários e informatização do mesmo, criando uma rede nacional de informações, diminuindo o tempo de julgamento dos processos, evitando que caiam no esquecimento, e assim a sensação de impunidade. Reforma ampla na legislação. Existem muitas leis que estão ultrapassadas. Melhores condições para os policiais,como armas, veículos e salarios melhores. Porém, se não ocorrer a reforma do judiciário, de nada vale aparelhar a polícia, pois ela prende, mas o tramite judiciário lento invalida a ação da polícia, e sendo assim, muitas vezes o policial não se interessa em prender bandido, pois sabe que em pouco tempo ele estará na rua, e ele e a família estarão em perigo. Importante também seria a mudança do nosso sistema carcerário. Prisões com sistema corretivo para presos que forem considerados "não pergigosos", com o preso tendo que plantar para se alimentar, aprender novas profissões, se alfabetizar e prisões de segurança máxima, para os presos perigosos, separando-os dos outros, para que não "ensinem" o que sabem para os "ladrões de galinha". Também com sistema corretivo, principalmente para que possam pagar com trabalho os danos que vierem a causar com rebeliões. E para que a sociedade se livre do ônus de pagar pela "estadia" de muitos deles na prisão, defendo ainda a privatização do sistema prisional.

2006-11-06 02:21:18 · answer #1 · answered by Brasileiro 5 · 1 0

Sou a favor sim,mas temos que começar por quem faz as leis neste pais.O mal tem que ser cortado pela raiz.

2006-11-06 09:49:43 · answer #2 · answered by sergio f 3 · 1 0

Não. Se não reduziu nos EUA não sei porque reduziria aqui.

O que reduz a criminalidade não é a gravidade da pena, mas a certeza dela. Em outras palavras, é a impunidade que alimenta os índices de violência.

Aqui no Brasil, só iria para a forca os laranjas. Os grandes criminosos permaneceriam livres.

2006-11-06 09:24:41 · answer #3 · answered by Maya 4 · 1 0

Nao querida
A unica coisa que reduziria,excessivamente,seria a populaçao.

2006-11-06 09:23:21 · answer #4 · answered by Joana S 1 · 1 0

Não. Históricamente nenhum país que possui pena de morte, reduziu o indice de criminalidade. Exemplo são os Estados Unidos onde ocorrem crimes bárbaros e lá, na maioria dos Estados, possui a pena de morte.
Precisamos é uma ampla reforma do judiciário, revisão dos códigos penais para que o criminoso cumpra realmente o número de anos a que foi condenado.
Atividades físicas e mentais para os prisioneiros para que não fiquem ociosos, além de uma política séria voltada para a recuperação dos detentos.

2006-11-06 09:22:01 · answer #5 · answered by João Pinto 2 · 1 0

Olá,

A princípio já peço peço perdão, ainda, por discordar integralmente da aplicação da pena de morte ou da prisão perpétua.

* Quanto a pena de morte:

A pena de morte é vedada por uma cláusula pétrea: Art. 5º, XLVII, "a" da Constituição Federal.

As cláusulas pétras são aquelas que possuem uma supereficácia, ou seja, uma eficácia absoluta, como é o caso do § 4º, do art.60, da Constituição Federal. Absoluta, pois contêm uma força paralisante total de toda a legislação que vier a contrariá-las, quer implícita, quer explicitamente. Dai serem insuscetíveis de reforma (Exemplos: arts.1º, 2º, 5º, I a LXXVII,14,18, 34,VII, a e b, 46,§ 1º, 60,§ 4º, da CF de 1988). As cláusulas petreas visam assegurar a Segurança Jurídica e a Soberania do Estado, impossível manter uma organização se pudessemos mudar as leis todos os dias.

A pena de morte, ela só faria o Estado gastar mais dinheiro, pois são, no mínimo, 10 anos de investigação em média: 10 anos comendo, bebendo e gastando com investigação - pois se matar um inocente a indenização poderá chegar a quantia inimaginável.

Após todo o exposto, a minha opinião pessoal é que o problema não são as leis, então nem a Constituição, nem o Código Penal nem nenhuma outra Lei precisa de reforma ou ser jogada fora e fazermos outra.

Afinal, se a pena de morte funcioná-se era só instituí-la em todos os países do mundo e tudos viveriamos felizes para sempre.

B-jos.

2006-11-06 09:45:23 · answer #6 · answered by Si 7 · 0 0

Como você colocou um "se" na sua pergunta eu vou por um "se" na minha resposta. Eu seria totalmente a favor da pena de morte se a justiça funcionasse, se a mentalidade de nosso povo fosse outra que não a lei da vantagem, do "esperto", do fucnionário público da justiça que se acha todo poderoso (delegado, juiz, promotor, etc). Pense num cidadão que cresceu na base da porrada com pai drogado que o surrava três ou quatro vezes ao dia, que tem uma mãe prostituta. Que linguagem esse cidadão vai conhecer senão a da porrada, ele vai se expressar dessa forma e só vai entender esse tipo de linguagem. É fácil p/ quem não conhece ou vivencia a violência ficar teorizando sobre o porquê os vagabundos fazem o que fazem e dizem os teóricos que a culpa é de todos e blá blá blá, enquanto as vítimas sofrem na pele as barbaridades que certos animais que se parecem com seres humanos comentem a torto e a direito. Sou totalmente a favor da pena de morte desde que haja mudanças na mentalidade do povo, senão, do jeito que está, fica fácil eliminar qualquer desafeto, basta eu comprar um juiz e pronto.

2006-11-06 15:17:48 · answer #7 · answered by Paulo Sérgio 2 · 0 1

Se a pena de morte começasse por Brasilia, certamente haveria uma redução da violência. Dai em diante voce poderia votar a vontade os proximos eleitos iriam legislar para o país.

2006-11-06 14:10:44 · answer #8 · answered by dickvigarista 3 · 0 1

Nós já estamos sob o regime de pena de morte minha amiga. Você tem idéia de quantas pessoas morrem no nosso país por causa da subnutrição e falta de cuidados médicos? O descaso dos Governantes e o salário miserável que muitos recebem é a arma branca, utilizada para o extermínio. Então já temos a resposta: a pena de morte só aumenta a violência e a criminalidade.

2006-11-06 11:12:08 · answer #9 · answered by mamita 1 · 0 1

Acredito que não, acho que as penas impostas aos presos, dependendo do crime praticado, deveriam ser ampliadas e talvez até a prisão perpétua, assim quem sabe caisse um pouco o indice de criminalidade.

2006-11-06 10:36:59 · answer #10 · answered by claudioroy s 7 · 0 1

fedest.com, questions and answers