English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Porque tanta demora da justiça em liberar processos nas juntas trabalhistas? Têm processos que ficam de 10 a 20 anos esperando a vontade dos Juizes. Tá certo é justo isso?

2006-11-03 04:09:40 · 29 respostas · perguntado por Anonymous em Governo e Política Lei e Ética

29 respostas

Caríssimo,
Os Magistrados não tem culpa, pois, levam trabalho até para suas casas.
Mas por que os prazos existem só para Advogados????

2006-11-03 04:59:11 · answer #1 · answered by Wall 2 · 1 1

Francimar, justo não é, mas se dependesse da vontade dos juízes trabalhistas, pode ter certeza de que seu processo estaria resolvido. Porém, existem várias circunstâncias que fogem ao controle dos juízes:

1 - Há MILHARES de processos para os juízes resolverem, não apenas o seu caso. Aposto que na frente do seu processo existem muitos outros conclusos;
2 - O juiz, além de despachar, tem que fazer audiências todos os dias, tem que despachar outros processos mais simples, tem que proferir sentenças todos os dias (e 99% deles levam processos PARA CASA para julgar). Ou seja, não caia no senso comum de que o juiz só vai à Vara para fazer audiências por 2 horas e depois vai embora e fica numa boa...
3 - O juiz não trabalha sozinho, depende dos servidores para dar andamento ao seu serviço (e há uma defasagem muito grande de servidores - e de JUÍZES também);
4 - Se o processo demora de 10 a 20 anos é por culpa dos inúmeros recursos que a parte contrária interpõe, com o fim de adiar o pagamento de seus direitos.

Esses são alguns fatores, então não coloque a culpa na Justiça Trabalhista, pois se dependesse dela, você já teria recebido o que vc deve ter ganho em seu processo (suponho q vc esteja reclamando pq tem processo em andamento).

Agora, se realmente o processo estiver concluso há muito tempo (tipo um ano, sei lá), peça pro seu advogado conversar com o assistente do juiz ou mesmo com o juiz e se não der jeito, sempre há a Corregedoria.

Boa sorte!

P.S. Sei dessas coisas pq trabalho em uma Vara Trabalhista;)

2006-11-03 12:53:56 · answer #2 · answered by Miss Manners 5 · 2 0

Nesse caso nosso último recurso é falar com o "Lula" - quem sabe ele extingue a Justiça trabalhista e perceba que o empregado não é mais hipossuficiente, não tem emprego mesmo e quem quer trabalhar não encontra trabalho.

2006-11-03 12:31:11 · answer #3 · answered by COTOVIA 3 · 2 0

Colega, realmente não esta certo. Mas como se sabe a administração pública no Brasil é muito burocrática. Além da demanda de processos trabalhista ser muito grande, ainda existem os vários rercusos que por lei são garantidos ao recorrido (empresas). Vou lhe explicar melhor, uma pessoa entra na justiça por direitos trabalhistas, daí o Juiz chama para a 1ª audiência, os advogados muitas vezes não levam as suas testemunhas na 1ª audiência, daí e remarcada para outra data, quando realmente acontece a 1ª audiência e o juiz dar ganho de causa ao recorrente (trabalhador) o advogado da empresa entra com recurso e por aí vai (só de recursos que a empresas têm direito são 3). Agora pensa a demora. E ao final quando realmente o trabalhador
ganha, aí tem um prazo para a empresa pagar, se esta não cumprir no 1º prazo, (a justiça sempre penhora um bem do devedor), este bem vai para leilão (se o bem não for arrematado no 1º leilão, tem um segundo leilão ) e só então o trabalhador vai receber o que tem direito. A verdade é que a culpa não é dos Juízes, mas das brechas deixadas pela legislação trabalhistas que garantem aos advogados de empresar manobras para adiar o processo. Aos juizes cabem somente o cumprimento do que diz a lei. É por isso que os Juizes lutam hoje pela reforma do judiciário.

2006-11-03 13:46:35 · answer #4 · answered by Elziene L 2 · 1 0

O governo devia fazer uma reforma no Judiciário, mas com vontade política. Sabemos que existem divergências políticas entre os 3 poderes. Um não quer se envolver nas prerrogativas do outro e fica essa lenga-lenga "ad aeternum". Tenho ações judiciais que se perdem no tempo. Minha mãe acha que nem estará viva para receber um precatório judicial. É incrível o nosso Brasil.

2006-11-03 13:28:00 · answer #5 · answered by Anonymous · 1 0

Francimar ! De fato você tem razão. A Justiça de um modo geral e principalmenta a Trabalhista são bastante procastinadora de processos para o seu despacho final. Não deveria ser assim. Aquele que aciona a Justiça quer ver solucionada sua causa e tem que ser rápido, pois tardiamente, mesmo com vitória seria de Pirro. Muitas vezes quem imterpõe uma ação morre e não vê o seu feito decidido. E jiga uma herança maldita para filhos e netos. É lamentável. Contudo não é muito diferente em outras partes do mundo. Parece que é uma forma para que o autor do feito desista da causa ou entre num acordo de partes! Não é absolutamente justo. E totalmente injusto.

2006-11-03 13:12:04 · answer #6 · answered by Spider Man 5 · 1 0

Faço minhas as palavras da Sibelly, e concluo achando que o melhor que tem a ser feito é uma reforma completa no judiciário. Começar do zero mesmo, fazer tudo de novo.

2006-11-03 13:10:25 · answer #7 · answered by Neo 2 · 1 0

Oi Francimar... infelizmente é um grave problema, e que talvez nunca será exterminado!
Primeiro porque governantes não tem interesse nisso... nenhum interesse... A Justiça está super carregada, é muita burocracia, poucos funcionarios, e uma quantidade de juizes inadimissivel...
Ninguem quer ser juiz em SP, por exemplo. Salário médio, mas muitas responsabilidades e muito trabalho.
E olha que a Justiça do Trabalho, pelo menos em SP, é ainda a melhor justiça que temos... a mais rápida...
Infelizmente, deve esperar, e torcer para que seu direito só seja recolhecido... Boa sorte!

2006-11-03 13:08:01 · answer #8 · answered by Lisboa Advogados 3 · 1 0

Francimar, temos pouca celeridade na Justiça brasilaira, porque o número de Juízes é baixo e os processos (muitas vezes por motivos banais) são em número exagerado. Em determinados lugares, numa única Vara, um Juíz tem 11 ou 12 mil processos. É muita coisa. Temos que reconhecer o que é bom e a justiça americana, neste sentido, é muito rápida, pois resolve suas questões, na maior parte, na hora. Quem sabe chegaremos a isso?

2006-11-03 13:05:26 · answer #9 · answered by Anonymous · 1 0

A Burocracia publica no Brasil é imbativel, mais uma categoria onde o Brasil é medalha de ouro.

2006-11-03 12:43:51 · answer #10 · answered by POP 3 · 1 0

Concerteza é um absurdo acreditarmos que processo durem tanto tempo. Mas se isso serve de consolo não só a Vara do Trabalho é lenta, em geral todas tem tanta buracracia que o resultado é essa demora.

2006-11-03 12:39:49 · answer #11 · answered by meninaesperta 1 · 1 0

fedest.com, questions and answers