Primeiramente, porque estamos atravessando tempos de desagregação familiar: os pais, em sua grande maioria, não vêem a escola como um lugar de formação complementar da educação básica que lhes cabe dar aos filhos que geraram!... Querem que seus filhos gastem energia na escola para darem sossego em casa...
Em segundo lugar, porque nossos governantes descobriram que o sistema baseado em avaliações que aprovavam ou reprovavam o aluno não produzia números, estatísticas bonitas aos olhos do resto do mundo e optaram não por melhorar o ensino e diminuir as reprovações, mas, antes, por se eliminar as avaliações: surgiu, assim, o famigerado sistema de aprovação automática: verdadeira fábrica de "formados". Só que essa fábrica produz "formados" analfabetos funcionais: incapazes de diferenciar um substantivo de um verbo, uma dissertação de uma descrição, um requerimento de um bilhete... As estatísticas, entretanto, são maravilhosas: milhões e milhões de alunos que concluíram o terceiro colegial... Concluíram, sim! Só que sem saber escrever...
Sds.,
Jacoh
2006-11-03 14:19:24
·
answer #1
·
answered by NightLover 3
·
0⤊
0⤋
O caso do especificamente do Brasil veio com a promulgação da Constituição de 1988 que previa acesso gratuito e de qualidade ao ensino básico fundamental para todos. Assim como as acordos internacionais afim de erradicar o analfabetismo e a própria LDB 9398/96. Todos esses "decretos" forçaram a abertura das escolas públicas para todos. Contudo, essa abertura se deu de forma desgovernada. E o resultado é esse que você acabou de descrever. Faltou planejamento!
2006-11-03 22:01:43
·
answer #2
·
answered by Anny 3
·
0⤊
0⤋
Vivemos num país capitalista. Quanto mais temos mais queremos ter. A família ficou para segundo plano, as crianças desde pequenas com tantas atividades ,sem que tenham tempo para o lazer, e colocando professores no papel de não só de educadores mas também de substitutos dos pais.Isso sem falar das crianças com situação menos favorecidas, que vão para a escola só para comer e para ter um pouco mais de lazer.
2006-11-03 14:39:14
·
answer #3
·
answered by mary 2
·
0⤊
0⤋
Discordo da sua colocação. Sou diretora de uma escola pública a dez anos, temos hoje matriculados e frequentes 1200 alunos, atendemos a clientela de cinco bairros circunvizinhos e não vejo minha escola como depósito de crianças não, pelo contrário somos 112 educadores com o compromisso de formar cidadãos críticos, sérios, comprometidos, conscientes e participativos, temos o dever para com a sociedade, as faílias dos nossos alunos e acima de tudo, temos o dever de zelar pela nossa carreira, porque para mim ser educador é se tornar imortal no coração daqueles que ensinamos, e a escola pública da minha cidade não deixa nada a desejar, o que conta não é o seguimento em que a instituição está inserida (se municipal, estadual, federal ou particular) o que faz a diferença é o "vestir a camisa" a dar o melhor de si.
2006-11-03 13:52:15
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Bom isso começou logo depois que mudou os parâmetros escolares ( tipo agora elas passam sem saber nada ) .
E com o ex governador que mudou de 4 horas pra 5 horas e que o ex prefeito de SP seguiu o mesmo esquema mudando o horário das aulas ,então isso ficou sendo um deposito de criança e a escola não é mais uma escola e sim uma loja onde elas vão para escola não para aprender e sim pra ganhar roupa, material escolar e alimentação. Além disso ganhamos pouco e temos ainda que distribuir o que o prefeito manda .
2006-11-03 13:50:30
·
answer #5
·
answered by Claudia 1
·
0⤊
0⤋
Sua pergunta pode ser dividida em duas respostas:
1 - as escolas tornaram-se depósitos porque os governantes sempre pensaram na quantidade de crianças que teriam que estar frequentando as escolas, e nunca na qualidade do ensino que deveriam ter. Não se preocuparam em construir escolas e aumentaram o número de alunos por sala, "armando" salas de "latinha" - um desrespeito!
2 - os professores sempre foram polivalentes: além de lecionar, precisam acolher as famílias, encaminhando para especialistas os alunos com problemas diagnosticados (crianças que não enxergam bem, que não falam corretamente, com problemas emocionais, etc.).
E ainda assim, não há valorização da educação!!!
2006-11-03 13:45:41
·
answer #6
·
answered by izadenunes 7
·
0⤊
0⤋
a elite manipula todas as esfera ,para que a fome de muitos,continue a sua bonança.
2006-11-03 13:44:07
·
answer #7
·
answered by rossoy 1
·
0⤊
0⤋
Um povo com cultura é uma grande ameaça aos maus politicos.
Quanto mais ignorancia melhor para a corrupção.
E que se dane o povo brasileiro.
2006-11-03 13:38:03
·
answer #8
·
answered by Retanke 2
·
0⤊
0⤋
porque nao interessa aos governantes ter crianças educadas que pençam. o Senna falou certa vez "se quisermos mudar o Brasil devemos começar pelas crianças".
2006-11-03 13:31:52
·
answer #9
·
answered by marcio_irriga 2
·
0⤊
0⤋