English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Acredito que com a reforma política, onde deverá valorizar-se a fidelidade partidária, o número de partidos menor e, consequentemente o Congresso Nacional mais forte, a sociedade poderia mobilizar-se para a mudança do sistema de governo. O presidencialismo é muito centralizador de poder, além do que somos obrigados a esperar que um governo ruim demore 4 anos para ser renovado. Já o parlamentarismo, na pressão do povo ao parlamento, é votado a moção de censura e, sendo aprovada, o primeiro-ministro dança.

2006-11-02 18:41:50 · 5 respostas · perguntado por Ronaldo D 2 em Governo e Política Outras - Governo e Política

5 respostas

Certamente é uma questão bastante pertinente,o que tem acontecido é que não existe grande interesse nem da mídia,nem da sociedade civil,nem da atual elíte política para promoção do uso ou criação de uma matriz política mais eficiente,transparente e mais próxima do cidadão.Uma verdadeira mudança tem de mobilizar todas forças vivas em torno dessa questão fulcral para a sustentabilidade do desenvolvimento.Voçê propõe o parlamentarismo.Acontece que esse sistema só é operacional quando estamos perante um outro tipo de votantes e sistema de votos(que não os do Brasil),que nesse quadro credibilizam a atividade parlamentar,muito mais valorizados nos planos da ética,da transparência,da solidariedade,formação profissional e cultural, em torno dos principais eixos da sustentabilidade do bem estar sócio-econômico comum.Infelizmente no Brasil,tem se registado elevados índices de burocracia,compadrio,clientelismo,ganância,fraca transparência(um grande distanciamento das elítes políticas para com as populações) e fraca solidadriedade,favorecendo a corrupção e ineficiência mesmo na eventualidade de uma mudança para o tipo de sistema que voçê propós,provocando sucessivos escândalos de ineficiência e corrupção frequentemente noticiados na mídia.Apenas entendo que face à esse tipo de situações,é preciso modelos mais agressivos,drásticos e eficientes como,racionalização significativa dos atores políticos e recriar o sistema adaptado às circunstâncias problemáticas e demandas locais perante a paridade das melhores realidades mundiais.Obviamente que aqui não lhe posso avançar mais detalhes de eventuais planos nesse sentido,mas que posso garantir-lhe que uma mudança segura é possível se houver interesse geral que assim aconteça.Vêmos na prática muito mais interesse no futebol,carnaval,novelas,sexualidade e outras atividades afins sem grande substância,que embora tenham o seu espaço,não são prioritários nem são sintomáticos de nada que não seja fantasias despesistas sem objetividade crível.

2006-11-02 22:55:32 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Tivemos a chance de escolher esta opção e como naçào a rejeitamos. Vc suguere o que, que acabemos com a democracia, é isso???? hahaha, PSDBistas estào mostrando quem sào, finalmente, a máscara cai!

2006-11-03 07:24:37 · answer #2 · answered by Mimi 2 · 0 0

-eu seria a favor de um parlamentarismo misto
ai ficaria até bom

2006-11-03 06:40:53 · answer #3 · answered by paceyr 7 · 0 0

Sei la. Há alguns anos atraz tivemos um plebiscito para escolher o sistema de governo, mas o parlamentarismo perdeu para essa droga do presidencialismo.
Isso tudo por falta de instrução. foi por volta de 1989 mais ou menos.

2006-11-03 03:45:49 · answer #4 · answered by "CHUPETA" 5 · 0 0

Não acredito que a situação política em nosso país seja resolvida com o parlamentarismo. Se o povo que tem a chance de mudar esse quadro em nosso país votando nos candidadatos que deveriam ser os mais aptos para governar está assim, imagine se o voto do homem a liderar este país fosse realizada pelo próprio parlamento? A reforma a ser feita é na mente dos brasileiros em analisar e pensar antes de vender o seu voto com meras bolsas-escolas e bolsas-família que nada mais saõ que esmolas para iludir o povo brasileiro.

2006-11-03 02:49:39 · answer #5 · answered by Katrinnae 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers