English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Onde e quando aconteceu?

2006-11-04 07:42:34 · 8 respostas · perguntado por MimaBarbie 4 em Ciências Sociais Outras - Ciências Humanas

8 respostas

O massacre da noite de São Bartolomeu foi um episódio sangrento na repressão aos protestantes, na França, pelos reis franceses católicos.

As matanças, organizadas pela casa real francesa, começaram a 24 de Agosto de 1572 e duraram vários meses, inicialmente em Paris e depois em outras cidades francesas, vitimando entre 70.000 e 100.000 protestantes franceses (chamados huguenotes).

A ambição de uma mulher, Catherine de Médicis, levou a um dos piores massacres da história da França.
Catherine, viúva de Henri II, controlava completamente seu filho, Charles IX, que tinha somente 10 anos quando se tornou rei.
Charles sofria grande influência do líder huguenote, almirante Gaspar de Coligny (Huguenote foi o nome dado aos protestantes na França).

Uma tentativa de assassinar Coligny fracassou. Catherine planejou então um assassinato em massa das lideranças huguenotes, que estavam em Paris para o casamento de Henri de Navarre com a filha de Chaterine, Marguerite.

O massacre começou na madrugada do dia de São Bartholomeu, 24 de agosto no ano de 1572, dois dias depois do atentado contra a vida de Coligny. Dessa vez, Coligny não escapou, apesar de a rainha ter poupado as vidas de Henri de Navarre e do Príncipe de Condé. O massacre se repetiu por toda a França e o número de huguenotes mortos é estimado em torno de 20.000 em dois dias.

2006-11-04 08:12:15 · answer #1 · answered by Rodolfo 3 · 0 0

Aconteceu na espanha em Barcelona amiga

2006-11-12 06:31:00 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

O massacre da noite de São Bartolomeu foi um episódio sangrento na repressão dos protestantes em França pelos reis franceses, católicos. As matanças, organizadas pela casa real francesa, começaram a 24 de Agosto de 1572 e duraram vários meses, inicialmente em Paris e depois em outras cidades francesas, vitimando entre 70.000 e 100.000 protestantes franceses (chamados huguenotes). Este massacre veio dois anos depois do tratado de paz de Saint-Germain, pelo qual Catarina de Médici tinha oferecido tréguas aos protestantes.

Em 1572, quatro incidentes inter-relacionados têm lugar após o casamento real de Marguerite de Valois, (a irmã do rei da França) com Henri de Navarre, uma aliança que supostamente deveria acalmar as hostilidades entre protestantes e católicos e fortalecer as aspirações de Henri ao trono. A 22 de Agosto, um agente de Catarina de Médici (a mãe do rei da França de então, Carlos IX de França, o qual tinha apenas 22 anos e não detinha verdadeiramente o controle), um católico chamado Maurevert, tentou assassinar o almirante Gaspard de Coligny, líder huguenote de Paris, o que enfureceu os protestantes, apesar de ele ter ficado apenas ferido. Nas primeiras horas da madrugada de 24 de Agosto, o dia de São Bartolomeu, dezenas de líderes huguenotes foram assassinados em Paris, numa série coordenada de ataques planejados pela família real.

Este fora o sinal inicial para um massacre mais vasto. Começando em 24 de Agosto e durando até Outubro, houve uma onda organizada de assassínios de huguenotes em cidades como Toulouse, Bordéus, Lyon, Bourges, Rouen, e Orléans. Estimativas do número dos assassinados variam entre os 70.000 e 100.000.

Relatos da altura dão conta de cadáveres nos rios durante meses, de modo que ninguém comia peixe. O Papa Gregório XIII ficou muito feliz com a notícia deste massacre: os sinos de Roma ressoaram para um dia de graças, foi cunhada uma medalha comemorativa em honra da ocasião e o papa encarregou o artista Giorgio Vasari da pintura de um mural celebrando o massacre.

Não foi o primeiro nem o último ataque massivo aos protestantes franceses. Outros pogromas se seguiriam.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bjus

2006-11-11 21:50:01 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Uma das versões mais conhecidas a respeito da origem do Príncipe é a da tentativa, ainda que fracassada, de Maquiavel revelar à família Médice sua sabedoria política, o que supostamente conduziria ao seu retorno à função de cônsul. Esta versão é contestada por muitos cientistas políticos que percebem nesta obra uma ironia fina de um republicano convicto. O fato é que não há registros de que alguém da família Médice, além de Caterina, tenha lido com atenção esta obra que se tornaria um clássico da ciência política moderna. O jogo político que Catarina liderou na Noite de São Bartolomeu, em 1572, conferiu, para alguns desavisados, a noção de maquiavelismo como traição ou ação política perniciosa. Maquiavel, entretanto, afirmava que a astúcia deveria anunciar a força, sem revelá-la por completo. Esta habilidade é que acabou redefinindo o conceito de virtú, para além da virilidade. Distanciava-se dos romanos clássicos para quem Fortuna seria conquistada pelo guerreiro mais viril. Para Maquiavel, a conquista de Fortuna se dava pela sedução, pelo convencimento.

2006-11-10 19:16:47 · answer #4 · answered by Chris 1 · 0 0

Eu não estava lá, não sei. Se disser que eu vi, eu nego.

2006-11-10 17:38:46 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Foi mais um dos barbaros massacres em que usaram a igreja pra se livrar de seus desfetos.bjsssssssssssssssssss

2006-11-09 12:27:59 · answer #6 · answered by susi_gaucha 7 · 0 0

Noite de São Bartolomeu


A ambição de uma mulher, Catherine de Médicis, levou a um dos piores massacres da história da França. Catherine, viúva de Henri II, controlava completamente seu filho, Charles IX, que tinha somente 10 anos quando se tornou rei. Charles sofria grande influência do líder huguenote, almirante Gaspar de Coligny.( Huguenote foi o nome dado aos protestantes na França.)
Uma tentativa de assassinar Coligny fracassou. Catherine planejou então um assassinato em massa das lideranças huguenotes, que estavam em Paris para o casamento de Henri de Navarre com a filha de Chaterine, Marguerite. O massacre começou na madrugada do dia de São Bartholomeu, 24 de agosto no ano de 1572, dois dias depois do atentado contra a vida de Coligny. Dessa vez, Coligny não escapou, apesar da rainha ter poupado as vidas de Henri de Navarre e do Príncipe de Condé. O massacre se repetiu por toda a França e o número de huguenotes mortos é estimado em torno de 20.000 em dois dias.

2006-11-04 16:55:43 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

Aconteceu na França não me lembro o ano, mais foi antes da revolução francesa, foi uma conspiração de nobres franceses,para tirar hunguenotes da corte francesa, pois vários deles eram leais e influentes sobre o rei, então a rainha, se não me engano Catarina de Médici, arquitetou o massacre dos hunguenotes(protestantes), em nome do catolicismo, pois o então para estava a pressionar a França.

2006-11-04 16:26:15 · answer #8 · answered by flor-de-lys 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers