English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-11-05 14:26:53 · 7 respostas · perguntado por lucas s 1 em Ciências e Matemática Geografia

7 respostas

Normalmente, o ar próximo ao solo é bem mais quente que a alguns Km de altitude, pois o solo atua como "reservatório de calor", guardando calor e soltando aos poucos , consequentemente aquecendo o ar. Assim o ar quente que está embaixo sobe, levando poluentes, e o ar frio e limpo que está em cima desce para perto do solo.Porém no inverno, o solo não aquece o suficiente, não passa calor para o ar, e o ar que esta perto do solo cheio de poluentes, não aquece e não sobe, levando os poluentes para as camadas mais altas da atmosfera. Isto é a inversão térmica, e suas consequencias indiretas (os poluentes perto do solo são as diretas), são uma maior incidência de problemas respiratórios.

2006-11-07 11:59:54 · answer #1 · answered by Anonymous · 3 1

É um aumento da temperatura nas camadas atmosféricas superiores. Isto causa uma espécie de barreira à circulação de ar, o que dificulta a dispersão dos poluentes das grandes metrópoles.

2006-11-05 14:42:34 · answer #2 · answered by PC 2 · 5 0

é um fenômeno meteorológico que ocorre principalmente em metrópoles e principais centros urbanos. As radiações solares aquecem o solo e o calor que fica retido no mesmo irradia-se, aquecendo as camadas mais baixas da atmosfera. Essas camadas, que já estão quentes, ficam menos densas e tendem a subir, formando correntes de convecção do ar. Os poluentes, por serem mais quentes que o ar (portanto, menos densos) sobem e irão dispersar-se nas camadas mais altas da atmosfera.

2006-11-05 14:35:06 · answer #3 · answered by FRISSON 6 · 3 1

é quando muda de quente para frio e de frio para quente.

2006-11-08 05:50:07 · answer #4 · answered by sonic 2 · 2 3

Inversão térmica é uma camada atmosférica de espessura da ordem de uma centena de metros que ocorre no topo da Camada Limite Planetária (CLP), a uma altitude da ordem de 1 km sobre áreas continentais, e onde o gradiente térmico (gradiente vertical da temperatura do ar) decresce com a altura numa razão menor que 10 graus por km (gradiente adiabático).

Se uma parcela de ar ascender de forma adiabática, i.e., sem trocar calor com o ambiente, ela esfriará a uma taxa de 10 graus por km, aproximadamente. Assim, dentro de uma camada de inversão térmica, ela se encontrará mais fria que o ambiente e portanto com uma densidade relativa maior que a do ar ambiente. A parcela sofrerá uma aceleração retardante e por isso tenderá a voltar para o seu nível de partida (que pode ser considerado seu nível de equilíbrio estático). è um caso de estabilidade estática.

De forma similar uma parcela que se desloque para baixo sem trocar calor com o ambiente externo (de forma adiabática) tenderá a se aquecer mais rapidamente que o ambiente (aquecimento adiabático) de forma que sofrerá a ação de uma aceleração retardante que tenderá a colocá-la em seu nível original. Por essa razão parcelas de are (poluído ou não) que entrem na camada de inversão térmica tendem a não ultrapassá-la.
 

2006-11-05 15:06:26 · answer #5 · answered by "automat" 2 · 2 3

Há vários significados, pode ser um choque térmico, como uma pasteurização ou um processo de têmpera em metais, ou pode se tratar de um fenômeno meteorológico que foi descrito aí, mas que na prática significa que um dia quente e seco pode resultar em uma noite úmida e fria na superfície do solo. E por aí vai...

2006-11-05 14:43:23 · answer #6 · answered by calculator819 4 · 0 4

é quando vc vira o termometro de ponta-cabeça.

2006-11-05 14:35:04 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 9

fedest.com, questions and answers