O Sistema de Saúde em nosso país está sucateado há longo tempo. É comum os descasos para com a população mais humilde. Hospitais superlotados, macas pelos corredores, óbitos a três por dois; falta de médicos, de remédios, de uma condição mínima de dignidade ao pobre usuário do SUS. Minha mãe morreu recentemente na maca suja de uma Santa Casa cuja estrutura magnífica fora construída ainda no Império, por Dom Pedro I, mas que hoje é apenas um esqueleto sólido de vértebras largas, contaminadas: não há aparelhagens, não há UTIs, não há profissionais; só existe dor e pranto. Enquanto isso o comércio na Saúde Privada prospera, com os mercantilistas enriquecendo na desgraça alheia, cobrando um absurdo pela mensalidade do cartão, sem que prestem um bom serviço. Sendo assim, eu gostaria que se fizesse uma campanha para EXIGIRMOS do Governo o mínimo que nos é assegurado pela Constituição: SAÚDE e EDUCAÇÃO. Sobretudo saúde. Teria ele que repensar o SUS ou estatizar o que está aí. (CONTINUA)
2006-11-04
23:02:21
·
10 respostas
·
perguntado por
Anonymous
em
Governo e Política
➔ Governo
Meu pai serviu ao Exército durante a Segunda Guerra, e muitos anos depois lhe concederam uma patente mínima de ex-combatente, em forma de pensão que depois passaria a minha mãe - o que agora cessou, com sua morte. Pois bem: mamãe era diabética e há dois meses fizera uma raspagem cirúrgica no pé, sendo que o osso ficou exposto e quando ela recebeu alta da Santa Casa estava toda inchada: seios, abdômen, braços e pernas e se queixava de dores, enjôos etc, e a recomendação do médico foi apenas para fazermos curativos duas vezes por dia. Mamãe não melhorava, então no desespero resolvi procurar o Hospital do Exército. Chegando lá, fui informado que ela não poderia ser atendida, pq meu pai não estava na categoria dos militares com esse direito, e que fariam apenas uma consulta por "cortesia". Resultado: auscultaram-na, disseram que tudo estava funcionando bem e prescreveram um purgante, uma vez que minha mãe estava a uma semana sem defecar. Dias depois ela morreria num leito da Santa Casa...
2006-11-04
23:28:16 ·
update #1
Dispenso comentários das desgraças que nunca tiveram mãe nem pai, dos energúmenos e infelizes. Não falo por mim, mas por uma urgente necessidade do povão que trabalha, paga impostos, é honesto e que nunca teve o reconhecimento das autoridades. Defendi e defendo o Governo, porque sei que toda essa miséria é secular. Nunca fizeram nada pelo povo. Apenas o Lula está tentando desesperadamente, porque é ele também um homem do povo: sabe o itinerário do pobre na luta pela sobrevivência. Portanto, não aceito comentários dos canalhas ricos que não sabem o que é povo, o que é necessidade, o que é sofrimento, o que é solidariedade. Esses vermes, nada representam para mim, não despertam em mim nenhum sentimento, a não ser de pena, pois posso prever facilmente qual será o futuro de um ente que nada na grana, mas cuja família se desintegra moralmente. Para esses, nem um sólido Sistema de Educação surtiria efeito. Serão todos, mais tarde, péssimos profissionais, exploradores do povo e nada mais...
2006-11-04
23:57:54 ·
update #2
SUGESTÃO AO GOVERNO, para que o SUS funcione a contento e os humildes não morram mais como um animal rastejante e pestilento: todos os hospitais, por mais luxuosos e equipados que sejam, serão obrigados por LEI a reservarem um determinado número de vagas para pacientes que não tenham condições de pagar. Tratamento igual para qualquer ser humano, não importa a sua classe social. Todo e qualquer hospital, inclusive os militares, não poderão recusar nenhum paciente, sob pena de seu Diretor ser preso, sem direito a fiança. A VIDA ACIMA DE TUDO!! Todo médico teria que honrar o juramento que faz quando se forma. Atendimento humano, ético e sobretudo um diagnóstico correto, na hora, ou após os exames necessários. A PRESERVAÇÃO DA VIDA, SEMPRE!! Não posso aceitar que se enfie na cadeia um cara que mata, por exemplo, um bicho selvagem, um pássaro, ou os mantém em cativeiro, e se deixa solto um desgraçado que nega tratamento médico a um ser humano. Certamente ele não deixaria seu cão morrer...
2006-11-05
04:38:19 ·
update #3
Entendo sua revolta e sou solidária com ela. No entanto, e vc pode não acreditar, mas em todos os âmbitos da saúde publica, a parte que é gerenciada pelo SUS é ainda a que funciona, melhor inclusive do que muitos planos de saúde. Posso afirmar isso, sem medo de errar, pois sou funcionária da Saúde de um dos municípios do Grande ABC, e muitos munícipes, com "bons" convênios, superlotam o Posto de Saúde onde trabalho, tentando obter pelo SUS, a ajuda que os seus planos de saúde prometem, mas que na hora que eles necessitam descobrem que "o convênio não cobre.". E, por incrível que pareça, geralmente conseguem. Mas isso não muda o fato que a Saúde está caótica mesmo, e tudo que pudermos fazer para melhorar esse quadro deve ser feito e com urgência.
Obs. Lamento muito pela sua mãe. Principalmente, pelo fato de vc achar (e eu acredito em você), que não foi feito tudo que era possível fazer para salvá-la. A revolta deve ser realmente muito grande. Que Deus te abençoe e te dê forças, para superar esse momento que todos sabemos que é extremamente difícil. Graça e Paz.
2006-11-04 23:46:00
·
answer #1
·
answered by Marta - The One 6
·
0⤊
0⤋
Do jeito que tá eu prefiro ir ao ATAQUE! Vc defende? Não entendi. Tô contigo!
2006-11-04 23:11:10
·
answer #2
·
answered by Jô 7
·
1⤊
0⤋
Defender o governo, segundo seu ponto de vista, tudo bem. Cobrar do govêrno o seu direito, isto sim, é uma obrigação. É sabido por todos, que os escândalos na área de saúde ,principalmente, estão presente em todos os estados do Brasil; convém esclarecer que os mesmos são originados do descaso das autoridades estaduais e municipais, pois o govêrno federal, pode ser acusado de se omitir em relação a algum estado, mas, de modo geral contabillize o caos a quem detem o dinheiro da saude. nos estados e municípios.
PROCURE as ONGs, que tratam de direitos humanos, que elas são o canal competente para ajudar.; fora da area governamental.
Procure seu Deputado Federal atraves do 0800619619, faça sua denuncia, insista, insista até ENCHER.
2006-11-04 23:39:16
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Bom dia amigo, segundo suas informações seu pai seria ex-combatente e sua mãe não teria direito ao tratamento pelo HCE. Então possivelmente seu pai foi de uma categoria de ex-combatentes chamados de do litoral, pessoas que participaram da defesa do litoral ou navegaram a serviço em areas sob ação dde submarinos, nesse caso nem ele teria direito a assistencia médica no HCE, pois para isso todos os militares pagam percentual descontado em folha, inclusive os reformados (aposentados) sobre si mesmo e seus familiares. foi atendida no HCE por cortesia, agora quanto ao diagnóstico não posso dar opnião por que não sou médico.
2006-11-04 23:38:39
·
answer #4
·
answered by cavaleiro12 4
·
0⤊
0⤋
Amigo,sabemos todos que a culpa não é SÓ DESSE governo.Mas , enquanto continuarmos com essa política equivocada de priorizar pagamento de juros,nada pode melhorar.O dinheiro que vai para os bancos e credores internacionais, é o mesmo que faltou para salvar,por exemplo,sua própria mãe, e as mães ,pais,filhos , enfim todos aqueles que ,como maioria pobre,necessitam de atendimento público.Abraços.
2006-11-04 23:22:38
·
answer #5
·
answered by Di Sousa 3
·
0⤊
0⤋
Vc pode defender à vontade. Mas saiba que a Santa Casa de Misericórdia foi fundada em 1498, antes do Brasil. E continue defendendo o Governo. Nós não podemos ser contra. É a nova realidade. Só se pode estar a favor, senão...
2006-11-04 23:21:42
·
answer #6
·
answered by pedro de souza 3
·
0⤊
0⤋
Pois é meu camarada para completar ainda votaram no Lula, esteja certo que ele não fará nem apoará nada nesse dentido, até porque dissemais de uma vês que a saude esta muito bem , obrigado...
2006-11-04 23:19:28
·
answer #7
·
answered by vitorbrasilsp 4
·
1⤊
1⤋
Você parece que é um cara revoltado cuspindo ódio para todo lado, pensa que é o único que teve problemas de doenças em família, só você sofreu, e não é assim. Concordo plenamente que a culpa da saúde pública estar na decadência é culpa dos políticos, o governo Lula foi o que mais desviou dinheiro entre todos os outros, a cpmf bateu recorde de arrecadação.....poderia lhe dar uma série de motivos que confirmariam que este foi o pior dos governos. Vamos cobrar dos governadores, não condenar quem tem opinião adversa!!!!! Fé em Deus lhe trará paz.
2006-11-05 01:08:53
·
answer #8
·
answered by Justo 3
·
0⤊
1⤋
" a unica solução é alugar o brasil" raul seixas
bom se não tivermos consciencia vai restar apenas esta opção, pois na verdade nao entendo como existe pessoa ignorante, e foi comprovado maioria que re-elegeu o "MAGNIFICO" foram na maioria pobres sem informação, sem contar aquelas urnas alteradas que encontraram sob posse do PT, quem confirma de que não existiam mais?
é tudo uma mafia, agora que eles conseguiram a reeleição podem fazer o que quiser com o país, eles vão quebrar o país de vez, talvez, ou vão consolidar e banir partidos políticos fazendo com que só eles tenham a posse do país, socialismo talvez mas acho que como sabem que nao vai ser bem acolhido eles o chamem de outra forma.
bom a solução é o que o povo devia ter feito a muito tempo, na frança onde é um lugar bem desenvolvido, o pessoal enfrentou o governo a um tempo onde o governo desecentivava o primeiro emprego, varios jovens fizeram protesto, é assim que funciona
o povo não sabe mas juntos temos o direito pq o país e nosso e se tem um bando de ladrões no podre e não fazemos nada
provamos que somos igual a eles.
para a situação mudar primeiramente devemos limpar o que esta sujo e depois passar por uma revolução de grandes mudanças legislativas, e de leis que funcionem.
Ordem e Limpeza
2006-11-04 23:21:43
·
answer #9
·
answered by genus2200 1
·
0⤊
1⤋
não entendi. Defende o "gobierno" e mete o pau até no tempo do império. O nosso povo é assim mesmo, EGOÍSTA, EXCLUSIVISTA, INVEJOSOS, RAIVOSOS. Não existe União do povo. É cada um por si. Enquanto os políticos deitam em berço esplêndidos e viajam em avião coberto de OURO. E deixam a Amazônia ser levada pelos poderoso do Extrangeiros. Um país riquíssimo para alguns e muito pobre para uma multidão.
2006-11-04 23:17:05
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋