Eu acho que os cursos de Pedagogia com currículos modernos, com visão macro-sistemica são o que tem mais propriedade e funcionalidade. Vou explicar, a Pedagogia é um curso normalmente para os micro-sistemas, que é a escola e seu entorno educativo. A pedagogia moderna deve ser desenvolvida com uma visão macro-sistemica, ou seja que possa atender a formação do individuo em qualquer ambiente. Se a educação é continuada, todos devem ser permanentemente atingidos pelos braços da atualização ou nova formação em serviço, como no chão de fábrica. Esta é uma função importante do pedagogo, que normalmente vem sendo feito ou por um administrador de empresas ou psicólogo que não tem formação para isso. Ou diga de passagem todo mundo acha que sabe educar melhor que o educador. Acredito que em síntese dei uma idéia do meu pensamento sobre um curso importante para a modernidade do mundo, que deve ser assumido pelas agencias de formação (universidades) e que o profissional seja arrojado a ponto de se impor no mercado.
2006-11-03 01:02:55
·
answer #1
·
answered by HEPATOCHÊ - Grupo de Apôio a Por 4
·
0⤊
0⤋
O curso de Pedagogia como qualquer outro curso de graduação
é gratificante. Porém, é aconselhável que você faça uma análise
mais detalhada do curso que está procurando, a fim de verificar
se tem alguma afinidade com o mesmo. Adquirir um diploma de
graduação superior sem perspectiva, é o mesmo que perder o
seu tempo, em busca de algo que não está compartilhando.
2006-11-03 01:19:01
·
answer #2
·
answered by TORRES 2
·
1⤊
0⤋
Ser um curso bom ou não, depende muito do que cada pessoa procura e espera da profissão. MAS, preparar cidadão para o mundo não é como cuidar de "familiares".
O curso de Pedagogia anda muito a desejar no seu resultado: sem objetivo e com uma grade curricular inconsistente. O aluno e a aluna conclui a graduação sabendo NADA. A maioria que conheço não sabe interpretar textos. Ler e escrever é um desastre. Simplesmente têm um "discurso vazio" como alguém falou aqui. Aliás, o problema não está exatamente no Curso, mas no uso que os graduados e graduadas têm feito dele.
Ademais, existe muito romantismo. Pieguices. Sentimentalismo. De educadores, há somente Paulo Freire, Emília Ferrero e Piaget? São modelos permanentes e imortais. Nenhum dos estudantes tem ambição de ocupar o lugar como educadores contemporâneos? Ninguém tem nada a contestar além do foi dito por eles? São os "verdadeiros"? Comodidade! Como se a sociedade fosse estática e de lá pra cá não tivesse evoluído.
Não sabem definir Pedagogia nem qual o objetivo da profissão. Se vc pergunta o que é "educar", se apegam em discursos alheios; se vc vai mais longe, se perdem com evasivas ou se calam. Perguntar o que é "Educação" então, é perda de tempo. Criatividade é o que mais falta.
A Ditadura acabou há mais de 30 anos e ainda se prendem a ela como desculpa pela incompetência. Crianças da terceira série do Ensino fundamental são analfabetas. Essa foi a semente plantada há cerca de 20 anos. Agora podemos ver os frutos. A responsabilidade da Educação está 100% nas mãos do Governo, 100% da família, 100% da sociedade, 100% em poder de professores e educadores. Cada um no seu papel, ofertando essa cota mínima. Professores devem ser profissionais da Educação e não "tios" ou "mães".
A Educação é desvalorizada pelo próprio professor, a partir do momento em que ele não se dedica, não pesquisa, não se transforma. Desvaloriza a profissão e denigre educadores de excelente qualidade que gostariam de atuar verdadeiramente como manda a Pedagogia.
Em resumo: se vc quer ser uma educadora competente, participativa e responsável pela sociedade, vá em frente. Mas, se for para ser "tia" em busca de agradinhos e prazer pelo "familiarismo", desista porque dessa categoria o mercado está saturado. A Educação precisa de profissionais competentes e, não de "tias" e "mães". As pseudas-pedagogas têm confundido escola com refúgio de donas-de-casa.
Pensa bem: fazer faculdade para ser "tia" em troca de agradinhos ou ser uma profissional competente para poder lutar por seus direitos e renovar a sociedade? Esse é o quadro da Pedagogia e da Educação atual. É evidente que existam bons professores. Não aparecem por se perderem entre a maior parte descrita aqui.
Mais uma coisa: "Tias" não podem exigir mais que agradinho$ porque cuidam dos "sobrinhos" por prazer e não por profissão. Haja vista o resultado do "cuidar" e não do "educar". O "salário" corresponde à qualidade do trabalho oferecido.
Não precisa pesquisar pra saber se estou sendo coerente. Basta ler os noticiários diários.
Analise bem o significado da palavra tia e professora, antes de optar pelo curso e investir numa profissão que poderá não preencher os seus ideais. Porque Ensinar é mais que oferecer laços "parentescos" e pieguices. Ser professora é formar cidadãos.
:: Até uma criança sabe que existe diferença entre ser professora e ser tia ou mãe. Quando uma criança tem a mãe como professora, ela cuida de chamá-la de professora automaticamente perante os colegas de classe.
Se optar por Pedagogia, seja exigente com o seu curso no que diz respeito à Língua Portuguesa e ao ensino da Informática na formação de professores. Pode doer no início, mas pelo menos assim, não será mais uma. Porque o problema da má educação está, sobretudo, na sala de aula. Falta uma grande porcentagem de profissionalismo. FALTA mudança de mentalidade reprimida e omissa para mentalidade democrática na VOZ DO SABER. O poder está na mão de quem sabe.
Se interessar, veja os complementos sobre Educação e também sobre Qualidade Profissional e Salário. Se tiver dúvida, pode me chamar pelo email: http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=At84QQJepdlg3AQDDGA3fRLI6gt.?qid=20061102125840AA1q0Nj
Familiarismo na educação escolar - http://educae.bravehost.com <><>
2006-11-03 01:29:28
·
answer #3
·
answered by aeiou 7
·
0⤊
0⤋
Ele prepara bastante para o mercado de trabalho, eu vou prestar vestibular pra pedagogia o ano que vem, conheço muita gente que faz esse curso e é muito bom... Vale a pena mesmo!!!! beijão...
2006-11-03 01:08:50
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Muito bom, pena que no nosso país a educação é desvalorizada.
2006-11-03 00:56:43
·
answer #5
·
answered by Pretinha 3
·
0⤊
0⤋
É um curso bastante interessante, pois o mercado de trabalho é bem amplo, pois você poder ser: Diretora de Escola, Coordenadora Pedagógica, Supervisora, trabalhar na Secretaria da Educação fazendo supervisão em escolas, lecionar para crianças do pré ao ensino fundamental até 4ª série, pode trabalhar em empresas como coordenadora de estágios, além de outras áreas que daria para se informar.
2006-11-03 00:54:52
·
answer #6
·
answered by Carlucha 2
·
0⤊
0⤋
Dependendo do empenho, pode ser muito bom sim... mas, me perdoe dizer isso, conheco umas pedagogas que, pelo amor de Deus, não sabem o que é pedagogia nem aqui nem na China!
Se for investir na área, lhe peço, não se torne mais uma pedagoga de discurso vazio, que só falta dizer "faça o que digo mas não faça o que eu faço".
2006-11-03 00:52:26
·
answer #7
·
answered by Himura Battousai 2
·
0⤊
1⤋
Curso de pedagogia trata-se direto com crianças...mais olha veja uma area especifica pq uma prima minha fez esse curso e ate um tempo atras nao conseguia trabalho nem de inspetora de colegio, verifique a area certa pq nem sempre pode ter bom resultado.
2006-11-03 00:52:19
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Curso pra esperar homem
2006-11-03 00:51:28
·
answer #9
·
answered by PC 3
·
0⤊
2⤋