English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Adoraria e agradeceria e louvaria quem me ajudasse.

2006-11-02 10:28:15 · 4 respostas · perguntado por mizael_souto 1 em Educação e Referência Conhecimentos Gerais

4 respostas

Não sei se é esse Pierce que vc procura. Tentei várias variáveis e a única que consegui foi a que transcrevo abaixo.
É sobre semiótica, uma matéria muito louca da área de comunicação.
Espero que seja esse cara e que te ajude.

Charles Sanders Peirce (10 de setembro de 1839, Cambridge (Massachusetts), – 19 de abril de 1914, Milford, Pennsylvania) foi um filósofo, cientista e matemático estadunidense.

Era filho de Benjamim Peirce, na época um dos mais importantes matemáticos de Harvard.

Charles Sanders Peirce licenciou-se em ciências e doutorou-se em Química em Harvard. Ensinou filosofia nesta universidade e na Universidade de John Hopkins. Foi o fundador do Pragmatismo e da ciência dos signos, a semiótica. Antecipou muitas das problemáticas do Círculo de Viena.

Além dos títulos descritos, Peirce também era matemático, físico e astrônomo. Dentro das ciências culturais estudou particularmente Linguística, Filologia e História, com contribuições também na área da Psicologia Experimental. Estudou praticamente todos os tipos de ciência em sua época, sendo também conhecedor de mais de dez idiomas.

As áreas pelas quais é mais conhecido, e às quais dedicou grande parte de sua vida e estudos, são a Lógica e Filosofia. Propôs aplicar nesta última os métodos de observação, hipóteses e experimentação a fim de aproximá-la mais das características de ciência.

Peirce concebia a Lógica dentro do campo do que ele chamava de teoria geral dos signos, ou Semiótica. Os últimos 30 anos de sua vida foram dedicados a estudos acerca da Semiótica, para Peirce um sistema de lógica. Produziu cerca de 80.000 manuscritos durante a vida, sendo que 12.000 páginas foram publicadas.

A Semiótica Peirciana pode ser considerada uma Filosofia Científica da Linguagem. A Fenomenologia é a ciência que permeia a semiótica de Peirce, e deve ser entendida nesse contexto. Para Peirce, a Fenomenologia é a descrição e análise das experiências do homem, em todos os momentos da vida. Nesse sentido, o fenômeno é tudo aquilo que é percebido pelo homem, seja real ou não. Seus estudos levaram ao que ele chamou de Categorias do Pensamento e da Natureza, ou Categorias Universais do Signo. São elas a Primeiridade, que corresponde ao acaso, ou o fenômeno no seu estado puro que se apresenta à consciência, a Secundidade, corresponde à ação e reação, é o conflito da consciência com o fenômeno, buscando entendê-lo. Por último a Terceiridade, ou o processo, a mediação. É a interpretação e generalização dos fenômenos.

«A semiótica é um saber muito antigo, que estuda os modos como o homem significa o que o rodeia..»

A primeira personalidade a referir é Peirce - Charles Sanders Peirce (1839-1914). Para ele, o Homem significa o que o rodeia, segundo uma concepçao triádica (firstness, secondness e thirdness), e é nestes pilares que toda a sua teoria se vai basear. Para Peirce existem três tipos de signos:

o ícone, que mantêm uma relação de «próximidade entre o signo e o objecto (ex: fotografia), em que existe uma proximidade muito grande entre aquilo que o objecto representa e a realidade em si.
o símbolo, que de forma aleatória estabelece uma relação convencional entre signo e objecto (ex: o termo cadeira),
o índice, ou indício, adquirido pela experiência ou pela herança cultural (ex: há fumo, logo há fogo). Quer isso dizer que, através de um indício (causa), tiramos conclusões. Ainda sobre o que nos diz este autor, é importante referir que «um signo, ou representamen, é qualquer coisa que está em vez de (stands for) outra coisa, «em determinado aspecto ou a qualquer título», (e que é considerado «representante» ou representação da coisa, do objecto - a matéria física) e, por último, o «interpretante» - a interpretação do objecto. Por exemplo, se estivessemos a falar de "cadeira", o representante seria o conceito que temos de cadeira. O objecto seria a cadeira em si e o interpretante o modo como relacionamos o ojecto com a coisa representada, ou seja o obecto de madeira sobre o qual nos podemos sentar.

2006-11-02 10:47:48 · answer #1 · answered by jorge luiz stein 5 · 0 0

Bom eu acho que vc escreveu errado o nome,em ves de ser Charles Paerce é Charles Pearce.
Charles Thomas Pearce, MD,nasceu em 9 de maio de 1883 em Torquay.
Era um médico inglês e um oponente notável à vacinação imperativa.Tornou-se primeiramente interessado em uma controvérsia vacinal possível em 1856 em que um artigo [citação] foi submetido a um jornal médico [citação médica] do qual era o editor,por John Gibbs,
um hydropath com visões controversias na vacinação.
Pearce começou a lecturing no assunto, e em Northampton em 1860 prendeu seu primeiro
debate público.Em 1871,Pearce deu a evidência a um comitê seleto apontado para inquirir no ato da Vacinação em 1867 publicou
também sua opinião sobre o vacinação do smallpox(A vacina do smallpox era a primeira vacina bem sucedida sempre a ser tornada e remanesce o único tratamento preventivo eficaz para a doença mortal do smallpox).
Foi aperfeiçoada primeiramente em 1796 por Edward Jenner que agiu em cima da observação que os fazendeiros de leite que travaram o vírus do cowpox mas nãotravaram o do smallpox em diversos livros.Umas das citações de seu livro "Essay on Vaccination" de 1868,descrevem sua interpretação de um outbreak do smallpox em Calcutá:
De dezembro de 1849 a abril de 1850,incluso 76 casos do small-pox foram admitidos no hospital geral em Calcutá.Destes casos 29 morreram.De 76 admitidos 66 tinham sido vacinados.Dos 66 vacinados 41 tiveram boa cicatrização,25 não tiveram.Do total de 76 casos 30 eram severos,46 suaves ou modificados.Dos 10 casos desprotegidos 5 eram severos,e os 5 restantes eram ataques suaves. Daqueles que vacinaram-se na vida
adiantada 16 morreram.A mortalidade indicou-se como ocorrida da variola depois que a vacinação era 16 fora de 66, ou 24 %
Publicações de Charles Pearce:
*1853, Diarreia e Cólera: seus tratamentos homeopaticos e prevenção descritas,
Northampton.
*1868, Essay sobre Vacinação em Linha(em índices),Whale
*1881, Small-pox & Vacinação em Londres entre1880-81,Londres: E.W. Allen
*1882, Estatiticas Vitais: Small-pox Vacinação no Reino Unido de Grâ Bretanha e Irlanda e Países e Cidades Continentais,Londres: Sociedade para a Abolição da Vacinação Compulsória.
Bom,espero que isto te ajude se for isto que está a procurar.

2006-11-02 22:32:17 · answer #2 · answered by barbie_baiana 2 · 0 0

"Charles Sanders Pierce, filósofo e cientista norte-americano, dedicou-se à pesquisa de muitas ciências, sobre as quais propôs uma classificação e uma arquitetura filosófica. Entre as diversas ciências por ele investigadas, encontra-se a psicologia. Esta dissertação se propõe a destacar o conceito de Pierce sobre esta ciência, bem como apontar os fundamentos aos quais ela deve recorrer. Assim, este trabalho faz o seguinte percurso: apresenta um breve histórico da psicologia; expõe os conceitos e princípios gerais que norteiam a classificação das ciências elaborada por Pierce, finalmente apresenta o esboço da psicologia proposta por Pierce, bem como as considerações críticas que ele elaborou sobre esta ciência."

Veja se em mais alguma coisa aqui: Ebooks grátis http://educae.bravehost.com/

2006-11-02 18:59:56 · answer #3 · answered by aeiou 7 · 0 0

Charles Sanders Peirce (1839-1914), filósofo e lógico americano, foi o principal criador da Semiótica e o fundador do Pragmatismo Lógico.

2006-11-02 18:44:38 · answer #4 · answered by tubalcain1733 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers