Uma economia só cresce com a sua atividade produtiva cresce. Para isso é necessário investimento. Ora, a taxa de juro representa praticamente o preço do dinheiro no mercado. Assim, se a taxa de juro for alta, o dinheiro fica caro e os investidores não investem, preferindo colocar o dinheiro no Banco a render juros. Também as empresas endividadas ficam cada vez mais oneradas, acabando por fechar. Do mesmo modo e, pelas mesmas razões, os consumidores gastam menos porque o recurso ao crédito para aumentar as suas compras fica caro e desmotivador. Não havendo consumo nem investimento, ou seja uma menor demanda e uma quebra na oferta ( menos empresas!) a economia não cresce e o país fica mais pobre.
No entanto, as coisas nem sempre são assim tão lineares. Por vezes e temporariamente, um Governo tem que recorrer a uma elevação da taxa de juro para combater a inflação. Ou seja retirando poder de compra aos consumidores,estes ficam com muito menos meios de aquisição protelando as suas compras, a demanda baixa e exerce menos pressão sobre a oferta, fazendo baixar os preços. Diminuindo a inflação, baixa a taxa de juro, incentivando maior investimento e, por isso, aumentando a capacidade produtiva da economia. São tudo isto medidas de política financeira e orçamental, que qualquer governo terá que adotar quando quer equilibrar as finanças publicas e intervir no desenvolvimento sustentado da economia.
Parece complicado mas não é!!!!
2006-11-06 10:43:36
·
answer #1
·
answered by R Campos 5
·
0⤊
0⤋
O fato de ver alguns amigos e familiares sem emprego, pois não há crescimento na economia, logo não há oferta de emprego. Outro fato é que queria pegar um empréstimo pra começar um negócio próprio e sair do meu emprego, mas´o negócio fica mais arriscado, devido a alta taxa de juros a ser paga, e o não crescimento da economia.
2006-11-09 07:51:48
·
answer #2
·
answered by odirlei 2
·
0⤊
0⤋