O cerebelo é um órgão que faz parte do Sistema Nervoso suprasegmentar, que se origina da parte dorsal do metencéfalo. A palavra cerebelo origina-se do latim e significa "pequeno cérebro". Sua função básica é a de modular e regular a função motora, coordenando os movimentos, regulando o equilíbrio, o tônus muscular e mantendo a postura.
Abraço.
2006-11-05 23:46:14
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O cerebelo coordena e controla os movimentos musculares, sendo um dos centros motores do cérebro. Tal como o cerebrum, o cerebelo também é dividido em dois hemisférios e possui uma camada intermediária de células brancas envolvidas por camadas de matéria cinzenta (neurônios). Está enervado ao córtex via núcleo talâmico e recebe impulsos aferentes de diversas partes do tronco cerebral. O cerebelo responde pelo controle preciso do corpo - regulagem, equilíbrio e delicadeza dos movimentos. "Imaginemos a arte elegante de um dançarino, a precisão fácil de um tenista profissional, o controle rapidíssimo de um piloto de corridase os movimentos seguros da mão de um pintor ou um músico; imaginemos, também, os saltos graciosos de uma gazela e a sinuosidade de um gato. Sem o cerebelo, essa precisão não seria possível e todos os movimentos se tornariam canhestros e desajeitados. Parece, portanto, que quando aprendemos a fazer alguma coisa nova, seja andar ou dirigir carro, temos em princípio de pensar em cada ação, em detalhe, e o telencéfalo é que assume o controle; quando, porém, essa nova técnica foi dominada, transformando-se numa "segunda natureza", o cerebelo passa a controlá-la. Além disso, é experiência conhecida que, se pensarmos em nossos atos em relação a uma habilidade que foi aprendida, o controle instintivo pode ser perdido temporariamente. Pensar numa habilidade mecânica parece trazer de volta o controle cerebral e, embora uma flexibilidade de atividade seja introduzida com isso, perde-se a ação cerebelar fluente e precisa. Sem dúvida essas descrições são muito simplificadas, mas dão razoável idéia do papel do cerebelo."
2006-11-06 00:30:17
·
answer #2
·
answered by dekinha 2
·
0⤊
0⤋
O cerebelo é a parte do encéfalo responsável pela manutenção do equilíbrio e postura corporal, controlo do tónus muscular e dos movimentos voluntários, bem como pela aprendizagem motora. É formado por 2 hemisférios - os hemisférios cerebelosos, e por uma parte central, chamada de Vermis. O termo Cerebelo deriva do latim e significa "pequeno cérebro".
O cerebelo fica localizado ao lado do tronco encefálico.
Quando o cerebelo é lesado, os principais sintomas são:
* Descoordenação dos movimento (ataxia);
* Perda do equilíbrio;
* Diminuição do tônus da musculatura esquelética.
* Dismetria: dificuldade para "calcular" o movimento. Pode-se testar pedindo ao paciente para que toque a ponta do nariz com dedo indicador.
* Decomposição: os movimentos são decompostos, realizados em etapas por cada articulação.
* Disdiadococinesia: dificuldade para realizar movimento rápida e alternadamente.Pode-se testar pedindo ao paciente que toque com o polegar os dedos indicador e médio.
* Rechaço: ao se pedir ao paciente que flexione cotovelo contra resistência, ao retirar a mão, o braço do paciente tende a ir contra o tórax pela demora da ação da musculatura extensora.
* Tremor: tremor que se acentua ao final do movimento(tremor intencional).
As lesões hemisféricas do cerebelo manifestam-se do mesmo lado afetado. Já a alesão do vérmis acarreta perda equilíbrio com alargamento da base de sustentação na posição bípede e marcha atáxica.
2006-11-05 23:08:37
·
answer #3
·
answered by buggati 2
·
0⤊
0⤋
É o centro coordenador dos movimentos e intervém também no equilíbrio do corpo e na orientação. Apresenta dobras em sua superfície e a substância cinzenta de sua parte cortical penetra no interior da branca, formando arborizações chamadas "árvore da vida"; entre seus dois hemisférios se interpõe uma pequena saliência que lembra um verme chamado Vernix.
O cerebelo constitui a parte posterior e inferior do encéfalo; tem ele contacto com as fossetas inferiores do osso occipi- tal. U ma cissura, a cissura transversal ) separa o cerebelo do cérebro, de modo que o cerebelo parece uma massa nervosa independente. Ela, na verdade, está unida ao cérebro somente por dois prolongamentos: os pedúnculos cerebelares superiores. Também no cerebelo, como no cérebro, a substância cinzenta está na periferia e a substância branca no interior; esta se ramifica no interior do cerebelo como os ramos de uma planta, pelo que os antigos anatomistas a chamaram de "arbor vitae" (árvore da vida). Os pedúnculos cerebelares médios ligam o cerebelo à ponte de Varólio) e os pedúnculos cerebelares inferiores a põem em comunicação com o bulbo ou medula alongada.
O cerebelo está dividido em duas partes por um sulco sagital, pelo que se distinguem dois lobos laterais reunidos, no centro, por um lobo mediano, dito ainda vérmis do cerebelo. Cérebro e cerebelo constituem a parte superior do encéfalo em direto contacto com os ossos cranianos. Entre a massa do cérebro e a do cerebelo, que, de fato, enchem a cavidade craniana, e a medula espinhal que, depois de ter percorrido o canal vertebral, entra no crânio pelo buraco occipital, há um segmento de substância nervosa que faz a ligação - é o tronco cerebral.
O CEREBELO Localiza-se logo abaixo do cérebro e possui seguintes funções:
Coordena os movimentos comandados pelo cérebro, garantindo uma perfeita harmonia entre eles;
-dá o tônus muscular, isto é, regula o grau de contração do músculo em repouso;
-mantém o equilíbrio do corpo, graças às suas ligações com os canais semicirculares do ouvido interno.
CURIOSIDADE
Porque sentimos cócegas? Segundo Nilberto Scaff, do departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas de São Paulo, as cócegas podem ser definidas como uma sensação especial, produzida por um leve roçar ou pela fricção de alguns pontos da pele ou das mucosas, geralmente acompanhada por riso incontido.
A sensação de cósega é gerada pela estimulação de receptores sensitivos cutâneos não-específicos (terminações livre), os mesmos relacionados à sensibilidade dolorosa.
O estímulo geralmente é tátil e suave, para que não haja o desencadeamento de sensações mais desagradâveis, Com a dor.
Além da sensação característica, há a tentativa de afastamento do estímulo da cócega.
Essas oservações levam à hipótese de que as cócegas fazem parte de um conjunto de sensações que incluem a coceira e a dor, e que geram comportamentos de autoproteção, na tentativa de afastar o estímulo potencialmente nocivo.
2006-11-05 22:41:20
·
answer #4
·
answered by ninguem 5
·
0⤊
0⤋