Assunto bastante extenso...
Melhoramento clássico ou transgênico?
No melhoramento clássico selecionam-se as plantas com as características buscadas, por exemplo, resistência a uma determinada doença, e se faz o cruzamento com outra planta da mesma espécie que não tenha seja resistente mas tenha outras características desejáveis, por exemplo, alta produtividade. Partindo do pressuposto que as plantas são homozigotas, teremos uma geração F1 híbrida (híbrido simples), bastante comum em milho, as semente híbridas mais baratas.
As sementes F1 são reproduzidas, gerando as F2, que apresentam alta segregação, com plantas extremamente diferentes. Aí entra em ação o melhorista, que vai selecionando as plantas com as caracteristicas buscadas e as reproduzindo continuamente até encontrar uma geração estável, onde a segregação nas características básicas seja muito pequena e que a planta, agora chamada cultivar ou variedade, seja no mímino igual a outras variedades comerciais. Esse processo é demorado e muitas vezes pode levar a resultados pífios.
Em rápidas linhas, assim é que funciona o melhoramento clássico.
No transgêncio, se insere um gen específico de outra espécie que apresente uma característica desejada, por exemplo, resistência a herbicida, a seca, produção de proteínas que a planta originalmente não produz, toxinas para insetos....O leque é infindável.
O risco é de contaminação do meio ambiente e erosão genética. Erosão genética é a redução da variabilidade genética de plantas, cultivadas ou não, presentes na natureza. Devido a isso existem os bancos de germoplasma, para tentar preservar ao máximo as cultivares existentes e que não são mais plantadas, pois são fontes potenciais de genes para melhoramento genético futuro.
Contaminação do meio ambiente por plantas transgênicas já foram reportadas nos Estados Unidos. Milho BT (produz toxina do Baqcillus tutingiensis, letal para lagartas) teve o pólen carregado para áreas próximas com plantas silvestres de Astragalus sp. e dizimou populações de lagartas da borboleta monarca (migratória). Também nos E. Unidos, morangas modificadas geneticamente para resistir a uma espécie de vírus tiveram o pólen levado para morangas silvestres e estas se tornaram resistentes, surgindo umna super raça de morangas que está dizimendo as espécies nativas.
2006-11-03 01:15:43
·
answer #1
·
answered by Mario F 4
·
1⤊
0⤋