O Críquete é considerado por muitos um desporto parecido com o basebol. Ele foi inspirado num rudimentar jogo rural da Inglaterra medieval chamado stoolball. Foi adoptado pela nobreza no século XVII. Sofreu sucessiva transformações ao longo dos anos até se tornar um desporto bastante adimirado no Reino Unido, na Índia e no Paquistão.
Jogam onze de cada lado, num campo sem dimensões fixas, mas sempre muito amplo. Os movimentos principais se passam numa faixa retangular de 20,108 metros de comprimentos, no centro do gramado, onde a bola (de madeira e borracha) chega a voar 150 km/h. Ela é lançada pelo arremessador contra o alvo do adversário (três varetas fincadas no solo, chamadas wicket), defendido pelo rebatedor. Os outros jogadores dos dois times tomam posições de ataque ou defesa, de acordo com a posse da bola dos arremessadores, e agem com o mesmo objetivo destes: atacar ou defender o wicket. A contagem de pontos varia de acordo com o tipo de jogadas empregadas.
No início, os jogos podiam durar até dez dias. Os tempos modernos, porém, exigiram mudanças. Hoje, a maioria dos jogos é disputada em dois tempos, em uma tarde ou noite.
O críquete é um esporte de taco e bola. O objetivo do jogo é marcar mais "corridas" (runs) do que o time opositor. A partida (match) é dividido em turnos - innings (em inglês, sempre usado com o "s" no final quando se referir ao cricket) durante o qual, um time rebate (bats) e o outro arremessa (bowls).
Se, em partidas de dois turnos, o primeiro time que rebater for derrotado no segundo turno e o somatório dos pontos do primeiro e do segundo turnos for menor que os pontos somados somente do primeiro turno do time oponente (o que acontece muito raramente), a partida é concluida e a vitória do outro time é anunciada como "um turno e x corridas" (an innings and x runs), onde x é a diferença de pontos entre os times. Se o time que rebate por último é derrotado com o mesmo número de pontos do opositor, eles tem uma corrida curta para marcar (algo extremamente raro) para desempatar a partida.
Se a partida tiver apenas um turno por time, com um determinado número de jogadas, e a partida (match) é temporariamente interrompida pelo clima, então uma complexa fórmula matemática conhecida como Método Duckworth-Lewis é geralmente usada para re-calcular uma nova tabela de pontos. Uma "partida de-um-dia" (one-day match) pode ser declarada "sem-resultado" (No-Result) se o número de overs - (conjunto de seis arremessos válidos por um arremessador) por time for menor que o acordado anteriormente. Isto pode ocorrer se sucessivas interrupções tornarem o recomeço impossível, por exemplo um período de mal tempo prolongado ou quando o público estiver tumultuado.
____________________________________________________
Hidroginástica para gestante
A hidroginástica vem ganhando cada vez mais espaço dentro das academias, principalmente para as gestantes, pois traz uma série de benefícios para a mãe e para o bebê.
Cada aula tem um objetivo específico para ser atingido, mas o conjunto das aulas, estará sempre voltado para trabalhar mente e corpo.
Os exercícios incluirão a parte de alongamento, aeróbica, que trabalhará todos os músculos do corpo, dando assim um maior condicionamento físico para a gestante, assim como o fortalecimento de músculos específicos, como os abdominais. Serão feitos também exercícios para dar um melhor equilíbrio à gestante, já que o peso está em demasia na parte frontal.
No trabalho emocional, são dados exercícios respiratórios que visam melhorar a parte circulatória, deixando a gestante mais relaxada, menos ansiosa, ajudando-a a melhorar a auto-estima e o auto-controle. O contato com a água é ao mesmo tempo estimulante e relaxante. A gestante que pratica a hidroginástica tem um sono mais profundo durante a noite. Com tudo isso, o bebê estará sendo favorecido e apresentará um desenvolvimento sadio dentro do útero.
Em geral, as gestantes estão liberadas para a hidroginástica após o terceiro mês de gestação, mas é importante ressaltar, que para iniciar essa modalidade, é preciso de uma autorização do obstetra, o que toda academia ou profissional da área deve exigir. A gestante poderá praticar a hidroginástica durante toda a sua gestação, salvo se a recomendação médica a impedir, como é o caso de gravidez de risco. Poderá também, após o resguardo, voltar a praticá-la, iniciando de modo suave e aumentando gradativamente os exercícios, para que volte rapidamente ao peso e forma que tinha antes da gravidez.
2006-11-06 00:37:27
·
answer #1
·
answered by Vanyle 6
·
0⤊
0⤋
A hidroginástica favorece as gestantes, porque a atividade física realizada dentro da água evita impactos que possam comprometer suas articulações e postura, além de ser um ótimo relaxante contra as famosas dores lombares que são normais durante o período gestacional. Sugiro que vc entre no site da Johnsons que é www.jnj.com.br lá vc encontra várias dicas para vc gestante e depois para o seu bebê... felicidades...
2006-11-10 06:14:10
·
answer #2
·
answered by AMRR 5
·
0⤊
0⤋
Quanto à hidroginástica:
A hidroginástica se refere ao exercício físico realizado em imersão, ou seja, o indivíduo se mantém na posição vertical em uma profundidade em que a água atinge a altura do peito e realiza movimentos utilizando a resistência oferecida pela água. A partir da caracterização dessa modalidade de exercício, podemos falar do primeiro benefício da hidroginástica: a própria imersão.
A pressão hidrostática exercida pelo meio líquido promove no corpo imerso uma melhora do retorno venoso, ou seja, atua como uma meia elástica que estimula a circulação nos membros inferiores e evita dores, cansaço e edemas. Outro ponto importante é a maior eficiência na regulação da temperatura corporal, uma vez que a troca de calor com o ambiente, no caso o meio líquido, é favorecida evitando a elevação da temperatura corporal da mãe, aspecto importante para o bem estar do bebê.
Verifica-se ainda menor risco de lesões musculares e articulares já que o impacto é reduzido no meio líquido; isso é de fato uma vantagem pois a gestante se encontra em um momento bastante suscetível a lesões em conseqüência da produção do hormônio relaxina, cuja função é 'afrouxar' as articulações para facilitar a passagem do bebê pela pelve no momento do parto.
Alguns estudos apontam ainda outros benefícios do exercício em imersão durante a gravidez como maior gasto energético, melhora da capacidade cardiovascular, relaxamento corporal e controle do estresse.
Em relação a aspectos negativos da hidroginástica, pouco há para citar pois os malefícios observados se referem quase sempre ao meio líquido, ou seja, a temperatura da água - a faixa ideal é entre 28 e 30°C - assim como sua assepsia.
Como em qualquer outra modalidade é de suma importância observar a intensidade do exercício, manter hidratação durante a sessão e interromper a atividade ao sinal de desconfortos pélvicos agudos, tontura, mal estar ou sangramento.
O exercício físico realizado em imersão tem características que certamente torna a hidroginástica na gravidez uma opção saudável portanto, consulte seu obstetra, procure um profissional de educação física especializado e caia na água!
História do cricket:
O cricket é um esporte originado na Inglaterra no século XV. Atualmente, é um dos esportes principais em quase todos os países da Comunidade Britânica, além de ser popular em muitos outros países.
Há mais de 100 anos, os ingleses, junto com as linhas de ferro, trouxeram o cricket ao Brasil. O esporte acabou sendo adaptado pelos moleques brasileiros, que desenvolveram uma versão simplificada do cricket chamada de "betes" ou "taco", que ainda pode ser vista hoje nas praias e nas ruas. Na mesma época , nos Estados Unidos, o cricket inspirou o beisebol .
2006-11-06 13:04:03
·
answer #3
·
answered by Ricardo 6
·
0⤊
0⤋
Do cricket eu não sei nada não, mas, a hidroginástica é muito importante para a gestante, pois, deixa a mulher muito mais preparada para a hora que chegar o parto!!!
2006-11-02 17:17:43
·
answer #4
·
answered by galdisan 4
·
0⤊
0⤋