English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

15 respostas

Comprovado estatísticamente, o brasileiro é um dos povos que menos lê no mundo.
Porisso escreve tão ruim.
É também um povo que tem raiva de quem se informa.
As pessoas melhor informadas são escarnecidas pelo grupo.
Frases que excluem a pessoa do grupo são constantes no nosso dia-dia, tais como:
"Sabe tudo!", ditas quando alguém responde a uma pergunta meio que "difícil" a um grupo de pessoas. Um faz a pergunta, o outro responde e um terceiro por ciúme solta uma frase dese tipo para "aparecer".
No exterior, o brasileiro tem fama de ser ciumento e puxador de tapete porque não sabe e tem raiva de quem sabe.
Sinto muito , mas essa resposta é o resultado de estudos que fiz sobre pesquisas desse tema, quando eu estava na faculdade cursando ciências sociais.
O que me levou a pesquisar sobre esse tema é que eu fui repreendido pelo diretor da escola (Senai - PR) que eu lecionava.
Ele disse para eu "pegar leve" com os colegas e me ater a respostas técnicas e menos detalhadas porque ninguém estava interessado em saber que eu era "sabidão". Fiquei pasmado de ver que professores se recusavam em aprender e não gostavam de outros professores que tinham conhecimentos que ultrapassassem o seu conhecimento profissional.
Pedi demissão para não "emburrecer" dentro de uma escola. É mole ou quer mais?
Note que o normal do brasileiro é procurar uma escola somente quando perde o emprego e se consegue um novo emprego, abandona o curso.
Cultura, no Brasil, é confundida com burguesia (poder aquisitivo).
São tristes realidades, mas são a nossa realidade.
Sinto muito mesmo.
Abs

2006-11-05 11:54:17 · answer #1 · answered by Químico 7 · 5 0

Adoro ler. Tenho uma biblioteca com muitos, mas muitos livros. E sempre vou comprando mais. Como estão muito caros compro em sebos.
Dê OS PONTOS PARA O "QUÍMICO". A resposta dele é o retrato fiel do que acontece. Parabéns a vc ter feito esta pergunta e parabéns ao Químico.

2006-11-05 20:22:22 · answer #2 · answered by irenemaria 6 · 1 0

Não,é fato querida..mas o poder aquisitivo versus o preço dos livros hj em dia,só aumetna a distância do brasileiro deles,infelizmente. Mas eu penso tbem isso se deve à preguiça dos caras irem por exemplo a uma Biblioteca Pública....com certeza.Pois se ela tá lá,pra servir a qq pessoa e é gratuita..o que impede às pessoas de irem até lá?

E tem outra: o nosso amado país é o "país do futebol",onde se pensa que só se ganha $ assim,e outra ,depois de ouvir o nosso digníssimo Presidente declarar que "Ler é chato",aí meu,poutz,aí quem é influenciável ai cair na grande bobagem de acreditar nele e se ferrar na vida.... só pq virou Presidente sem estudar,acha q isso procede pra todos? Então,ele deveria extinguir as faculdades e escolas do Brasil,aí o país teria menos gastos e todos poderiam ser no futuro seus parceiros...rsssss


Pra finalizar: eu não vivo sem livros.São meus grandes amigos, depois dos amigos de infâcia. ;o)

Abs
Alessandro

2006-11-05 19:36:27 · answer #3 · answered by Alessandro 4 · 2 1

Eu adoro ler livros. Mas a questão que você levantou, infelizmente, não tem nada de lenda. Estatisticamente, lemos muito pouco. Menos até que muitos de nossos vizinhos na América Latina. Os jornais no Brasil, por exemplo, vendem muito pouco por habitante comparado a países europeus, por exemplo.

Abraço!

2006-11-05 19:33:54 · answer #4 · answered by Dave 3 · 1 0

a leitura é uma ótima terapia.ler também é um exercício.

2006-11-06 20:35:57 · answer #5 · answered by Bibliófilo 3 · 0 0

Amo ler, adoro leituras, mas a fama do brasileiro não é lenda, a minoria é que gosta de leitura, a maior parte da população não gosta ou não possui acesso, é lamentável.

2006-11-06 10:38:25 · answer #6 · answered by Rafaela Paiva 2 · 0 0

Sim. Lê pouco e o que lê mal sabe interpretar.
Porque ler muito sem compreender a mensagem não é ler. Mesmo por diversão, o leitor precisa assimilar o assunto, entender, interpretar para poder se divertir. Se uma pessoa lê uma piada mas não entende, com certeza não se diverte.

Para se ler bons livros, em cidades grandes há bibliotecas públicas. Nos Sebos também, existem obras excelentes por preços irrisórios. O problema não é o preço do livro e sim a preguiça de ler ...e, logo encontram um discurso pronto responsabilizando alguém pela má vontade de ler.

Se a pessoa quer ler e se informar, não precisa ler somente livros recém-editados. Pode ler também "jornais de ontem" e livros velhos ou antigos. O bom leitor se conhece pela forma como ele se expressa na linguagem oral e na escrita e não pelo seu diploma.

Leitura compulsiva não é saudável. Como tudo em exagero: é um ato inconsciente e nocivo. O importante é a QUALIDADE E NÃO A QUANTIDADE.

Veja também: http://www.psicopedagogia.com.br/opiniao/opiniao.asp?entrID=477

"QUEM NÃO LÊ É SERVO".<><

2006-11-05 23:44:32 · answer #7 · answered by aeiou 7 · 0 0

brasileiro tem preguiça de ler quadro de aviso, panfleto, contrato, tudo!! Imgina, sentar para ler um livro, nem pensar, preferem estar assitindo a novelinha da Globo.

2006-11-05 20:27:24 · answer #8 · answered by Cherry c 6 · 0 0

O brasileiro é um povo ignorante na sua grande maioria. Veja que aqui no YR as pessoas cometem erros grosseiros de português. Isso prova que as pessoas não estão lendo o suficiente.

2006-11-05 19:41:38 · answer #9 · answered by VINGADOR 4 · 1 1

não sei mas...

ler não é tudo, ler não passa de um sistema de transferência de informação(do livro para a cabeça da pessoa) - então o método de transferência de informação pouco importa, pode ser por meio audiovisual, áudio, leitura, etc... tudo é transferência de informação a partir de uma fonte para a cabeça da pessoa

o método de transferência não importa, o que importa é a qualidade da informação

melhor ler um livro bom do que 100 livros errados

2006-11-05 19:38:24 · answer #10 · answered by Anonymous · 1 1

fedest.com, questions and answers