English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

A Igreja Católica, desde antes do Renascimento Cultural ocorrido em toda Europa, acumulava terras doadas pelos fieis ou dadas por eles para conseguir o "céu".
A questão é que , tem tanta gente no mundo que nao tem o que comer, nem onde morar... e essas terras e esse dinheiro inutilizado da Igreja ai.
Os grandes devotos da Igreja sao pessoas pobres, que passam por dificuldades, e vão la pedir milagres a Deus.

Seria uma grande solução para os problemas mundiais a doação dessas terras que um dia foram de fieis, para os novos fieis da atualidade que nao tem nada.

2006-11-05 02:51:22 · 21 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Outras - Sociedade e Cultura

21 respostas

Imagina a Igreja dizendo que vai distribuir terra, e o monte de fieis falsos so interessados em bens materiais que voce ia conseguir atrair... Isso nao funciona. A Igreja ajuda de varias formas, seja atraves de doacoes, seja atraves de trabalhos voluntarios. Agora vou provocar um pouco: voce acusa a Igreja Catolica. E as ingrejas neo-pentecostais, que EXTRAEM dizimos absurdos de seus fieis pobres, que ja nao tem o que comer e enchem mais ainda a conta bancaria do pastor??? Outra coisa minha amiga: a Igreja Catolica infelizmente perdeu a grande maioria dos fieis pobres para as neo-pentecostais. Entao nao tem mais pobre catolico nao, e portanto os fieis da Igreja nao precisam de esmola. Os pobres agora sao todos evangelicos.

2006-11-05 03:02:19 · answer #1 · answered by Patricia M 4 · 3 1

vou tentar sem bem clara...porque cavalo de muitos donos morre de fome...como assim? a igreja tem muito mesmo mas não é de ninguém por isso os padres tem poucos as paroquias tem pouco...e a comunidade sempre ajuda a igreja não é aquele lugar que as pessoas leigas acham que é...há igreja somos nos comece por vc e vai saber oq realmente é a igreja...ajude o proximo...Que Deus te abençoe.

2006-11-05 12:03:43 · answer #2 · answered by mikrikac 2 · 1 0

Olá,

Corretíssima a sua colocação...Muito inteligente...
Somos guiados pelas autoridades religiosas das igrejas para fazer o bem ao próximo,enquanto é dever da igreja de dar o exemplo...

Raciocinando,Jesus andava com um cajado de madeira, com roupas muito simples e não acumulava riquezas nem fazia questão de comer qualquer coisa com os pobres cidadãos...Dormia ate debaixo de uma arvore.Exemplo mais alto de compaixão,amor, justiça e socialismo.

De outro lado nos vemos que os sacerdotes de hoje fazer todo ao contrario...Cajados de ouro,roupas das mais caras,dormem em camas das mais confortáveis...

Onde esta o exemplo de nosso senhor Jesus?!?...

Onde estão as leis de DEUS a serem seguidos?!?

Se a igreja fazia a sua parte e as suas obrigações,não estaremos questionando os comportamentos dela hoje e agora.Claro que nos estamos e devemos continuar fazendo a nossa parte, na medida das nossas possibilidades.Estamos dando sim,um pouco do pouco
que nos temos.

Consideramos o caso do nosso BRASIL,a igreja é capaz de resolver o problema junto com o governo claro.

Você tem toda razão,continue questionando, e a aqueles que pedem para que darmos o exemplo eu pergunto: o exemplo vem do súdito ou da autoridade?

Beijos

2006-11-05 11:37:13 · answer #3 · answered by J S 4 · 1 0

V fala em "muito dinheiro" mas não se dá conta do que isso possa significar. Imagine alguém que é proprietária da NESTLÉ (a segunda companhia de alimentos do planeta com 120 000 empregados) e aí está: é o Vaticano. Imagine a maior proprietária de imóveis no planeta (leia ou veja o filme o Poderoso Chefão parte III) e verá a influência da Máfia no caso.No entanto, é ela, a Igreja Apostólica Romana a maior proprietária de imóveis no planeta. Leia "Biografia Não Autorizada do Vaticano" (atualmente nas livrarias) e v vai entender um pouco melhor o motivo de não se dividir com pobres as imensas e fantásticas fortunas do Vaticano. Porém não esqueça que na virada para o século 19 os franceses meteram a mão no Vaticano e "aliviaram" aquele peso todo. SEMPRE pediram esmolas em nome de um homem - chamado Cristo - como qualquer um de nós que apenas dizia "perdão, amor e caridade". Enfim, melhor v não querer saber o porquê. E não, isso não seria "distribuição de renda", sob hipótese alguma. "Distribuição de renda" é OUTRA coisa.

2006-11-05 11:34:27 · answer #4 · answered by edchaves77 1 · 1 0

Concordo, Raíssa, mas não é só a igreja católica. Tantas outrs vivem pedindo dinheiro e terras, argumentando q nada nos pertence, mas sim a Deus, e ao invés de dar a quem precisa, tiram o pouco que tem Conheci uma senhora que deu sua casa para um pastor, e ficou sem ter onde morar, td em troca de 'milagres' que não aconteceram, e ainda ela foi culpada de não ter fé suficiente.

Com certeza, se distribuídos de forma adequada, solucionaria o problema de muita gente, mas afonte do problema ainda estaria presente, ou seja, a GANÂNCIA. Portanto, mesmo com uma distruição justa de terras e de renda, a ganância ainda impediria o sucesso disso.

Eu acredito que, para determinadas situações, em especial essas, só Deus pode resolver, e creio que isso ocorrerá um dia!

Abraços

2006-11-05 11:01:16 · answer #5 · answered by xx 4 · 2 1

Esses bens da Igreja são finitos e os necessitados aumentam todos os dias. É desproporcional.

2006-11-05 10:55:02 · answer #6 · answered by Luzitani 5 · 2 1

Não é só a igreja Católica que esta acumulando riquezas ,pois vemos umas muito mais novas com um poderio econômico surpreendente, se todos ajudassem suas ovelhas ,acho que muito da pobreza e do abandono seria resolvido. bjsssssssssss

2006-11-08 19:37:59 · answer #7 · answered by susi_gaucha 7 · 0 0

Por que é bem mais fácil fazer cortesia com o chapéu alheio... é muito fácil distribuir os bens quando eles são dos outros.

2006-11-05 22:58:39 · answer #8 · answered by Re 2 · 0 0

O mundo não é feito só de terras,dinheiro,ouro,etc... Existem outros valores muito mais necessários a vida que o dinheiro ajuda a colocar em prática. Muitos padres e freiras tb passam necessidade,e ninguem ve isso na mídia. Quando alguns párocos querem adotar um sistema comunitário de partilha, muitas pessoas dizem não, desse modo ajudam a dizer sim a um sistema desigual e a igreja tb se adapta a esse sistema, e mesmo assim continua o evangelho; Se faz pobre aos pobres, rica aos ricos, classe média aos remediados, e ainda aceita muitos sincretismos absurdos dos fiéis. Muitas pessoas tem uma ou várias personalidades, e se fazem de pobres para receber doações depois mudam e viram espetalhões, Eu como evangelisador já maduro não enxergava no passado o que vejo hoje. Mas ainda existem santos por aí; Irmã Doroti,Madre tereza de calcutá, e outros anônimos sem fim que ainda estão vivos. A riqueza espiritual, essa sim é a função da igreja partilhar. Justiça humana cabe a cada um de nós realizar e não só a igreja. Se dividíssemos todos os bens da terra em partes iguais a insatisfação aumentaria, as pessoas não sabem o que realmente é uma necessidade material, elas se assemelham as crianças quando enjoam de seu brinquedos. Uma ação importante dos governos é massificar a educação, as crianças sempre serão as maiores vítimas das injustiças e merecem as prioridades.

2006-11-05 15:06:31 · answer #9 · answered by Anonymous · 1 1

Porque a Igreja (ou as igrejas, todas elas) é uma empresa, como qualquer outra. Se ela doar seus bens, ela acaba. E empresa nenhuma doa seus bens ao povo. Além disso não resolveria nada, pq a pobreza iria continuar aumentando. E o povo, com sua ignorância, se não puder se apegar às esperanças das igrejas, eles perdem seu chão e vão ao caos total.

2006-11-05 11:09:37 · answer #10 · answered by Eduardo T 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers