Funciona da seguinte forma: Quando os juros estão mais elevados, o poder de compra é menor, pois a maioria dos consumidores não pode comprar à vista, e nas compras a prazo existe a incidência de juros no valor das prestações. Com juros altos e conseqüentemente prestações mais elevadas, o consumidor da uma travada no consumo. Com essa travada no consumo, os empresários tendem a segurar os preços, pois caso contrário não podem vender seus bens, pois com consumidores segurando seus gastos, eles são obrigados a oferecerem por preços mais atrativos, ou seja, menores, ou com prestações que fazem o preço dobrar ou triplicar, conforme o prazo do crediário. Considerando que a inflação é aumentada por causa dos aumentos generalizados nos preços de bens, salários, aluguéis, formando uma verdadeira ciranda inflacionária, ou seja, quando sobe o preço de uma coisa, tudo vai subindo junto pra acompanhar a alta, pois ninguém quer ter prejuízo, com o consumo freado pela alta dos juros, a inflação também fica freada, essa ciranda inflacionária está com uma âncora chamada taxa de juros.
2006-11-03 00:55:33
·
answer #1
·
answered by AgnusDay 3
·
0⤊
0⤋
Existe uma relação directa entre a inflação e as taxas de juro. Qto maior a inflação maior serão as taxas de juro, porque a inflação traz consigo uma incerteza nos investimentos e, investimentos incertos propiciam um aumento de risco de capital e consequentemente as taxas de juro para investimentos em periodos de risco são altos.
2006-11-03 00:57:58
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Se a taxa de juros sobe, a economia desacelera e a inflação diminui porque a oferta é maior que a procura. E vice-versa. Acho que é mais ou menos isso.
2006-11-03 00:42:00
·
answer #3
·
answered by L U K E 7
·
0⤊
0⤋