English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

quero características definição

2006-11-02 08:04:08 · 8 respostas · perguntado por silvanat 1 em Animais de Estimação Aves e Pássaros

8 respostas

Psitacídeos ameaçados de extinção
Lista Oficial de Fauna ameaçada de extinção
Através da Portaria nº 1.522, de 19 de dezembro de 1.989 e da Portaria nº 45-N, de 27 de abril de 1.992, o IBAMA tornou pública a lista oficial de espécies da fauna brasileira ameaçada de extinção.
2.9 Psitaciformes - Papagaios, periquitos e araras
Psittaciformes

Loriidae Cacatuidae Psittacidae
Loris Cacatuas Araras, Papagaios e Periquitos

2006-11-02 08:39:08 · answer #1 · answered by ▒▒ Da Terra ▒▒ 7 · 0 0

Psitacídeos são aves que possuem a parte de cima do bico meio curvadinha e têm quatro dedos livres: dois para frente e dois para trás (repare como eles se agarram em um pequeno pedaço de pau).

O Brasil é o país com maior número de espécies de psitacídeos: 72 no total! As araras, os periquitos e as maritacas são outros exemplos desse tipo de ave.

2006-11-02 08:12:24 · answer #2 · answered by Thalita Lay 3 · 3 0

Psitacídeo são aves que possuem a parte de cima do bico meio curvadinha e têm quatro dedos livres: dois para frente e dois para trás (repare como eles se agarram em um pequeno pedaço de pau).

O Brasil é o país com maior número de espécies de psitacídeos: 72 no total! As araras, os Papagaios, os periquitos e as maritacas são exemplos desse tipo de ave

2006-11-02 08:10:35 · answer #3 · answered by Reflexivo 2 · 2 0

papagaios

2006-11-02 08:05:20 · answer #4 · answered by big boss 4 · 2 0

qualquer ave da família dos papagaios, araras, cacatuas etc.

2006-11-03 06:07:08 · answer #5 · answered by Vieira 2 · 1 0

sei me diga vc

2006-11-03 04:38:38 · answer #6 · answered by buda TJF 2 · 1 0

Família Psittacidae

Aratinga leucophthalmus
(periquitão-maracanã) Pyrrhura frontalis
(tiriba) Forpus crassirostris
(tuim)
Brotogeris viridissimus
(periquito-verde) Brotogeris versicolorus
(periquito-de-asa-amarela) Pionus maximiliani
(maitaca)

Aratinga leucophathalmus (Müller, 1776): periquitão-maracanã; white-eyed parakeet.

Este psitacídeo pode ser observado aos pares, em família ou em bandos de 10 a 30 indivíduos.

Alimentação: sementes, frutos carnosos ou secos, como os de palmeiras (Archontophoenix cunninghamiana) e de tipuanas (Tipuana tipu); apreciam também as flores do suinã (Erythrina speciosa). Além da dieta vegetal, capturam insetos e suas larvas, no solo ou nas copas das árvores.

Nidificação: constroem o ninho em cavidades de árvores, principalmente de palmeiras, onde são postos 3 ou 4 ovos brancos que medem cerca de 31 x 25 mm.

Hábitat: campos com árvores esparsas e bosques de palmeiras.

Tamanho: 32,4 cm

CUASO: V,*,6

Pyrrhura frontalis (Vieillot, 1817): tiriba; reddish-bellied parakeetA.

Nesta espécie, além das pontas das rectrizes e face central das mesmas avermelhadas, chama a atenção a presença, na fonte, de uma estreita mancha vermelho-escura. Deslocam-se geralmente em bandos de 10 a 40 indivíduos.

Alimentação: frutos e sementes; entre elas as sementes (pinhão) do pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia) e, provavelmente, insetos e suas larvas.

Nidificação: utilizam cavidades em troncos de árvores onde são postos de 3 a 5 ovos, cujas dimensões estão em torno de 26 x 21 mm e que são incubados pela fêmea durante cerca de 30 dias. Quando nascem os filhotes, estes são alimentados pelos pais, especialmente pelo macho, durante cerca de 45 dias.

Hábitat: áreas florestadas.

Tamanho: 26,5 cm

CUASO: R,*,5

Forpus crassirostris (Taczanowski, 1883): tuim; blue-winged parrotlet.

Este é um dos menores representantes da família Psittacidae. Forma bandos de 5 a 20, às vezes de 50 indivíduos, concentrando-se em torno de alimento abundante. A fêmea é toda verde, com o ventre verde-amarelado, sem o azul da região uropigiana e das coberteiras das asas, visíveis no macho (3).

Alimentação: sementes, frutos, plantas herbáceas e inflorescências. Coletam o alimento tanto no solo como em árvores e arbustos. Entre os frutos muito apreciados estão os de palmeiras, embaúbas (Cecropia spp) além de sementes e brotos de paineiras (Choristia speciosa).

Nidificação: constroem o ninho em cavidades de árvores ou aproveitam ninhos abandonados pelo joão-de-barro (Furnaris rufus); forram a câmara de nidificação com gramíneas e nela a fêmea põe de 3 a 7 ovos brancos, esféricos a alongados, que medem aproximadamente 19 x 15 mm. A incubação, que dura cerca de 18 dias, é realizada pela fêmea e durante este período o macho ocupa-se em alimentá-la.

Hábitat: borda de matas, clareiras, matas ciliares, parques e jardins de áreas urbanas.

Tamanho: 12,5 cm

CUASO: R,***,7

Brotogeris viridissimus (Kuhl, 1820): periquito-verde; plain parakeetA.

Nesta espécie, o azul violeta das asas apresentado por parte das coberteiras e rêmiges, destaca-se no colorido predominantemente verde. Deslocam-se em bandos barulhentos, pois os indivíduos vocalizam durante o vôo.

Alimentação: frutos, sementes e néctar; em geral, nos meses de junho a agosto são observados destruindo os frutos de paineiras (Chorisia speciosa) para utilizarem suas sementes como alimento espalhando um tapete de paina sob as árvores. Durante o inverno, junho a setembro, época de floração dos suinãs (Erythrina speciosa), podem ser observados cortando com o bico as flores destes, para coletar gotículas de néctar.

Nidificação: Constroem o ninho em cavidades de árvores ou nas bainhas foliares de palmeiras, junto ao tronco; nele são postos 4 ovos brancos que medem cerca de 25 x 21 mm. A incubação, que dura cerca de 26 dias, é tarefa da fêmea; o macho alimenta a companheira durante este período e auxilia na alimentação dos filhotes que deixam o ninho cerca de 5 semanas após o nascimento.

Hábitat: florestas, áreas abertas e parques de cidades.

Tamanho: 24,0 cm

CUASO: R,****,T

Brotogeris versicolorus (Müller, 1776): periquito-de-asa-amarela; canary-winged parakeetA.

O colorido amarelo da asa, nas coberteiras superiores das rêmiges secundárias, e o amarelo-esverdeado da face ventral das rectrizes permitem a fácil identificação desta espécie. Apesar de ser menos abundante do que B. viridissimus, pode formar com ela bandos mistos. Nos E. U. da América do Norte, entre 1968 e 1974, houve importação de B. versicolorus, principalmente originários do Peru; alguns casais escaparam das gaiolas (ou foram soltos) e reproduziram-se na natureza, compondo atualmente bandos urbanos na Flórida, na Califórnia e em Porto Rico.

Alimentação: frutos, sementes, flores e néctar.

Nidificação: constroem o ninho em cavidades de árvores ou escavados em cupinzeiros arborícolas. Em áreas urbanas podem utilizar também os espaços sob telhas das edificações. Observações feitas em cativeiro mencionam 5 ovos brancos, medindo cerca de 23 x 19 mm e registram 26 dias para o tempo de incubação, que é tarefa da fêmea. Os filhotes deixam o ninho cerca de 8 semanas após o nascimento e são alimentados pelos pais com sementes e frutos regurgitados, mesmo após haverem abandonado o ninho.

Hábitat: campos com vegetação baixa e ilhas de matas intercaladas, bem como matas ciliares e cerradões.

Tamanho: 21,0 cm

CUASO: R,**,7

Pionus maximiliani (Kuhl, 1820): maitaca; scaly-headed parrot.

É característico o vôo desta espécie, que tem um batimento de asas abaixo do nível do corpo. É uma ave barulhenta durante o vôo, mantendo-se silenciosa quando pousada, como o fazem outros psitacídeos. São geralmente observadas aos pares ou em pequenos bandos, mas às vezes em bandos de até 50 indivíduos.

Alimentação: frutos e sementes coletados nas copas das árvores, tais como o pinhão do pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia) e frutos da figueira (Ficus spp).

Nidificação: constroem o ninho em cavidades de árvores, onde a fêmea põe de 2 a 5 ovos brancos, que medem cerca de 32 x 24 mm. Em geral é a fêmea quem se encarrega da incubação, cabendo ao macho a tarefa de alimentá-la durante este período.

Hábitat: florestas.

Tamanho: 29,0 cm

CUASO: V,*,5-7

ESPERO TER COLABORADO COM VC.

2006-11-02 09:31:51 · answer #7 · answered by CLAUDI@ 6 · 1 0

Há outras nomenclaturas: TUIM, CHUIM, PAPACUM, PAPACU, PERIQUITINHO DO PARÁ...

2015-03-20 03:56:30 · answer #8 · answered by AGENTE 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers