English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

populismo

2006-11-05 01:34:49 · 3 respostas · perguntado por fabiana l 1 em Ciências Sociais Sociologia

3 respostas

Populismo é um movimento político que prega que o povo (massa popular) deve fazer diretamente o governo. Na América Latina, principalmente no Brasil dos anos 30, o governo Vargas ficou conhecido como um governo populista porque fazia leis que favoreciam o povo. A característica básica do populismo é o contato direto do governante com o povo e com a sua vontade. Por isso, ele normalmente é eleito com grande quantidade de votos. O que faz com que alguns políticos persigam a idéia do populismo apenas como uma maneira de fazer votos e não com o objetivo real de melhorar as condições de vida da população.

2006-11-05 02:24:04 · answer #1 · answered by Olívia 5 · 0 0

Chamam-se de populismo uma série de movimentos políticos que propõem-se a colocar, no centro de toda ação política, o povo enquanto massa, desqualificando a idéia da democracia representativa. Exemplos típicos são o populismo russo do final do século XIX, que visava transferir o poder político às comunas camponesas por meio de uma reforma agrária radical ("partilha negra") e o populismo americano dos EUA da mesma época, que propunha incentivar a pequena agricultura pela prática de uma política monetária que favorecesse a expansão da base monetária e o crédito (bimetalismo).

Historicamente, no entanto, o termo populismo acabou por ser identificado com certos fenômenos políticos típicos da América Latina, principalmente a partir dos anos 1930, estando associado à industrialização, à urbanização e à dissolução das estruturas políticas oligárquicas em que o poder político encontra-se firmemente na mão de aristocracias rurais.
A característica básica do populismo é o contato direto entre as massas urbanas e o líder carismático (caudilho), supostamente sem a intermediação de partidos ou corporações. A idéia geral é a de que o líder populista procura estabelecer um vínculo emocional (e não racional) com o "povo" para ser eleito e governar. Isto implica num sistema de políticas, ou métodos utilizados para o aliciamento das classes sociais de menor poder aquisitivo além da classe média urbana, entre outros, procurando a simpatia daqueles desarraigados para angariar votos e prestígio - resumindo, legitimidade - para si. Isto pode ser considerado um mecanismo mais representativo desta forma de governo.

O populismo, desde suas origens, foi encarado com desconfiança pelas correntes políticas mais ideológicas da Esquerda e da Direita. A Direita (como representada, por exemplo, pelo anti-varguismo da UDN brasileira, ou no anti-peronismo da União Cívica Radical/UCR Argentina) sempre apontou para seus aspectos plebeus, suas práticas vulgares e para as atitudes supostamente "demagógicas" (concessão irresponsável de benefícios sociais e gastos públicos) que a prática populista comportava; a Esquerda, especialmente a comunista, apontava para o caráter reacionário e desmobilizador das benesses populistas, que se contrapunham às lutas organizadas da classe operária e faziam tudo depender da vontade despótica de um caudilho bonapartista. Uma maneira de enxergar a questão é que o populismo, na América Latina, foi um poderoso mecanismo de integração das massas populares à vida política, mas realizou tal incorporação de forma "subordinada", colocando a figura de um líder carismático e mais ou menos autoritário como tampão entre as massas e o aparelho de Estado, favorecendo o desenvolvimento econômico e social, mas dentro de uma moldura estritamente burguesa.

2006-11-09 05:35:41 · answer #2 · answered by breno vinicius 1 · 0 0

O populismo foi um conjunto de características e condutas dos governos latinoamericanos após o período no qual o poder político estava detino nas mãos das elites agrícolas. O ponto que marca o início do populismo é o crash da bolsa de valores de Nova Iorque em 1929. Neste momento os governos latinoamericanos perceberam que não podiam depender apenas de um setor econômico, a saber: o agropecuário. Então começou, o governo, a investir em indústrias de base, estatáis. O populismo, também, é conhecido pelo contato do governante diretamente com o povo, sem intermédio de partidos, como o nosso colega disse acima. O caráter depreciativo no qual o senso comum trata o populismo provem, exatamente, das atitudes de alguns populistas que atrairam o povo por uma imagem de "salvador" a fim de conquistar o o poder, no entanto, depois de eleito, pouco fizessem para a melhoria de vida do povo (exatamente o que foi dito pelo colega acima). Porém vários direitos trabalhistas foram conquistados durante esse período. Foi neste tempo que a população começou a ter acesso a educação e a saúde gratuitas. O período termina com os golpes militares apoiados pelo governo norte-americano, embasado em supostas ameaças socialistas, após o alinhamento de Cuba com o governo da URSS. No Brasil os exemplos mais concretos de populistas são: Vargas, JK, Jânio Quadros, João Goulart.

2006-11-05 11:37:07 · answer #3 · answered by Natalia Dantas 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers