Devido a um efeito denominado estroboscopia.
Esse efeito pode ser visto na televisão, ou quando a roda está sendo iluminada por uma lâmpada de mercúrio.
Acontece que uma lâmpada de mercúrio pisca em uma freqüência tão alta (120Hz) que o olho humano não consegue perceber essa piscada. Porém você só consegue ver a roda do carro quando ela está iluminada. Nos centésimos de segundo que a luz está apagada, seu olho não capta a imagem da roda.
Dependendo da velocidade da roda, entre uma piscada e outra da lâmpada o aro da roda é iluminado sempre em uma posição um pouco anterior do aro da frente. Você tem então a impressão de que ela está girando para trás.
Na televisão a imagem pisca em uma freqüência de 24 imagens por segundo. Você pode fazer uma experiência interessante com o efeito estroboscópico da televisão.
Em um quarto escuro, ligue uma televisão. Agite uma caneta na frente da imagem da televisão e ela parecerá multiplicar-se em várias canetas. A tela do computador também dá esse efeito (exceto em telas de LCD). Se você tem um monitor comum, faça isso agora mesmo: agite uma caneta na frente dele.
2006-11-05 11:34:43
·
answer #1
·
answered by Dario 5
·
0⤊
0⤋
A proporção que aumenta a velocidade do automóvel , também aumenta a frequência , ou seja o número de voltas que ela dá em determinado tempo.
A nossa retina somente percebe duas posições simultâneas de um ponto da roda se o intervalo de tempo entre eles for de pelos menos um décimo de segundo. Se o tempo para que esse ponto dê uma volta for igual a um décimo de segundo você verá o ponto sempre no mesmo lugar , porém se for inferior a um décimo de segundo você verá esse ponto numa posição inferior ao de uma volta , dando a impressão que ele se deslocou para trás .
2006-11-05 07:37:39
·
answer #2
·
answered by LsAlpha 4
·
2⤊
0⤋
Ja foi respondido..e bem
2006-11-06 07:39:38
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Esta impressão só é vista na televisão. A imagem na televisão é formada pôr 60 quadros pôr segundo, ou a cada 1/60 segundos temos uma imagem parada que devido a persistência da imagem na retina nos dá a impressão de movimento.
Se a cada imagem mostrada a roda for mostrada com um leve deslocamento para trás teremos esta impressão.
2006-11-05 10:29:32
·
answer #4
·
answered by Paulo Moral 2
·
0⤊
0⤋