English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Seria não ter curso superior?

2006-11-02 06:49:29 · 16 respostas · perguntado por Anonymous em Educação e Referência Nível Superior

16 respostas

NÃO ! É AQUELA PESSOA QUE SABE LER, MAS NÃO SABE ESCREVER !

2006-11-02 06:52:04 · answer #1 · answered by SEM NOME ! 7 · 0 1

Esta expressão foi substituída por "analfabeto funcional". É a pessoa que lê "silabando", escreve muito mal e mal sabe fazer as quatro operações matemáticas. Tecnicamente, ela sabe ler e escrever, mas não tem discernimento para entender um texto, nem para construir um texto de forma clara.

Beijos.
lu.

2006-11-06 06:25:13 · answer #2 · answered by SeRel 4 · 1 0

Semi prefixo de origem etimológica latina que sofreu o hibridismo do grego hemi. Significa "quase".

Na verdade considerando os países desenvolvidos e nossa situação social, bem como o tipo de educação que recebemos e que temos que conciliar com a atividade de trabalho, somos de fato, semi-analfabetos culturais.
Sabemos de tudo superficialmente, não temos uma educação que tenha um Projeto definido, os professores sofrem as descontinuidades da própria estrutura, além de os acessos serem restritos ao saber mais profundo.
Ter ou deixar de ter o curso superior, não significa grau de analfabetismo cultural. Resta saber o que cada um tem construído com: suas histórias de vida, suas leituras prévias sobre determinado assunto, as experiências sociais e de trabalho, a seleção de programas que participou durante sua vida. Aquele que vive apenas para ouvir programas infantis, certamente terá dificuldades para entender a questão do Labirinto, do Cavalo de Tróia, e da Mata Atlântica.

2006-11-02 07:20:33 · answer #3 · answered by ÍNDIO 7 · 0 1

Imagine ler as coisas bem devagarinho...
Iiiiiiiiiiiiii maaaaaa giiiiiiiiiii neeeeeeee leeeeeerrr assss coiiiii... saaas beeeeeemmmmm deeeee vaaaaaa gaaaaaa riiiiii nhooooooo. Isso é ser semi-analfabeto, a pessoa lê mas não consegue interpretar o texto, o conteúdo da mensagem que o texto está passando. Tecnicamente chamamos estas pessoas de analfabetos funcionais, são diferentes dos analfabetos no que se refere à assinatura, os analfabetos assinam borrando o dedão na tinta e calcando a digital do polegar direito no papel, os analfabetos funcionais assinam o nome bem devagar e só conseguem ler bem devagar também.
Um médico por exemplo, é um sujeito que lê e escreve tão rápido que a gente mau consegue entender o que escrevem nas receitas médicas. Ler e escrever devagar denuncia um analfabeto funcional como tal, ele não entende o que lê nem é capaz de redigir um texto como esse por exemplo que envolve raciocínio sobre o que está escrito acima e aqui no fim do texto.

2006-11-02 07:12:45 · answer #4 · answered by ▒▒ Da Terra ▒▒ 7 · 0 1

alguem q pode so escrever mais nao pode ler.
ou viceversa

2006-11-02 07:05:12 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 1

é a pessoa q lê mas não entende, que escreve com muitos erros

2006-11-02 07:02:03 · answer #6 · answered by sergio almeida 5 · 0 1

semi analfabeto seria uma pessoa que identifica somente algumas palavras ou letras, sabendo escrever na maioria das vezes apenas o seu nome... ai tambem existe o analfabeto funcional que é aquele que sabe ler e escrever perfeitamente mas nao consegue interpretar um texto.

2006-11-02 07:01:52 · answer #7 · answered by Assistente Social 1 · 0 1

São considerados semi-analfabetos os alunos que terminam os primeiros quatro anos do ensino fundamental sem conseguir acompanhar os estudos, possuem dificuldades de interpretação, aprendizagem, leitura e escrita e, por isso, precisam de acompanhamento especial.


Abaixo tem o restante da matéria, se vc se interessar....

"Pelo menos 2.800 (4,3%) dos 65.406 estudantes da 5ª à 8ª séries da rede pública de ensino das regiões de Campinas e de Jundiaí estão com escolaridade atrasada ou não sabem ler. A informação consta de levantamento obtido pela Folha na semana passada nas Diretorias Regionais de Ensino nas duas cidades. (§)As estatísticas do Estado revelam um panorama mais preocupante na 8cidade de Jundiaí, onde foi detectado que 235 (4%) dos 5.800 alunos que freqüentam a 5ª série da rede fundamental de ensino possuem dificuldade em leitura, podendo ser considerados semi-analfabetos. (§) São considerados semi-analfabetos os alunos que terminam os primeiros quatro anos do ensino fundamental sem conseguir acompanhar os estudos, possuem dificuldades de interpretação, aprendizagem, leitura e escrita e, por isso, precisam de acompanhamento especial. (§) A região coberta pela Diretoria Regional de Jundiaí também levantou que 492 alunos, ou 2,7% dos 17.987 estudantes de 5ª a 6ª séries da cidade, de Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista têm dificuldades para ler e escrever. (§) Essas crianças freqüentaram o ciclo de alfabetização (da 1ª à 4ª séries) na rede pública municipal e foram considerados com alfabetização defasada pelo Estado, que as avaliou e as reteve por um ano para um programa especial de educação. (§) Segundo o secretário da Educação de Jundiaí, (...), o município está investindo na capacitação de professores para reduzir o índice de alunos que saem das suas escolas sem uma base de alfabetização. (§) As duas diretorias de ensino da região de Campinas, que também incluem escolas de Valinhos e Vinhedo, não forneceram números de semi-analfabetos da rede, mas revelaram que, dos 47,4 mil alunos que estudam entre as 5ª e 8ª séries do ensino fundamental, 2.341 estudantes (4,9%) estão com escolaridade atrasada. (§) Esses alunos precisam ter seus estudos atualizados pelo programa de classes de aceleração, criado pelo Estado após a determinação da não-retenção de alunos por repetência, em vigor desde 1996.(§) As crianças que estudam nas classes de aceleração da 5ª série nessa região são 1569. Eles representam 3,3% do total de alunos do ensino fundamental administrado pelas Diretorias. (§) Segundo doutoranda em educação pela Unicamp (...), os alunos que chegam com defasagem de ensino ao ciclo da 5ª à 8ª série, provavelmente sairão das escolas sem uma educação adequada. (§) "A Alfabetização hoje é vista como um processo, e se faz entre a 1ª e a 4ª série, não no outro ciclo"(...)."

2006-11-02 06:53:55 · answer #8 · answered by M!roka 3 · 0 1

alguém que conhece as letras e até formas palavras, mas não consegue entender o que ler.

2006-11-02 06:53:26 · answer #9 · answered by Reflexivo 2 · 0 1

nao entendi a tua pergunta, soh entendi a metade... eh pq sou semi-analfabeto... hahahaha
na real eu nao sei tb, mas nao tem nada a ver com ter ou nao curso superior, imagino q seja pessoas que saibam ler, mas nao saibam compreender... tipo, a pessoa lê "santa tereza" no onibus e sabe que eh seu ônibus, mas nao faz a menor ideia do que significa "santa tereza", acha que eh soh o nome de seu bairro...

2006-11-02 06:53:03 · answer #10 · answered by PEGA NA MENTIRA! 1 · 0 1

fedest.com, questions and answers