Bem, primeiro vou te explicar o papel do cálcio na contração muscular.
Na ausência de cálcio, a musculatura permanece relaxada. Para que ocorra a contração é necessário que ocorra um estímulo elétrico com a conseqüente liberação de acetilcolina. A acetilcolina se ligará ao sarcolema (membrana celular da fibra muscular) produzindo uma atividade elétrica que se propagará pela fibra muscular, estimulando a abertura de canais de cálcio, liberando esses íons, que promove a ligação da miosina na actina, promovendo a contração.
A contração da musculatura cardíaca é semelhante a contração da musculatura esquelética. Ocorre a interação entre as proteínas contrácteis, interação essa, que depende de cálcio e ATP.
Quando o nível de cálcio no citoplasma aumenta, as moléculas de cálcio se ligam ao complexo troponina-tropomiosina mudando a sua conformação, fazendo com que esse complexo se desligue actina, deixando o sítio de ligação livre para miosina se ligar. A miosina então, se ligará na actina. A ATPase da miosina é ativada, hidrolisa o ATP, liberando fosfato e energia. Essa energia é usada para produzir um dobramento na miosina. Esse dobramento provocará o deslizamento da miosina, gerando a contração.
Logo após, a interação entre actina e miosina se desfaz e elas se desligam. O dobramento se desfaz e a miosina volta para sua posição inicial e a contração se desfaz.
Quando o músculo cardíaco está relaxado, a concentração de cálcio no citoplasma é muito baixa. A interação entre actina e miosina não ocorre porque o complexo troponina-tropomiosina está ligado a actina, protegendo o sítio de ligação onde se liga a miosina.
Espero ter respondido como você queria!!
2006-11-02 01:56:17
·
answer #1
·
answered by Isabel Titoneli 3
·
0⤊
0⤋