English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

respondam seriamente...

obrigado!!!

2006-11-02 08:17:24 · 7 respostas · perguntado por Niqque 1 em Ciências e Matemática Astronomia e Espaço

7 respostas

Marte possui vulcões gigantescos pois possui, da mesma forma que a Terra um núcleo ativo. Os vulcões em Marte são divididos em três tipos: "Montes", "Tholis" e "Paterae". Os "Montes" (singular "mons") são muito grandes, provavelmente basálticos e de leves inclinações. Os "Tholis" (singular "Tholus") ou abóbadas são menores e mais íngremes que os montes, com um aspecto abobadado. Os vulcões "Paterae" (singular "patera") são muito variados; com inclinações muito rasas e caldeiras complexas; muitos têm ainda canais radiais nos flancos.

Olympus Mons (Monte Olímpo) é um vulcão extinto com 27 km de altura, 600 quilómetros de diâmetro na base e uma caldeira de 60 quilómetros de largura. Assim, é a maior montanha do sistema solar e é mais de três vezes maior que o monte Evereste (8848 m) e tem mais de 13 vezes a altura da Serra da Estrela (2000 m). O vulcão extinguiu-se há um milhão de anos atrás e encontra-se numa vasta região alta chamada Tharsis que com Elysium Planitia contém vários vulcões gigantescos, que são cerca de 100 vezes maiores que aqueles encontrados na Terra.

Um dos maiores vulcões, Arsia Mons tem os lados ligeiramente inclinados, construídos sucessivamente por fluidos de lava de uma única abertura. Arsia Mons é o vulcão mais a sul em Tharsis e tem cerca de 9 km de altura e a sua caldeira tem 110 km, a maior cadeira entre os vulcões marcianos. A norte deste vulcão, situa-se o vulcão Pavoris Mons (7 km de altura), e a norte desse encontra-se Ascraeus Mons que tem mais de 11 km de altura. Ascraeus, Pavonis e Arsia formam um grupo de vulcões conhecidos como Tharsis Montes que se encontram a sudeste de Olympus Mons.

Conforme os resultados da Mars Express, o vulcão Hecates Tholus terá tido uma grande erupção há cerca de 350 milhões de anos atrás. Este vulcão localiza-se em Elysium Planitia e tem um diâmetro de 183 km; a erupção criou uma caldeira e duas depressões aparentemente cheias de depósitos glaciais, incluindo gelo. Hecates Tholus é o vulcão mais a norte de Elysium; os outros são Elysium Mons e Albor Tholus. O pico da actividade vulcânica em Marte terá sido há cerca de 1500 milhões de anos atrás.

As imagens da Mars Express mostraram também o que parecem ser cones vulcânicos na região do pólo Norte sem nenhuma cratera à volta, o que sugere que tiveram erupção muito recente, o que levou alguns cientistas a acreditar que o planeta poderá ainda ser geologicamente activo. Poderão existir entre 50 a 100 destes cones com 300 a 600 metros de altura cobrindo uma região do pólo Norte com um milhão de quilómetros quadrados; parte da região de Tharsis também tem características semelhantes. Estes aspectos na superfície podem ter sido o resultado de antigas elevações que tenham sofrido erosão pelo vento, mas julga-se que isto é pouco provável devido à inexistência de crateras e aspectos originados pelo vento naquela região.

Alba Patera é uma vulcão único em Marte e no sistema solar, localiza-se a norte de Tharsis, numa região de falhas que surge em Tharsis e se estende para norte. Alba Patera é muito grande com mais de 1600 km de diâmetro, tem uma caldeira central, mas tem uma altura de apenas 3 km, no seu ponto mais alto. Possui canais nos flancos, e a maioria deles têm 100 km de comprimento, alguns chegam a ter 300 km, sugerindo que a lava fluiu por longos períodos de tempo.

No entanto, os vulcões marcianos são pouco numerosos, mas são testemunhas do passado violento e vulcânico daquela zona, mas são largamente maiores que a maior montanha de origem vulcânica na Terra: o Kilimanjaro (5895 m) em África. As áreas vulcânicas ocupam cerca de 10 porcento da superfície do planeta. Algumas crateras mostram sinais de erupção recente e têm lava petrificada nos cantos.

2006-11-03 16:09:25 · answer #1 · answered by roamara 5 · 0 0

sinceramente EU NAO SEI

2006-11-06 07:26:14 · answer #2 · answered by jotape 3 · 0 0

Não sei se conhece bem a origem e a nescecidade dos vulcões. Normalmente a temperatura dos astros está relacionado não só à proximidade de estrelas como também de seu tamanho. O núcleo de planetas tende a ser bem mais quente que o se exterior que tem mais facilidade em dissipar calor. Sob altas temperaturas os minerais tendem a estar em estado liquido e a agitações moleculares que provocam expansão. Eles têm que sair por algum lugar que normalmente são as partes menos resistentes onde se formam vulcões. Eles funcionam como a válvula de uma panela de pressão, se não existissem esses planetas explodiriam. Somente astros completamente resfriados não teriam vulcões.

2006-11-02 16:31:59 · answer #3 · answered by Sebastião O 1 · 0 0

Marte é muito semelhante á Terra; não existem vulcões tivos em Marte, apenas vulcões inertes.

2006-11-02 16:27:54 · answer #4 · answered by ricartin7 3 · 0 0

entre no site sa NASA

2006-11-02 16:24:57 · answer #5 · answered by patraca 3 · 0 0

Porque (seriamente?)

Porque procuramos!

2006-11-02 16:24:26 · answer #6 · answered by Eduardo 5 · 0 0

Marte possuia intensa atividade geológica no passado,em seus primeiros tempos ele era bem mais quente que agora...

2006-11-02 16:20:32 · answer #7 · answered by Pilantrão 4 · 0 1

fedest.com, questions and answers