English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-11-02 06:02:20 · 4 respostas · perguntado por kURIOSO 3 em Educação e Referência Conhecimentos Gerais

4 respostas

Holografia é uma forma de visualizar ou projetar imagens em três dimensôes. É utilizada pela física como técnica fotográfica a partir de 1948, desde que seu método foi introduzido pelo húngaro Dennis Gabor, ganhador do Prêmio Nobel de Física em 1971.

Dentro da neurociência há, também, uma definição, na qual a visão é uma projeção holográfica (tridimensional) do mundo, já que o que é visualizado se forma depois de uma minuciosa elaboração em uma região específica do cérebro, o córtex visual [1].

[editar]
Método de Dennis Garbor

Este método não usa lentes e sim raio laser para captar a imagem, divide-se o laser em dois feixes: o primeiro é refletido pelo objeto antes de atingir o filme fotográfico; o outro, incide diretamente sobre o filme. No percurso, os dois feixes cruzam-se e as ondas de luz interferem umas nas outras. Onde as cristas das ondas se encontram, forma-se luz mais intensa; onde uma crista de um feixe encontra o intervalo de onda de outro, forma-se uma região escura. Esta sobreposição é possível porque o laser se propaga através de ondas paralelas e igualmente espaçadas. O filme revelado ainda não mostra uma imagem. Aplica-se novamente o laser sobre a chapa fotográfica e o resultado é o holograma, uma imagem que pode ser vista de vários ângulos como se fosse de fato tridimensional.

A holografia é usada na pesquisa científica (localiza deformações em objetos sólidos), na indústria (identifica objetos para evitar falsificações) e nas artes plásticas. Ainda uma novidade como forma de expressão artística, já destacou alguns artistas plásticos, como a inglesa Margaret Benyon, os norte-americanos Harriet Casdin e Rudie Berkhout, os brasileiros Haroldo e Augusto de Campos e a japonesa Setsuko Ishii.

2006-11-02 06:11:21 · answer #1 · answered by wizard 6 · 0 0

Os hologramas são registos de objectos que quando iluminados de forma conveniente permitem a observação dos objectos que lhe deram origem. Ao contrário da fotografia que apenas permite registar as diferentes intensidades de luz proveniente da cena fotografada, os hologramas registam também a fase da radiação luminosa proveniente do objecto. Nesta fase está contida a informação sobre a posição relativa de cada ponto do objecto iluminado, permitindo reconstruir uma imagem com informação tridimensional.

2006-11-02 06:11:47 · answer #2 · answered by Ana 3 · 1 0

Hologramas

O que são?

Os hologramas são registos de objectos que quando iluminados de forma conveniente permitem a observação dos objectos que lhe deram origem. Ao contrário da fotografia que apenas permite registar as diferentes intensidades de luz proveniente da cena fotografada, os hologramas registam também a fase da radiação luminosa proveniente do objecto. Nesta fase está contida a informação sobre a posição relativa de cada ponto do objecto iluminado, permitindo reconstruir uma imagem com informação tridimensional.



Como se fazem?

A construção de um holograma necessita de uma fonte de luz laser para a iluminação do objecto que se pretende registar. Hoje em dia, técnicas de projecção de imagem através de écrans de cristais líquidos ou matrizes de micro-espelhos com dimensões muito reduzidas, permitem a preparação por meios informáticos de objectos e assim fazer hologramas desses objectos que não existem fisicamente. A luz proveniente do laser é dividida em dois feixes, sendo um dos feixes (feixe objecto), utilizado para iluminar o objecto. A luz reflectida e dispersa pelo objecto e a luz proveniente do segundo feire (feixe referência) é depois recolhida simultaneamente pela superfície onde se vai registar o holograma.



Onde se registam?

Os materiais onde se vai registar um holograma são diversos e variam de acordo com a aplicação que se pretende dar ao holograma. Na produção de um holograma, a propriedade comum a todos os materiais é a de ser sensível à luz. Nestes materiais e após a exposição à luz, o processo de revelação efectuado de forma correcta, permite registar diferenças espaciais na intensidade da luz com dimensões inferiores ao comprimento de onda da radiação laser utilizada para fazer o holograma. Os materiais mais utilizados são películas ou placas de vidro revestidas com emulsões de cristais de halogenetos de prata em gelatina. Estas emulsões similares às películas fotográficas normais, têm no entanto cristais com dimensões muito menores para permitir o registo dos hologramas ao nível da dimensão do comprimento de onda da luz laser utilizada.

Outros materiais também muito utilizados são películas de materiais poliméricos, cujas ligações químicas se quebram por exposição à luz. Estes materiais com a designação internacional de “Photoresist” são largamente utilizados na indústria do circuitos integrados. Quando os hologramas têm como objectivo a reprodução em larga escala, então os processos de revelação têm de ser capazes de transformar a informação neles registada, sob a forma de um relevo superficial que possa depois ser facilmente duplicado por processos de cunhagem. Os materiais para os quais os hologramas são transferidos por cunhagem, são formados por camadas sobrepostas de diversos polímeros, metais e adesivos, cuja complexidade depende da aplicação final.



Onde se utilizam?

A produção e as aplicações dos hologramas podem ser separadas e diferentes áreas:

- Investigação científica
- Artística
- Marketing e publicidade
- Segurança e anti-falsificação


Na investigação científica e como forma de arte, o holograma geralmente não passa a fase de produção em massa pelo que os materiais de suporte são os materiais onde foram inicialmente registados. Nas aplicações de Marketing e publicidade e ainda em segurança, existe a necessidade de produção e aplicação em massa dos hologramas nos produtos a que se destinam. No caso das aplicações em segurança os materiais para os quais os hologramas são transferidos por cunhagem e os próprios materiais de suporte (papel de notas, documentos de identificação e outros), já têm inerentes uma segurança própria, pelo que as escolhas dos materiais dos hologramas deve ser efectuada de forma a não limitar a durabilidade assim como a segurança desses produtos como um todo.

2006-11-03 12:12:31 · answer #3 · answered by Nilza Padovani Feitosa F 4 · 0 0

Quando vc compra um perfume importado, por exemplo, deve observar se na embalagem há uma espécie de etiqueta furta-cor, pois é ela quem garante a procedência do produto.Esses tipos de etiquetas são chamados hologramas.

2006-11-02 07:16:00 · answer #4 · answered by GORS 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers