English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Queria medidas, materiais e utencílios.

2006-11-03 09:47:54 · 4 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências e Matemática Física

4 respostas

Olá!

Um prisma comum é o que três faces. Não devem ser "equiláteras". Um ângulo mais fechado que os outros dois que devem ser igual, de preferência. Mas isso vai depender de como você quer estudar a luz e qual a sua disponibilidade de tempo para conseguir polir com eficiência um desses.
§-Prefira cristal puro. O vidro comum não serve para a confecção de prismas para estudo. Talvez só para curiosidade mesmo.
§-Se você souber de alguém que possa te vender argila de qualidade máxima. Pureza e massa, você verá que uma vez a cerâmica sendo modelada e depois queimada, terá se cuidar de manter a peça básica do molde esfriando o mais lento possível, no final do processo de queima, uma "superfície interna bem lisa". Mas isso dependerá cem por cento da qualidade da cerâmica e eu recomendaria a de "porcelana fina".
Ela consegue ter a película final tão lisa, que se acertares a mão depois de alguns testes, não precisará ter que "polir o prisma". Eu nem gosto de lembrar de polimento. Vidro e cristal são tão duros de se polir que seria melhor mesmo "acertar" na confecção do molde, queimar e não deixar que esfrie com menos do que o dobro dos materiais comuns de têmpera.
O importante são os ângulos. O prisma pode ter a dimensão que você achar mais fácil construir.
A medida de 1.9 por 1.8 centímetros é a mais recomendável. Eu gosto de extrair as gamas de verde, pois que a rosa é oposta e a lógica da cor nos parece meio duvidosa.
§-Seriam então (duas faces de 1.9 centímetro, por uma de 1.8).
§-Se você não souber onde conseguir comprar cristal puro para fusão em bico de oxigênio com carbureto, experimente lavar e derreter o vidro dessas lâmpadas de luz do dia; as fluorescentes. São compridas e nos enganam pois que geram pouco material por unidade. Mas devagar a gente junta setenta e cinco gramas. Deve bastar para um prisma de pequeno porte.
§-Se você não achar a tal da matéria para porcelana branca, faça um teste com cerâmica velha mesmo. Triture até ficar mais fina que um líquido de esmalte e deixe enxugar. Amasse muitas vezes antes de partir para o molde.
§-Se você não souber como fazer o molde, lembre-se que é só "abraçar a massa" em alguma coisa bem lisa (vidro de preferência) e então cortar com lâmina de barbear mesmo. Tudo simples. Mas a mão de obra que isso dá, vou te falar uma coisa: Dá para comprar umas cem dúzias de prismas importados. Não sei se é de Florença que eles vem. Eu não tenho memória. Rsss Mas você encontrar um meio. Sei que encontra.
§-Se for para pesquisas, creio que você fará algo bem feito. O trabalho sempre faz parte do jogo, não é mesmo?
Ia me esquecendo: Os utensílios (principalmente o cadinho para a fusão do cristal), devem ser aquecidos primeiro antes de você começar a derreter vidro nele. E o "tijolo refratário" se você (preferir construir um cadinho) simples, custa um século para ganhar um pouco de calor. Então deixe o refratário aquecer sem compromisso umas horas antes. Isso evita que se criem filamentos mais duros e assim criem "flutuações" indesejadas no próprio corpo do prisma. A temperatura deve ser padrão e imagino que você também devesse aquecer não muito (antes de despejar o cristal), também a "forma". Mas não aqueça muito a forma, senão criará ondulações muito ásperas.
§-Te desejo boa sorte! E não se preocupe! O cristal sempre poderá ser reutilizado até que você acostume com o processo. Aí você poderá conseguir um novo grupo de "lâmpadas" e tendo total controle do processo desde a sua origem básica de barro, fogo e paciência, conseguir um prisma que até mesmo a NASA ficaria interessada nele. Rssss
§-Nunca desista! O que sempre vale é a persistência.
Abração do amigo, Adelso de Castro.

2006-11-03 18:00:16 · answer #1 · answered by Adelso de Castro 4 · 0 0

Não há muito mais a falar...há um tratado sobre o tema rsrs
Contudo..eu gosto de indicar..para brincar, ok?
peça alguns pedaços de vidro ..em vidraçaria eles gojam fora..retalhos..corte..ou mande cortar..com as mesmas medidas..faça um triângulo equilátero..ou um prisma...encha de água ..cole as laterais...com uma super cola qualquer..claro estou falando de uma figura de 3 dimensões. você cola, enche com agua e por fim "tampa" Dá um excelente prisma..no sol decompõe a luz com um visual super legal

2006-11-06 07:28:25 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 1

compra um triangulo de vidro, ele é um prisma otico

2006-11-03 09:50:01 · answer #3 · answered by contracer 3 · 0 2

I dont know

2006-11-03 09:49:30 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 3

fedest.com, questions and answers