aqui descreve cada um destes tipos ok?
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bomba_at%C3%B4mica
bjos
resuminho:
bomba-h: de fusão nuclear num composto químico de deutério e trítio, produzindo instantaneamente o hélio-4, que por sua vez reage com o deutério.
bomba a: pesados núcleos atômicos do urânio ou plutônio são desintegrados em elementos mais leves quando são bombardeados por nêutrons.
bomba suja: uma bomba não-nuclear que dispersa material radioativo
etc
2006-11-06 00:35:43
·
answer #1
·
answered by @usernamefake 6
·
0⤊
2⤋
As bombas atômicas, também chamadas de bombas de fissão nuclear são aquelas que utilizam isótopos instáveis de elementos químicos pesados, como o uranio ou o plutônio. Possuem também uma carga de explosivo forte, como o TNT. Quando o TNT explode, frações da masa crítica do urânio ( +-1kg) são comprimidas em um ponto central, fazendo gerar pelo menos um neutron livre. Quando esse neutron entra em contato com o urânio enriquecido, os átomos do mesmo começam a partir em elementos mais leves, geralmente bário e kriptônio, liberando com isso uma média de quatro novos neutros livres, que colidirão om novos átomos, repetindo o processo, conhecido como reação em cadeia(incontrolável). Como a massa total do sistema final é um pouco menor do que a inicial, a diferença transforma-se em energia, sendo térmica, de choque e luminosa, utilizando-se a célebre equação de Einstein ( E=mc2).
Um processo semelhante é utilizado em reatores nucleares para fins pacíficos(geração de energia), com a diferença de que nestes equipamentos, barras de carbono grafite, colocadas no coração do reator, diminuem e controlam por absorção, os neutrons livres, tornando a reação controlada. Tirar as barras de segurança (grafite) do reator, tornar-lo-á uma bomba atômica.
A bomba H, ou bomba de hidrogênio é o contrário. Ela utiliza calor e pressão esmagadores para fundir núcleos atômicos mais leves (hidrogênio, em uma mistura de deutério 1H2 e Trítio 1H3, provenientes principalmente da agua pesada) em núcleo mais pesado de hélio 2He4. Neste caso, a energia necessária para a detonação da bomba H provêm de uma detonação de bomba atômica (fissão), ou seja, o que o TNT faz para a bomba A, a bomba A fará para a bomba H. Um processo semelhante ocorre no núcleo do Sol, com a diferença de que os atomos fundidos em hélio são de hidrogênio prótio (o isótopo comum 1H1).
As Bombas sujas são bombas que possuem esplosivos convencionais( TNT, C2, nitroglicerina, etc...) em um invólucro de lixo radioativo. O poder de destruição não está propriamente na explosão e suas consequencias diretas, mais nos malefícios causados pela radioatividade espalhada na atmosfera.
Outra bomba conhecida é a de neutros. Na verdade, a bomba de neutros nada mais é do que uma bomba nuclear de pequeno porte que explode a uma altitude extrema na atmosfera. As ondas de choque e o calor não chegam ao solo com poder de destruição, no entanto, a radiação, principalmente os neutros, de massa relativamente grande, devido à grande velocidade, quebram as moléculas de DNA das células vivas, causando a morte dos organismos sem, contudo, destruir as instalações e cidades-alvo.
Inté
2006-11-06 09:40:26
·
answer #2
·
answered by edmergulhao 3
·
1⤊
0⤋
Urânio, Plutônio (lixo do Urânio), Lixo Nuclear, H3
2006-11-06 08:49:17
·
answer #4
·
answered by Marloned 4
·
0⤊
0⤋