Cavalos, como meu amigo falou aí em cima, são animais pesados. Podem e geralmente pesam mais de quinhentos quilos. Mas o problema não é só o peso: para ele não se apoiar no membro fraturado, ou teria que ficar deitado, ou numa "piscina" ou ainda fazer o que chamamos aqui de "estaleiro", uma "cama" ou "rede" de lona resistente, com 4 furos por onde passam as patas do animal, de maneira que ele fique suspenso no ar, com pouco apoio no solo. Tudo para evitar que o peso seja problema. Mas aí tem outro complicador: cavalos escarvam, isto é, batem e raspam o solo com as patas, principalmente as dianteiras. Se um osso está fraturado, em processo de formação de calo ósseo (mesmo com pino ou placas...), está fragilizado. Se o animal escarvar ou bater o membro no solo (é outra coisa que ele faz com frequência...), o osso pode voltar a separar. E se quebrar pela segunda vez, um abraço!
Aí vc pode perguntar: e se deixasse ele deitado ou no "estaleiro" por bastante tempo? Dois problemas: um é que cavalos desenvolvem alterações intestinais com muita facilidade, com cólicas, formaçãos de gases e (às vezes literalmente...) um monte de m*e*r*d*a. Não dá! Lembre que equinos podem morrer de cólica por torção intestinal em muito pouco tempo.
O outro problema são as chamadas "escaras de decúbito", feridas por abrasão da pele que aparecem nas partes em contato prolongado com superfícies. Todos os animais são sujeitos a isso, inclusive humanos (lembra do colchão d'água da vovó que só ficava deitada?).
Piscina: cavalos têm cascos, a unha do dedo médio do animal (é isso mesmo, os outros dedos são atrofiados!) Unha fica frágil na água, né? Se quebrar ou sair, o que pode muito bem acontecer quando o bichinho fica muito tempo na água ou no solo muito úmido, não tem como colocar um casco postiço, uma prótese!
Existe nos EEUU uma espécie de geléia, que substitui a água, onde se coloca o animal. Mas é caríssimo, não temos disponível no Brasil. E não pode ficar muito tempo, também, nessa tal de geléia.
O melhor é mesmo sacrificar. E quando me acontece de ter de sacrificar um bicho, qualquer bicho, estraga um mês inteiro da minha vida, mesmo fazendo com amor, sedando e DEPOIS sacrificando...
Pronto, acabei de escrever um jornal procê. Ou melhor, um livro inteiro. Desculpe...
Abraço
oarcm@hotmail.com
2006-11-02 13:51:44
·
answer #1
·
answered by Rottweiler 5
·
0⤊
0⤋
Não é que não se recuperam de fraturas.A diferença é que os cavalos de raça que tem "pedigree", são usados para corrida, e quando há caso de fraturas, ficam com sequelas, as vezes mancos.E por isso as vezes são sacrificados,mas as vezes são usados para outra finalidade que não a corrida.
2006-11-06 19:22:34
·
answer #2
·
answered by laura_gotto 2
·
1⤊
0⤋
Bom dia Política!
Realmente tem um pouco de coisa certa em cada resposta.
O cavalo tem uma certa dificuldade de recuperação de fraturas por fatores como o peso, impossibilidade de evitar apoio do membro, temperamento quente e algumas cositas mas...
Porém, como em tudo no mundo de hoje, surgem sempre inovações, tentativas e pesquisas em busca de soluções.
Hoje em dia muitas das fraturas tem tratamento sim, a maioria delas cirúrgico, com uso de pinos e parafusos e muitas complicações no pós operatório. Já existem até parafusos absorbíveis, usados em trabalhos experimentais com ótimos resultados; inovações como os gessos sintéticos também são de grande auxílio e tem-se pesquisado de forma a conseguir uma adaptação do aparelho de Ilisarov(aquele com parafusos externos) para equinos.
Na maioria das vezes o animal não se recupera com a mesma performance de antes e não pode voltar à competições como antes, mas podem ter uma vida útil na área reprodutiva se for uma égua ou um garanhão, ou mesmo simplesmente viver em liberdade e fazer trabalhos leves.
Um fator limitante do tratamento é o custo, principalmente pq envolve processo cirúrgico, o tempo de recuperação é lento e necessita de acompanhamento veterinário constante.
Se quiser mais informações tenho um trabalho de pós graduação sobre o assunto,ok?
Um abraço
2006-11-05 06:59:18
·
answer #3
·
answered by Eli 2
·
1⤊
0⤋
O peso e um dos fatores .....Mas eles se recuperam sim como qualquer outro tipo de animal.... mas precisa de um tratamento especial, quem não tem grana opta pelo sacrifício por que demora muito e o gasto e muito alto então e isso....bjs....
2006-11-03 07:59:30
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
É como falou o dr veterinário. O problema é que é muito caro tentar recuperar um cavalo com fratura e mesmo assim nem sempre se consegue... tadinho.
2006-11-02 23:46:00
·
answer #5
·
answered by lulu 3
·
1⤊
0⤋
Porque devido à sua estrutura, e pesando em torno de 500 quilos, uma fratura jamais se consolidaria.
2006-11-02 21:20:57
·
answer #6
·
answered by Marivaldo L 6
·
1⤊
0⤋
quem disse isso eu tenho cavalos por acaso ja tive um com uma fratura e nao foi sacrificado gastei muito dinheiro mas ele hoje corre como se nada tivesse acontecido.quem sacrifica um cavalo por isso e uma pessoa que so pensa em dinheiro mais nada.eles teem cura teem que ser e tratados com amor e carinho
2006-11-03 07:09:13
·
answer #7
·
answered by bruno s 2
·
0⤊
1⤋