A maior dificuldade para D. Pedro II seria justamente a própria sociedade que estava descontente com a vida econômica e social do império. A solução encontrada foi justamente a de boicotar seu reinado, investindo ao poder militar - na pessoa de Deodoro da Fonseça - aplicar o que seria hoje conhecido como Golpe de Estado.
2006-11-04 04:48:20
·
answer #1
·
answered by Edson Carlos 3
·
0⤊
1⤋
tudo o que era possivel mas os brasileiros so querem o que e de pior para a nação a prova esta ai
2006-11-06 12:58:27
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Varias. inclusive de não querer voltar para Portugal. Acatando os mandos e desmandos de seu pai.
2006-11-04 13:07:21
·
answer #3
·
answered by tetéia 2
·
0⤊
0⤋
Sem ofender...mas você, assim como a maior parte dos brasileiros, desconhecem a história do Brasil e a república. Na época (1889) o partido republicana era como o PSOL, pequeno e sem expressão política. Fazia muito barulho mas sem ser ouvido pela população. Nesta época, o Brasil pertencia ao 1º mundo. Era tão importante que para viajar a Europa, você não precisava comprar Libras (moeda internacional da época). Nosso dinheiro era aceito em todos os países. Os Estados Unidos da América, estava atolado em dívidas externas e internas. Precisavam achar (otários) alguém que acreditassem que a melhor forma de governo, era o presidencialismo, junto com o regime republicano. Depois de negociarem com o Partido Republicano do Brasil, começou então o jogo de intrigas e mentiras para derrubar o regime monárquico - parlamentarista. D. Pedro II, recebia mensalmente a importância de $680,000 (seiscentos e oitenta contos de réis). O que para os republicanos era um absurdo tal importância. "O 1º presidente do Brasil passou a receber a importância de $1.500,000 (Hum mil e quinhentos contos de réis)". O Marechal Deodoro da Fonceca, almejava uma nomeação para o ministério de defesa. Os "intrigueiros" disseram a ele que D. Pedro II nomearia o chefe da guarda nacional (mentira), qual não eram amigos. Marechal Deodoro tinha o respeito de todos os militares do exercito brasileiro. Coisa que o outro Marechal, Floriano Peixoto não gozava. Portanto somente o golpe militar daria certo, se fosse comandado por Deodoro. Furioso com a noticia "mentirosa" da nomeação, aceitou dar o golpe. Para resumir caro amigo, prometeram um plebiscito em um ano, para saber a opinião da população brasileira e só o fizeram mais de 100 anos depois. Sabe por que? Por que a população brasileira não aceitava um regime corrupto que é o PRESIDENCIALISMO REPUBLICANO! A marinha brasileira contrária ao novo regime, foi cruelmente traída após o levante. Muitas manifestações publicas marcaram os primeiros anos da república. Além disso, tinha a abolição dos escravos. Um duro golpe aos escravistas. Todos os "escravos" que serviam a familia imperial eram alforriados (livres e com salários).Por que você acha que Deodoro só ficou como presidente por um ano?
PERGUNTA= Quem nos defende de nossos governantes?
2006-11-04 05:21:42
·
answer #4
·
answered by O véinho 3
·
0⤊
0⤋
Foram basicamente três grandes problemas:
1-A questão religiosa: D. Pedro II era maçom mas se intrometia nas nomeações de religiosos católicos.
2- A questão militar: depois da Guerra do Paraguai os militares recuperaram o prestígio de antes do surgimento da Guarda Nacional no período regencial. Os militares passaram a revindicar direitos e salários mais justos.
3- A questão economica: a Lei Auréa aboliu a escravatura sem indenizar os proprietários de escravos. Os cafeeicultores tiveram grandes prejuízos e colocaram a culpa no governo.
2006-11-04 05:04:01
·
answer #5
·
answered by WishMaster 4
·
0⤊
1⤋