English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Leonardo da Vinci acrescentou vários detalhes,nessa que se tornou uma de suas maiores obras reverenciada e discutida até hoje.Comente o que êle achou de sua própria obra.

2006-11-03 22:22:32 · 6 respostas · perguntado por jose.fluciano 3 em Artes e Humanidades História

6 respostas

Leonardo Da Vinci começou o retrato em 1503 e terminou-o três ou quatro anos mais tarde. (não se sabe exatamente). Foi apresentado pela primeira vez em 1508.

2006-11-03 23:31:56 · answer #1 · answered by rdeoliveirateixeira 1 · 0 0

1 ano

2015-05-18 11:28:44 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

Alguns meses mas retocou-a por toda vida

2006-11-03 22:29:59 · answer #3 · answered by p.sophie 3 · 0 0

Mona Lisa (detalhe)
Óleo sobre madeira de álamo
Museu do Louvre, Paris

Mona Lisa (também conhecida como La Gioconda ou, em francês, La Joconde), é o retrato mais famoso na história da arte, senão, o quadro mais famoso de todo o mundo. Poucos outros trabalhos de arte são tão controversos, questionados, valiosos, elogiados, comemorados ou reproduzidos. É nesta obra que Leonardo da Vinci melhor concebeu a técnica do sfumato.

O artista começou o retrato em 1503 e terminou-o três ou quatro anos mais tarde. A pintura a óleo sobre madeira de álamo encontra-se exposta no Museu do Louvre, em Paris, e é a maior atração do museu

As teorias sugerem que se trata do retrato de:

— Isabelle de Este, membro da nobreza que governava a província de Mantova
— uma amante do nobre italiano Giuliano di Medici
— a idealização da "mulher ideal", segundo da Vinci
— um adolescente vestido de mulher
— um auto-retrato
— No Museu do Louvre, o retrato é identificado como sendo de Lisa Gherardini, esposa de Francesco del Giocondo

Há copntrovérsias a esta teoria para a origem do quadro, porém, no que Leonardo sempre manteve um registro dos modelos que se utilizava nas pinturas, mas não há um registro para qualquer modelo para a Mona Lisa. A doutora Lillian Schwartz, dos laboratórios Bell, formulou a teoria de que a Mona Lisa teria sido um auto retrato de Leonardo, e conseguiu apoiar sua tese através da digitalização dos dois retratos e superposição das imagens, mostrando claramente que os traços faciais da Mona Lisa se encaixam nos de Leonardo da VInci.

Todavia, essas suposições interessam apenas aos especuladores. O que importa é a beleza da obra, retratada por Leonardo Da Vinci

A pintura foi trazida da Itália para a França pelo próprio Leonardo da Vinci, em 1516, quando este foi convidado pelo rei Francisco I de França para trabalhar na sua corte. Francisco teria então comprado a pintura, que passou a ser exibida em Fontainebleau e, posteriormente, no Palácio de Versailles. Só após a Revolução Francesa, o quadro foi exposto no Museu do Louvre, onde se conserva até hoje.

O imperador Napoleão Bonaparte ficou apaixonado pelo quadro desde a primeira vez que o viu. Portanto mandou colocá-lo nos seus aposentos. Porém, durante as guerras com a Prússia, a Mona Lisa, bem como outras peças da coleção do museu francês, foi escondida em um lugar seguro.

No dia 22 de Agosto de 1911, já na segunda década do século XX, cerca de 405 anos após ser pintada por Leonardo da Vinci, a Mona Lisa foi roubada. Muitas pessoas, incluindo o poeta francês Guillaume Apollinaire e o pintor espanhol Pablo Picasso, foram presas e/ou interrogadas sob suspeita do roubo da obra-prima da pintura italiana. Quanto a Guillaume Apollinaire e a Pablo Picasso, foram soltos meses mais tarde. Acreditou-se, que a pintura estava perdida para sempre, que nunca mais iria aparecer. Todavia a obra apareceu na Itália, nas mãos de um antigo empregado do museu onde a obra estava exposta, Vincenzo Peruggia, que era de fato, o verdadeiro ladrão. Porém, a explicação para o roubo era bastante simples: o ex-empregado do Louvre, pensou, erradamente, que a obra havia sido roubada da Itália pelas tropas de Napoleão.

Um modelo feito em computador ajudou a desvendar um dos mistérios que cerca o quadro Mona Lisa. Dois cientistas italianos disseram ter identificado a paisagem que serviu de fundo para a tela de Leonardo Da Vinci. Segundo os criadores do modelo computadorizado, a paisagem seria a avistada do vilarejo de Ponte Buriano, perto do Rio Arno (o mesmo que atravessa Florença) e da cidade de Arezzo, na Toscana.

2006-11-03 23:46:20 · answer #4 · answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7 · 0 1

93 dias e 8 horas exatamente.

No entanto , acrescentou 3 retoques posteriormente antes da entrega da obra

2006-11-03 22:39:37 · answer #5 · answered by ncarvalho 4 · 0 1

alguns meses

2006-11-03 22:24:10 · answer #6 · answered by wendell a 7 · 0 2

fedest.com, questions and answers