English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

A ciclo econômico social vem da capacidade de produção, portanto tangibilizar financeiramente falando. Ou a doação de tributos simbólicos em meio a sociedade carente - como fundo perdido, através de representantes políticos regionais?
A capacitação empreendedora orientada e facilitada por associações e cooperativas?

2006-11-05 06:51:08 · 2 respostas · perguntado por Sophia 3 em Governo e Política Governo

2 respostas

A capacidade de produzir p/ desenvolver e a distribuição de renda tem uma relação direta com o sucesso de um país, os dois fatores precisam andar juntos - crescimento econômico não significa necessariamente desenvolvimento. Vou tentar explicar melhor:

Existem dois tipos de crescimento:
-O aumento do PIB, Produto Intrerno Bruto.
-O aumento de RENDA, o "verdadeiro" crescimento.

Se num país durante um período ocorrer apenas o aumento do primeiro, isso será um crescimento limitado, q está ligado apenas ao que foi produzido com a capacidade produtiva existente. Por outro lado, se ocorrer juntamente com o primeiro o aumento do segundo, isto representará um crescimento sustentável, de longo prazo, que é um fenômeno de ampliação da capacidade produtiva, do poder de compra, acumulação de riqueza, qualidade de vida, oferta de serviços, nichos de mercado,tecnologia- um ciclo virtuoso.

O crescimento econômico é hoje uma questão central no debate político do Brasil. Com a estabilização da inflação, o maravilhoso Plano Real e a conclusão de importantes reformas estruturais, os políticos (em geral da direita) acordaram novamente para a importância do crescimento da renda. Duas são as razões:

Primeiro, o desenvolvimento econômico brasileiro no período 1980-2000 mostrou-se muito inferior a sua trajetória histórica. Nesse período, a renda per capita em reais cresceu a uma taxa média de 0,6% ao ano, bem inferior à média do período 1949-1979, de cerca de 4,41%. Esta performance é bastante inferior àquela conseguida pelos países desenvolvidos e por alguns países em desenvolvimento, principalmente do Leste Asiático.

Segundo, essa performance insatisfatória do crescimento da renda estagnou tmbém os indicadores sociais, especialmente pobreza e desigualdade. Em seguida(após 1992) houve uma piora no índice de desemprego p todas as regiões metropolitanas. Isso gerou por sua vez uma queda na renda familiar per capita. Depois agravou-se a vilolência, os gastos, os impostos... Um ciclo vicioso.

Conclusão: Se o PIB não parou de crescer, pq essa decadadêcia após os anos 80? Porque o crescimento econômico a partir desse período não foi mais acompanhado pelo crescimento da renda.

O Brasil q cresceu nas últimas duas décadas foi praticamente um só, o da classe rica. Mas ñ significa q agora devamos crucificá-los, mesmo porque, eles não tem culpa. Com o sucesso recente dos Tigres Asiáticos ficou evidente que a falha ocorreu na Educação.

2006-11-08 00:12:09 · answer #1 · answered by ஃ panen et circenses ஃ 7 · 4 0

Olá !
Na verdade, toda e qualquer forma de investimento, ela é considerada como fundo perdido,quando se fala na sociedade e suas mazelas. Acredito que um imposto mais justo,onde visando não apenas recolher, más aumentar as faixas de recolhimento justo dos cidadãos, com a obrigatoriedade de investimento retornável a própria sociedade que recolhe por região. Quando se aplica visivelmente o que se arrecada, aumenta e estimula as contribuições. Falta seriedade, e daí, falta a distribuição das rendas.

2006-11-05 14:58:17 · answer #2 · answered by Vander texas 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers