Bem, o sentido do tato envolve os receptores presentes na pele.
Os Tipos de receptores mais importantes no tato são os Mecanorreceptores (termorreceptores e nocirreceptores).
Termorreceptores- receptores de frio (ativam de 5 a 30°) e calor (ativam de 38 a 43°), são terminações nervosas livres, de adaptação lenta.
Nocirreceptores- são terminações livres de adaptação lenta que repondem a estímulos nocivos. Estímulos que podem ser mecânicos, térmicos ou polimodais. Os térmicos ativam em temperaturas abaixo de 5° e acima de 40°.
Para entender o tato, vc precisa saber também, um pouco sobre campos receptores.
A sensibilidade de uma determinada área está relacionada diretamente aos campos receptores. Desta forma quanto maior a densidade de receptores em uma determinada área menor campo receptor e com isto maior a sensibilidade. Entre as Áreas com maior densidade de receptores, estão os dedos das mãos e os lábios, e as de menor densidade são partes da panturrilha e das costas.
Um experiência que vc pode fazer na sala de aula é sobre a densidade de receptores. Pra provar que nas costas , temos poucos receptores, pode-se, com uma agulha, espetar levemente e ao mesmo tempo, dois lugares bem próximos nas costas de uma pessoa. Ao perguntar a ela quantas espetadas ela sentiu, ela vai responde que, apenas 1. Pois no local, não tinham receptores sensoriais (de tato) suficientes para detectar os dois estímulos.
2006-11-03 01:59:32
·
answer #1
·
answered by Isabel Titoneli 3
·
0⤊
0⤋
O tato é primeiro sentido que desenvolve nos seres humanos. É pelo tato que sentimos as propriedades dos corpos físicos, sua dureza e textura.
No tato existem três tipos de sensibilidade:
- Mecânica
- Térmica
- Dolorosa
O tato é diferentemente de todos os outros sentidos, ele só é ativado quando tocamos em algum objeto. Milhares de células entram em ação para nos informar se é algo quente ou frio, áspero ou macio
2006-11-03 08:02:08
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋