English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Existem pessoas que dizem que não dar esmolas a quem pede é insencível e não tem coração,mas dar esmolas também não pode ser um incentivo pra que essas pessoas não tenham uma meta e continuem assim,sem tentar sair dessa?

2006-11-04 02:51:38 · 21 respostas · perguntado por any_semmedo 1 em Ciências Sociais Sociologia

21 respostas

Acho que é muito fácil pra nos dizermos "o governo deveria colocar em uma escola" ou "a pessoa deveria procurar emprego!". Principalmente as pessoas (nos) que estão utilizando a internet que não representam sequer 10% da população. O governo deveria colocar em escola não é resposta para essa pergunta. A pergunta JÁ LEVA em consideração que o governo não faz isso, e tentar dizer isso nada mais é do que fugir de qualquer responsabilidade social que os que podem ajudar um pouco, ao menos, deveriam tem. O governo já da esmola? Se querem desqualificar o adjetivo de alimentar aos que tem fome e não sabem se amanhã terão um prato de comida na mesa como esmola, podem fazê-lo. Mas eu garanto, com 100% de certeza, que os que falam isso nunca passaram fome na vida e se viram sem perspectiva de sanar a situação. E tem gente que ainda fala inconformado, levantando o dedo "e com o nosso dinheiro!", como se esse dinheiro fosse aquele dinheiro que ao final do mês o faz passar fome. Só que se esquece que melhor é a sociedade quanto mais seus integrantes querem se ajudar.

Discutir esmola é algo importante. E, apesar do discurso dado até aqui parecer indicar que sou a favor, sou a favor apenas em casos de deficiência física ou de impossibilidade de trabalho (como em idosos). Definir certo ou errado não é fácil, mas eu tento fazê-lo pensando desta forma: se todas as pessoas do mundo fizessem uma coisa, o que aconteceria? Fazendo esta pergunta ao tema sugerido: se todas as pessoas dessem esmola, o que aconteceria? As pessoas iam largar o emprego pra pedir esmola, porque iam ganhar mais assim. Isso não seria justo, porque mendigos seriam mais ricos do que trabalhadores. Mas, se as pessoas ajudassem os deficientes, estes, que não tem condições de se ajudar e precisam de mais dinheiro do que os que não São, conseguiriam ser mais felizes. Insisto, o governo deveria dar condições aos deficientes, mas estamos lidando com um mundo real. Pode ser que daqui a 50 anos, esse mundo ideal seja alcançado, mas há uma parcela da população que não pode ser esquecida porque "nasceu na hora errada".

Insisto, também, que o motivo de não ajudarem aos que tem condições de trabalho não é só porque eles podem trabalhar. Ou acham que os milhões de desempregados no Brasil querem assim estar? Vai pedir pra um garoto de 17 anos do morro que teve seu pai morto pela policia para procurar um emprego. Se ele aceitar, pede para o padeiro aceita-lo como empregado e veja o resultado. Garanto que se eu pedisse junto com esse garoto, eu pegaria a vaga. Um outro problema de dar esmola é que com o pouco que eles recebem, eles não conseguem garantir o amanhã, ao passo que a pessoa que deu acha que cumpriu sua missão social. Por isso, acho que, muito melhor do que dar esmolas a quem "não precisa" é se engajar em ações sociais, sem esperar que o governo as faça antes de você, porque esse dia pode nunca chegar. Mesmo que essas ações sociais sejam pequenas, como dar uma roupa, dar um prato de comida e se nada disso for possível, um sorriso e uma palavra.

2006-11-04 03:58:22 · answer #1 · answered by Eduardo F 2 · 0 0

Você nem precisa dar. O Lula já dá - e com o nosso dinheiro.

2006-11-04 10:54:02 · answer #2 · answered by Rafael A 2 · 1 0

Acho que demontra sensibilidade com a nescessidade alheia .iindependente do que falam, agora querem que a gente só de donativo a credenciados ,e quem me garante que minha doação realmente chega aos carentes. bjssssssssssss

2006-11-06 13:00:57 · answer #3 · answered by susi_gaucha 7 · 0 0

Quem chega ao ponto de pedir esmola, nunca vai "sair dessa", mesmo que tente.
Então é um sinal de caridade e de humanidade com seu semelhante.
Se vc tivesse nessa situação, o que sentiria se te virassem as costas e não ajudassem?
Pense nisso. É importante refeletir sobre o assunto.

2006-11-06 00:08:48 · answer #4 · answered by ___Kadu___ 2 · 0 0

A esmola é uma medida emergencial, não é errado dar a quem precisa, mas o problema consiste em "apenas" dar esmola e não fazer sua parte na melhoria da vida destas pessoas que tanto necessitam

2006-11-05 15:11:18 · answer #5 · answered by lilinha 2 · 0 0

Tem Que Ajudar Por Ajudar
Nada Mais Nada Menos
Para ver Um Sorriso Nada Mais do que isso.

2006-11-05 09:27:39 · answer #6 · answered by PORQUE? 2 · 0 0

Dar esmolas é sim um sinal de caridade mas porém existem pessoas que são incapazes de trabalhar por motivos de deficiência física ou de saúde. Mas também existem pessoas que fingem serem doente só para conseguir dinheiro fácil e isto é um crime conhecido como falsidade ideológica.

2006-11-04 14:50:36 · answer #7 · answered by Gilmar N 2 · 0 0

Eu acho que é um incentivo a mendicancia, pq no caso, muitas pessoas pedem esmolas p/ comprar bebidas, eu acho que o que nós deveriamos fazer é conscientizar essas pessoas a buscarem um tipo de ajuda, como por exemplo, procurar uma assistente social, pq as vzs essas pessoas tem algum tipo de problemas e as suas familias acabam abandonando-as, mas o que essas pessoas precisam é de atenção, de incentivo, que muitas vzs, são excluidas da sociedade.

2006-11-04 13:49:46 · answer #8 · answered by lully 3 · 0 0

Faça o bem e não olhe a quem. Acho que é a melhor política.

2006-11-04 12:58:20 · answer #9 · answered by Cesar S 6 · 0 0

A esmola é um ata de amor. Dar um prato de comida pra que tá com a pança cheia não vale nada para que recebe. Mais quando a coisa apreta - farinha de mandioca com rapadura é Kaviar dos deuses.

2006-11-04 12:06:27 · answer #10 · answered by duque 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers