English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

.

O brasileiro parece rejeitar as idéias liberais automaticamente, sem sequer parar para analisar o q elas trazem como alternativas para o país.

Creio q é assim pq os brasileiros associam – ERRONEAMENTE – Liberalismo com ditadura de 64, da mesma forma q CONFUNDEM “preocupação social” com “socialismo”.

A ditadura de 64 era “de direita”, mas não era Liberal. Ao contrário, adotou práticas intervencionistas e desenvolvimentistas - q são mais vistas em ditaduras de esquerda!

O Liberalismo prega um Estado menor – menos intervencionista e menos voraz nos impostos, q permite q a sociedade, pela iniciativa privada, progrida sem ser vampirizada pela ineficiência da máquina estatal.

E isso NÃO significa que ele não tenha preocupação social!

O governo atual defende as mesmas idéias q os militares implantaram no Brasil: intervencionismo, apadrinhamento, patrimonialismo... Só que as “disfarça” num nome diferente.

Vc não acha que está na hora de rever os seus conceitos?

.

2006-11-03 06:17:06 · 4 respostas · perguntado por m_amoy 5 em Governo e Política Política

4 respostas

Em primeiro lugar, o termo "liberalismo econômico" é tão velho quanto o medo de uma nova ditadura, q nunca mais vai acontecer.
o último presidente q tentou tomar medidas, q nem chegaram perto de uma ditadura, mas mexeram com interesses políticos e econômicos, se deu mal!!!
Em segundo lugar, esse 'Estado mínimo" que você prega só existe na teoria, ou está sendo aperfeiçoado em economias maduras, o que não é o caso do Brasil! O governo FHC tentou realizar seu sonho com a reforma do Estado e do aparelho do Estado, muita coisa avançou, mas trouxe distorções como: Pseudo monopólios, duplicidade de regulação, fuga de capitais via lucro para o exterior, e colapso nas relações trabalhistas.
Em terceiro lugar, o Estado sempre vai intervir na economia, mesmo q não seja via produção, mas regulando, ou "se deixando regular" e principalmente por medidas econômicas via Banco Central.
Não sou a favor do Estado intervencionista, mas não se pode queimar etapas e apressar os passos da história!!!!

2006-11-03 06:41:01 · answer #1 · answered by adc 2 · 0 0

Prega o fim da intervenção do Estado na produção e na distribuição das riquezas, o fim das medidas protecionistas e dos monopólios e defende a livre concorrência entre as empresas e a abertura dos portos entre os países.

2006-11-03 14:34:48 · answer #2 · answered by Jana 1 · 0 0

Centralizar demais só aumenta a robalheira...
veja, filipinas o cara roubou 8 bi
O Quino(alguma coisa) roubou 1,5 bi.

Acabaria virando uma monarquia, o rei por mais que seje honesto estaria sercado por nobres corruptos que camuflariam a realidade

2006-11-03 14:29:41 · answer #3 · answered by South JP 4 · 0 0

liberalismo foi defendido pela burguesia para se manter no poder.

2006-11-03 14:29:46 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 1

fedest.com, questions and answers