English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O que é DMA e para que serve?
O que é o CI 8257 e como ele pode ser usado junto com o 8085?
Cite alguns dispositivos que utilizam a tecnologia DMA e suas vantagens sobre aqueles que não utilizam.

Obrigado a todos que me ajudarem!!

2006-11-05 06:19:52 · 10 respostas · perguntado por Anonymous em Computadores e Internet Outros - Computadores

10 respostas

:: Hardware
HDs Parte 2: IDE e DMA


Introdução

Na parte 1 deste artigo foi mostrado o surgimento do HD e como este é constituído internamente. Nesta segunda e última parte, serão mostradas as tecnologias IDE e DMA.

O padrão IDE

IDE é a sigla para Integrated Drive Electronic (em português, Eletrônica de Integração de Unidade). Trata-se de uma tecnologia que surgiu na época do processador 386 para solucionar o problema que envolvia o aumento de ruído (interferência, perda de dados) quando fabricantes de HDs aumentavam a capacidade de armazenamento de seus discos. Esse ruído ocorria entre o disco e a controladora do HD. Os ruídos, devido a sua natureza de causar perda de informações, fazia com que a controladora solicitasse várias vezes o reenvio dos dados naquele momento. Com isso, naquela época, não era recomendável aumentar a capacidade dos HDs.

Mas como esse aumento era uma necessidade real, houve várias pesquisas para encontrar soluções. A empresa Western Digital foi a que mostrou uma solução viável e considerada por alguns, até relativamente simples. A companhia apresentou no ano de 1986 um HD parecido com os padrões ST-506 e ESDI usados naquela época. A grande diferença era que o cabo que ligava os discos à controladora, não existia mais. A controladora passou a estar integrada na placa de circuitos do próprio HD e os ruídos não existiam mais. Essa solução foi chamada de IDE e tornou-se padrão para discos rígidos. Isso deixa claro que antigamente a controladora não ficava "dentro" do HD.

ATA, ATAPI e EIDE

Pessoas que conhecem pelo menos um pouco sobre as técnicas de montagem de computadores, sabem que nos conectores na placa-mãe que permitem instalar o HD, é possível também conectar drives de CD-ROM/gravadores de CD-ROM, Zip Drives, etc. Estes dispositivos utilizam o mesmo tipo de cabo utilizado na conexão do HD (flat cable de 40 ou 80 vias). Para que isso seja possível, é utilizado um padrão conhecido como ATAPI, que é uma sigla para "AT Attachment Packet Interface. Na conex㯠de HDs usá-se uma interface denominada ATA (AT Attachment). Vale citar que o próprio computador, através de seu BIOS e/ou chipset da placa-mãe, reconhece quando utilizar a interface ATA ou a interface ATAPI.

Já o padrão EIDE (sigla para Enhanced Integrated Drive Eletronic), refere-se a uma melhora na interface IDE, que consiste em um aumento na velocidade de transferência de dados do HD e permite que num mesmo conector IDE seja instalado dois dispositivos. Por exemplo, um HD e um drive de CD-ROM ou simplesmente dois discos rígidos. A interface IDE vem integrada na placa-mãe através do chipset. Ela é dividida em dois canais, sendo um principal e o outro secundário. Com isso, é possível instalar até 4 dispositivos, pois cada IDE disponível, suporta até dois drives, conforme já dito. É importante frisar que a interface EIDE tem um concorrente: o padrão SCSI, que é bem mais eficiente, porém muito mais caro. Por esta razão, o padrão SCSI só é usado em aplicações que necessitam de alta performance. A imagem abaixo mostra os dois conectores IDE numa placa-mãe.



Tecnologia DMA

Antigamente, somente o processador podia acessar os dados diretamente da mem󲩡. Com isso, se qualquer outro componente do computador precisasse de algo na memória, teria que fazer este acesso por intermédio do processador. Com os HDs não era diferente. Como conseqüência havia um desperdício dos recursos de processamento. A solução não demorou muito a aparecer. Foi criado um dispositivo chamado Controlador de DMA (Direct Memory Access - Acesso Direto à Memória). Como o próprio nome diz, com essa tecnologia, tornou-se possível o acesso direto à memória pelo HD ou pelos dispositivos que usam a interface IDE, sem necessidade de "auxílio" do processador.

A comunicação do computador com os HDs propriamente ditos, é feita por um circuito conhecido como PIO (Programmed I/O). A taxa de transferência de dados do disco rígido para o computador depende do modo PIO utilizado. Veja a tabela abaixo:

Modo PIO
Taxa de transferência

Modo 1
5,2 MB/s

Modo 2
8,3 MB/s

Modo 3
11,1 MB/s

Modo 4
16,6 MB/s

Modo 5
22 MB/s


HDs Ultra-ATA

Hoje em dia, praticamente todos os HDs IDE lançados trabalham com o padr㯠Ultra-ATA (também conhecido com UDMA - Ultra-DMA). Este padrão, permite a transferência de dados numa taxa de pelo menos 33,3 MB/s. Essa tecnologia, no entanto, não funciona se só for suportada pelo HD. É necessário que a placa-mãe também a suporte. Caso contrário, o HD trabalhará com uma taxa de transferência mais baixa. Veja o porquê: existe 4 tipos básicos de Ultra-ATA: UDMA 33, UDMA 66, UDMA 100 e UDMA 133. Os números nestas siglas representam a quantidade de megabytes transferível por segundo. Assim, o UDMA 33 transmite ao computador dados em até 33 MB/s. O UDMA 66 faz o mesmo em até 66 MB/s e assim por diante. Agora, para exemplificar, imagine que você instalou um HD UDMA 133 em seu computador. No entanto, a placa-mãe só suporta UDMA de 100 MB/s. Isso não significa que seu HD não vai funcionar. O que vai acontecer é que seu computador somente trabalhará com o HD com taxa de transferência de até 100 MB/s e não a 133 MB/s, que é a taxa máxima que seu HD suporta.

Finalizando

Para finalizar este artigo, veja dois fatos curiosos. O primeiro é que quando a IBM lançou o HD 3340, houve um versão com capacidade de 60 MB, sendo que 30 MB eram fixos e os outros 30 MB eram removíveis. Essa característica fez este HD ganhar o apelido de "30-30". No entanto, existia um rifle chamado Winchester 30-30 e logo, a comparação entre os dois foi inevitável. Como conseqüência, o HD passou a ser chamado também de Winchester, nome que é usado até hoje por algumas pessoas, que mal fazem idéia de que este nome veio de um arma.

A outra curiosidade é que os HDs antigos tinham um problema: o motor de movimenta磯 dos cabeçotes era lento. Isso porque se por exemplo, o cabeçote está localizado no cilindro 0 e precisa acessar o cilindro 20, ele o fazia pulando de cilindro em cilindro, até alcançar o de número 20. Hoje em dia, os cabeçotes vão diretamente até o cilindro requisitado.

Para ver a primeira parte deste artigo, clique aqui. Você também pode consultar o artigo sobre o padrão ****** ATA para HDs.

Escrito por Emerson Alecrim - Publicado em 30/06/2003 - Atualizado em 27/01/2004

Enviar por e-mail Página inicial Voltar del.icio.us






Várias marcas registradas aparecem nas páginas deste site. O InfoWester declara estar utilizando tais nomes apenas para fins
informativos, em benefício exclusivo do dono da marca registrada, sem intenção de infringir as regras e leis de sua utilização.
Os artigos desenvolvidos pelo InfoWester estão sob uma Licença Creative Commons. InfoWester 2006 - Propagando conhecimento. ESPERO TER TE AJUDADO.

2006-11-05 06:37:26 · answer #1 · answered by ? 7 · 3 0

eu não sei....
mas se for mesmo a pessoa da foto... cara vc é muito lindu...
sorte de quem é sua namorada... pq com certeza vc tem namorada!!!! vc é um gato....
bjuss

2006-11-05 14:29:44 · answer #2 · answered by Líbera M 2 · 1 0

O acesso de memória direta (acesso direto da memória) permite que determinados subsistemas da ferragem dentro de um computador alcancem a memória de sistema para a leitura e/ou a escrita independentemente do processador central. Muitos sistemas da ferragem usam o acesso direto da memória including controladores da movimentação de disco, cartões dos gráficos, cartões da rede, e cartões sadios. Os computadores que têm as canaletas de acesso direto da memória podem transferir dados a e dos dispositivos muito mais rapidamente do que computadores sem uma canaleta de acesso direto da memória. Isto é útil para aplicações real-time.

2006-11-08 20:03:21 · answer #3 · answered by bruxinha_bem 4 · 0 0

Interessantes suas perguntas Pedro.
pena que eu também estou procurando respostas para as mesmas.
nao estou conseguindo encontrar tudo
fernanda 3MA

2006-11-06 15:52:31 · answer #4 · answered by fernanda s 1 · 0 0

DMA = direct memory acess = acesso direto a memoria.

Nao tenho ideia do q eh CI 8557

O DMA permite q alguns dispositivos acessem a memoria sem pedir permissao ao processador, fazendo o serviço apenas com o chipset. Por exemplo, os HDs.

Os HDs acessam a memoria sem a necessidade da permissao da CPU. Isso libera a CPU pra se dedicar a outras tarefas e vc ganha em performance no seu sistema.

os HDs DMA e UDMA possuem essa tecnologia e sao mto superiores ao sem DMA, q hj praticamente ja estao extintos.

2006-11-05 15:34:24 · answer #5 · answered by EH LULA LA 2 · 0 0

DMA
Autor: Gabriel Torres Última Atualização: 06 de janeiro de 2006
Categoria: Placas-Mãe
Direct Memory Access - Acesso Direto à Memória
Normalmente o único componente que acessa a memória RAM da máquina é o processador. O recurso DMA permite que outros componentes também acessem a memória RAM diretamente, como discos rígidos, o que aumenta o desempenho na transferência de grande quantidade de dados.

Nos primeiros PCs havia um circuito chamado controlador de DMA (originalmente este circuito era o 8237 e posteriormente este circuito passou a estar integrado no chipset da placa-mãe, em um circuito chamado ponte sul), que era responsável por gerenciar estas comunicações.

Nos sistemas baseados no barramento PCI, este recurso é nativamente suportado pelo barramento PCI (neste barramento o DMA é também chamado de Bus Mastering), não necessitando mais de um controlador a parte como nos primeiros PCs. Cada periférico pode, se quiser, acessar diretamente a memória RAM usando esta técnica.

Termos Relacionados:


IRQ
Links Relacionados:


http://www.pcguide.com/ref/mbsys/res/dma/index.htm
http://www.clubedohardware.com.br/artigos/1055

2006-11-05 14:39:10 · answer #6 · answered by ? 2 · 0 0

Cara, pindura minha dívida junto c/ da colega acima, e qdo vc souber nos conte. Valeu?????

2006-11-05 14:30:18 · answer #7 · answered by 4 · 0 0

Porque?
O seu marido está duvidando que o filho é dele e ele quer fazer teste de DMA?
Não deixa não. Ele tem que confiar na mulher que tem.

2006-11-05 15:06:04 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 1

O termo DMA é um acrônimo para a expressão em inglês Direct memory access. O DMA permite que certos dispositivos de hardware em um computador acessem a memória do sistema para leitura e escrita independentemente da CPU.

2006-11-05 14:35:13 · answer #9 · answered by fcocarlos 3 · 0 1

sinto mt.....mas não sei não...
kkkkkkkkkkkkk
tô te devendo....

2006-11-05 14:26:08 · answer #10 · answered by FRISSON 6 · 0 2

fedest.com, questions and answers