English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-11-04 03:17:09 · 14 respostas · perguntado por Lina 1 em Ciências Sociais Psicologia

14 respostas

Racismo, na minha opinião, é discriminar um indivíduo por motivos de sua cor de pele, credo, posição política, time de futebol, enfim, qualquer motivo que seja de diferença com relação a um grupo. Acho que a discriminação explicita é a caracterítica maior desse tipo de racismo. A auto-afirmação como de um determinado grupo, não é necessariamente racismo, mas é uma atitude que pode levar ao racismo. Se existem igualdade de condições de que todos possam participar de qualquer grupo, ou processo, não se pode dizer que existe racismo, mas se nesse processo, houver alguma forma de diferenciação devido a algum desses fatores, ai sim, seria uma forma de racismo.

2006-11-04 03:28:25 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Concordo com o curioso (acima). Eu sou bem branca e sofro preconceito por causa disso... é miolo de pão, gasparzinho, etc.

2006-11-06 04:11:26 · answer #2 · answered by Stella G 2 · 0 0

Racismo é qualquer forma de desrespeito a um outro ser humano só por causa de sua etnia.

2006-11-04 12:04:26 · answer #3 · answered by paulo_r_rodegheri 3 · 0 0

O racismo é, antes de tudo, uma demonstração de atraso espiritual e desconhecimento das leis divinas. Aquele que diminui ou persegue o irmão pela cor da pele ou por qualquer outra característica étnica, viola o grande mandamento, síntese de toda a lei e dos profetas, "amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo."

Pela lei do carma, ou de causa e efeito, o racista sofrerá, em si próprio, a inteireza do sofrimento provocado ao semelhante. Pagará até o último ceitil, pois todo homem será punido naquilo em que pecar. "Quem com ferro fere, com ferro será ferido"- na expressão do próprio Cristo.

Ensina "O Livro dos Espíritos" que os homens atuais são os mesmos Espíritos que voltaram, para se aperfeiçoar em novos corpos, estando, ainda, muito longe da perfeição. A raça de agora, que por seu crescimento tende a invadir toda a Terra e substituir as raças que se extinguem, terá, também, a sua decadência. Outras raças a substituirão, descendentes dela mesma, como os civilizados contemporâneos descendem dos seres brutos e selvagens das eras primitivas. A origem das raças perde-se na noite dos tempos. Como todas pertencem à grande família humana, puderam misturar-se e produzir novos tipos. As múltiplas variedades de um mesmo fruto não impedem que constituam uma só espécie.

No final de 1939, justamente quando o racismo nazista contra o povo judeu era um dos determinantes da eclosão da Segunda Guerra Mundial, o espírito de Emmanuel começava, no Grupo Espírita Luiz Gonzaga, de Pedro Leopoldo, Minas Gerais, a psicografar, através de Francisco Cândido Xavier, o livro "O Consolador". Na obra, editada no ano seguinte pela Federação Espírita Brasileira, Emmanuel considera justo o agrupamento nos países de múltiplas coletividades pelos laços afins da educação e do sentimento. A política do racismo, todavia, é encarada como um erro gravíssimo, que pretexto algum justifica. O racismo não tem nenhuma base séria nas suas alegações que, na realidade, só encobrem o propósito tenebroso do separatismo e da tirania.

Se todavia, nenhum dos argumentos acima convence o leitor, lembramos as recentes descobertas da Arqueologia, dando-nos conta de que todos nós, seres humanos, de qualquer raça, somos originários do Continente Africano.

E agora? Como fica o racismo?

ok

2006-11-04 05:54:35 · answer #4 · answered by M.M 7 · 0 0

E Possível conviver com ele mas nunca ama-lo.
E Medo de ser superado por um ser inferior e se isso acontecer o Ódio se intensifica ao ponto de Querer Que desapareça da nossa Frente.

2006-11-04 05:23:50 · answer #5 · answered by PORQUE? 2 · 0 0

Todo tipo de intolerância a algo, pessoas ou expressões que divirjam da opinião pessoal de pessoas ou grupos e que incitem a violência. Neonazismo, é uma ideologia, mas é crime divulga-lá porque incita a violência.

2006-11-04 05:14:48 · answer #6 · answered by Cesar S 6 · 0 0

eu considero racismo, quando alguem olha pro negro, ou pra qualquer pessoa de qualquer raça e diz com todas as letras: não gosto de vc por causa da sua raça.e acho preconceito do negro(contra ele mesmo) quando se sente descriminado, sem q haja uma frase com todas estas letras, ainda q as insinuações sejam constante, só devemos nos sentir descriminados , quando formos de fato descriminados, não por insinuações, ou piadinhas de duplo sentido, por exemplo: quando vc esta do lado de uma pessoa falsa, qual o termo animalesco q usa pra identifica-la? cobra,/ uma pessoa gorda?baleia. /uma mulher vadia?piranha, /uma pessoa bonita? gatinho,/ uma pessoa q vive na sujeira? porca,/ e se chamarmos um negro de macaco, é racismo?Não ...Afinal de contas se eu tenho orgulho de minha raça, pq eu me ofenderia ao ser xingado com o nome dela?ser chamado de negro, pro negro, teria q ser como ser chamado de bonito... tipo: calaboca seu criolo(seu lindo) ser chamado de macaco, é sim um termo pejorativo, e com danos morais, como todos os outros,que foram citados acima. mas racismo mesmo, é excluir a pessoa da sociedade pela sua raça.

2006-11-04 04:19:34 · answer #7 · answered by queilinha 5 · 0 0

Apenas uma dentre muitas. A porcetagem de negros nas universidades. Sou contra. Se tem negros melhores que brancos por que serem discriminados. Deve cursar universidades quem tiver mais competência, seja branco, preto,
vermelho ou amarelo. .

2006-11-04 03:35:11 · answer #8 · answered by irenemaria 6 · 0 0

Qualquer espécie de preconceito sem fundamentalidade nenhuma, como discriminar uma pessoa pela cor, qualquer tipo de preferencia; religiosa, sexual, músical... etc...
Grabriel Pensador: "Racismo é burrice!"

2006-11-04 03:33:23 · answer #9 · answered by vegas_gustavo 2 · 0 0

A descriminação,venha ela de onde viere pelo motivo que for.

2006-11-04 03:30:48 · answer #10 · answered by SAMARONI P 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers