English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

3 DE NOVEMBRO DE 2006 - 11h26

Governo do Paraná divulga carta com críticas à imprensa


O governo do Paraná divulgou uma carta à imprensa do estado, criticando-a fortemente por seu comportamento ao longo do processo eleitoral deste ano. Junto com o texto, foi anexado um relatório, no qual fica exposta toda a parcialidade da mídia paranaense, amplamente favorável à candidatura de Osmar Dias.


“Há uma distância muito grande entre liberdade de imprensa e a opinião dos patrões. No balanço em anexo isso fica muito claro”, diz o texto.


Confira abaixo a íntegra da carta, com o link para o relatório divulgado pela assessoria de imprensa do governo:


Carta à Imprensa


Nunca se viu uma cobertura de eleição no Paraná tão tendenciosa como a que aconteceu na campanha política de 2006. Da mesma forma, nunca se viu tanta parcialidade em uma cobertura de entrevista coletiva com o governador quanto a que a mídia divulgou nesta terça-feira (31).


O relatório que segue dá a exata medida de como se comportou a imprensa no 1º e no 2º turnos. Os números são claros, inquestionáveis, definitivos. Contra eles não há argumentos.


Mais uma vez, o Sindicato dos Jornalistas do Paraná reage de forma equivocada, confirmando o triste papel que vem desempenhando nestes últimos anos. Não é a liberdade de imprensa que o Sindicato defende, é a liberdade das empresas de manifestarem suas opiniões, tendências, e preferências.


Há uma distância muito grande entre liberdade de imprensa e a opinião dos patrões. No balanço anexo isto fica muito claro.


Algumas empresas tomaram um lado nesta eleição e todo noticiário expressou esta opção, especialmente o jornal Gazeta do Povo e TV Paranaense. Pena que, como é tradição em alguns órgãos da imprensa brasileira – citam-se aqui o jornal O Estado de São Paulo e a revista Carta Capital –, os veículos de comunicação do Paraná não tenham assumido claramente a opção por uma das candidaturas. Seria mais honesto.


A reação do governador à cobertura facciosa das eleições é legítima. Ele reage a uma agressão continuada das empresas de comunicação. Em nenhum momento ele se voltou contra o jornalista – o profissional individualmente. Insurgiu-se contra os veículos. É lastimável que alguns jornalistas tenham assumido de forma tão veemente a defesa da empresa e não da imprensa.


Regras mínimas, óbvias como ouvir o outro lado, foram simplesmente esquecidas em favor da militância contra a candidatura de Roberto Requião.


O caso da atribuição ao governador de propriedades no exterior, que todos sabem mentiroso e repelente, foi noticiado como fato inquestionável, tão certo quanto o sol, o dia ou a noite, não dando a Requião a possibilidade de restabelecer a verdade.


Na entrevista, alguns jornalistas reagiram como se a liberdade de imprensa estivesse sendo naquele momento ofendida, vilipendiada. Não perceberam que o governador estava criticando a posição facciosa

2006-11-03 10:38:35 · 3 respostas · perguntado por marina sousa s 4 em Governo e Política Eleições

3 respostas

toda empresa decente e lucrativa é dirigida por bons empresários, só tem uma que deixa a desejar, que é a empresa chamada Brasil, porque seu maior mandatário nunca sabe de nada.

2006-11-04 12:15:31 · answer #1 · answered by Recruta Zero 5 · 11 0

Hauhauhauaha

A MARINA FEZ LAVAGEM CEREBRAL,

NÃO ADIANTOU ELA CONTINUA IGUAL!... ahuahuahu

FORA LULA LALAU & CIA ILIMITADA!!!

2006-11-03 19:01:31 · answer #2 · answered by basta de mentiras 6 · 0 0

Boa noite:

Acompanho pouco a política paranaense, no entanto nada acompanharia se não fosse a faceta neopopulista de Roberto Requião. O governador tem uma tv pra divulgar (e manipular) seus "achismos" a torto e a direito. A tv educacional do paraná é subserviente a Requião. Volta e meia o vejo fazendo seus, tão conhecidos, discurssos inflamados. Foram 4 anos de propaganda eleitoral pró-Requião. Se tem uma pessoa que não pode reclamar do tendicionalismo da imprensa é Requião. Não pense que eu seja contra o seu governo. Aliás sou muito simpática a ele. Fiquei até mesmo assustada ao não vê-lo ganhar no 1º turno. Dava sua vitória como certa.

Boa sorte pro povo paranaense!

Natalia Dantas

2006-11-03 18:57:53 · answer #3 · answered by Natalia Dantas 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers